Siga-nos

Economia

Seu auxílio emergencial está bloqueado? Veja como liberar sua conta

O benefício pode ter sido bloqueado por suspeita de fraude ou problemas cadastrais. Saiba como resolver o problema

Publicado

em

A Caixa Econômica Federal realizou o bloqueio de milhares de contas poupanças digitais, utilizadas no pagamento do Auxílio Emergencial , em função de suspeitas de fraudes e problemas no cadastro.

Problemas no auxílio emergencial

Boa parte das contas bloqueadas foram utilizadas por hackers, que aproveitaram o momento para realizarem vários pedidos do benefício utilizando o mesmo celular. O problema é que, na tentativa de impedir a ação desses criminosos, muitas pessoas honestas também foram penalizadas com o bloqueio de suas contas.

Além disso, o Ministério da Cidadania divulgou que muitas contas foram bloqueadas por causa de problemas no cadastro do CPF ou porque