Siga-nos

Economia

Sicredi: Entenda quais são as vantagens dessa instituição financeira

Gerente do Sicredi/Barreiras, Maxsuel dos Santos de Jesus, concede entrevista ao Fala Barreiras e explica como funciona a instituição.

Publicado

em

Quando o assunto é dinheiro, as pessoas buscam instituições financeiras confiáveis, seguras e que ofereçam um bom relacionamento para facilitar a utilização de suas contas financeiras. O Sicredi chegou em Barreiras para mostrar que uma cooperativa também pode oferecer muitas vantagens. Aliás, será que todo mundo sabe o que é o Sicredi?

Para responder essa perguntar e conhecer melhor essa instituição financeira, o Gerente da agência Sicredi de Barreiras, Maxsuel dos Santos de Jesus, concedeu uma entrevista ao canal do Youtube do Fala Barreiras para explicar como funciona o Sicredi e tirar as dúvidas da população.

O que é o Sicredi?

De acordo com Maxsuel, o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa e comprometida com o desenvolvimento e a vida financeira dos seus associados na região. Essa instituição oferece mais de 300 soluções financeiras, com o objetivo de atender o sócio, que é o correntista associado.

Mas segundo o Gerente, esse comprometimento também é resultado de uma longa experiência de mercado. Afinal, a Sicredi já tem mais de 118 anos de vida e já nasceu como uma cooperativa de crédito, objetivando fortalecer os negócios e as pessoas. No entanto, apesar dessa longevidade, não faz muito tempo que a instituição chegou em Barreiras.

A agência começou a ser implementada na cidade no dia 3 de julho de 2018, mas só foi inaugurada no dia 11 de novembro de 2019. Desde então, a unidade de Barreiras já possui milhares de associados e já concedeu mais de R$ 100 milhões em linhas de crédito.

O sucesso da atuação da instituição na região tem rendido tantos frutos que, de acordo com Maxsuel, em breve o Sicredi também terá uma agência em Barreirinhas, para melhor atender a população.

Ele ainda lembrou que o Sicredi é avaliada com a nota Triple A, que é a maior avaliação entre as instituições financeiras. Além disso, a instituição também possui baixos índices de inadimplência, em função do acompanhamento e parceria dos associados.

Qual é a diferença entre o Sicredi e um banco convencional?

Por ser uma cooperativa, a Sicredi possui uma série de características que são diferentes de outros bancos. A mais importante delas é a relação de cooperativismo existente dentro da agência, bem como a participação do associado nas decisões da Instituição.

“O diferencial do Sicredi é valorizar o associado enquanto dono. O associado é a razão de ser da cooperativa. Cada associado representa um voto e a sua voz representa o futuro da cooperativa. Assim, o nosso sistema possui um modelo (…) que contribui para o desenvolvimento da nossa comunidade, aonde o associado coloca recurso na cooperativa e a cooperativa investe esse recurso, distribui esse recurso a outros associados”, explicou Maxsuel.

Além disso, é importante lembrar que o lucro gerado na agência do Sicredi não é repartido entre os acionistas, como ocorre nos bancos tradicionais, mas é compartilhado entre os próprios associados.

“A grande vantagem do Sicredi é que toda a riqueza gerada dentro do Sicredi permanece dentro da nossa cidade, dentro da nossa comunidade. Enquanto nas outras instituições financeiras o lucro é dividido para os acionistas, que muitas vezes mora fora da região ou até mesmo fora do país, no Sicredi, nosso sistema nacional acontece diferente. Tudo que é feito dentro da cidade, dentro da agência do Sicredi, seja na concessão de crédito ou em investimentos, é recurso do próprio sócio”, afirmou o entrevistado.

O Gerente do Sicredi/Barreiras ainda destacou que a agência também desenvolve programas sociais importantes na região, como o Programa Crescer, focado no ensino e difusão do cooperativismo; e o Programa União faz a Vida, que promove a educação financeira para crianças e adolescentes nas escolas do município.

Como o associado participa das decisões do Sicredi?

De acordo com Maxsuel, o associado possui voz ativa na agência durante todo o ano. Porém, é no momento da assembleia que sua participação ganha mais força, uma vez que essas reuniões são realizadas para escutar os associados, permitindo que eles votem e decidam a respeito da distribuição de resultados e os rumos da cooperativa de maneira estratégica.

“Nesse momento, que é um momento de muita transparência, a gente dá oportunidade ao associado para ter as decisões e votar durante a assembleia. É justamente a hora que a gente em que nós falamos do círculo virtuoso, de ajuda mútua do cooperativismo, aonde esse recurso volta para a sociedade. Toda a sobra de resulta do volta diretamente para o bolso do associado e ele decide se esse recurso deve ser reinvestido ou se ele deve ser creditado em sua conta-corrente”

, explicou o gerente.

Quem pode se associar a essa instituição?

Apesar da imagem do Sicredi ser muito associada a empresas e agronegócio, Maxsuel explica que a instituição é aberta para qualquer pessoa, especialmente aqueles que tem interesse no modelo de gestão participativa, com soluções financeiras, taxas justas e competitivas.

“Nós aqui estamos para atender e entender esse associado. Então nós atendemos a pessoa física urbana, a pessoa física agro, as empresas, todos os que estão envolvidas na nossa sociedade”, afirmou o entrevistado.

Como o Sicredi tem ajudado os associados durante a pandemia?

Diante da situação social e econômica resultante da pandemia de COVID-19, de acordo com xxx, o Sicredi também atuou para permitir que aqueles que precisam tenham acesso à linhas de crédito. Além de acesso ao PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), os associados também puderam acessar recursos de outras linhas de crédito do governo, como do BNDES.

“No ano passado estivemos em segundo lugar entre os principais instituições financeiras em repasse de recurso rural, mas também fomos um dos grandes distribuidores da linha do PRONAMPE, do Governo Federal, para pequenas, médias e grandes empresas, fortalecendo todo o comércio, principalmente na nossa realidade, no comércio de Barreiras (…) O Sicredi oferece um atendimento construtivo, para entender a realidade do empresário e, dentro da sua capacidade, poder conceder um crédito saudável e fortalecer com consultoria empresarial ou pessoal”, ressaltou o gerente.

Como se tornar um associado Sicredi?

O interessado em se tornar uma associado da instituição precisa ir até a Agência do Sicredi, portando os documentos básicos necessários para a abertura de conta em qualquer instituição financeira.

No caso das pessoas físicas, é fundamental levar os documentos pessoais, bem como comprovante de endereço e comprovante de renda. Já as pessoas jurídicas, além desses documentos, precisam apresentar outros dados referentes a empresa, como o faturamento e contrato social.

“Caso ele não possa vir até o Sicredi, principalmente nesse momento que nós estamos enfrentando, a tecnologia facilita. Então, ele pode enviar essa documentação pelo WhatsApp do seu gerente ou pelo e-mail do Sicredi. Nós recebemos essa documentação, realizamos a abertura da conta e viabilizamos para que ele inicie um relacionamento conosco”, lembrou Maxsuel.

Além disso, o interessado também pode abrir sua conta através das plataformas digitais do Sicredi, via aplicativo ou Internet Banking.

Participe da Assembleia!

No Sicredi, as assembleias geralmente são realizadas de modo presencial. Porém, diante do novo cenário resultante da pandemia, e das necessidades de manter a segurança dos funcionários e associados, a agencia precisou ajustar o modelo de encontros e passou a realizar a assembleia de maneira totalmente online.

Por isso, na próxima segunda-feira (6), as 16h, acontecerá uma assembleia virtual que pode ser acessada através do site www.sicrediuniaomsto.coop.br . A assembleia tanto para associados, quanto para pessoas interessadas em se associar e que estão curiosas para entender como funcionam essas reuniões.

“A nossa assembleia é o nosso maior momento do ano. É o momento em que nós exercemos a nossa transparência, a nossa democracia. Aqui a necessidade do associado é a nossa prioridade e esse é o momento de levarmos para ele a nossa informação, levar o quanto nós realizamos durante todo o ano de 2020 e o quanto nós desejamos crescer com ele em 2021”, explicou Maxsuel.

Para conferir a entrevista completa e entender melhor o que é o Sicredi, assista ao vídeo abaixo.

Sicredi.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
1.Falabarreiras Notícias 01
2. Falabarreiras Notícias 02
3. Falabarreiras Notícias 20
4. Falabarreiras Notícias 42
5. Falabarreiras Empregos 01
6. Falabarreiras Empregos 15
7. Falabarreiras Empregos 16

Fala Barreiras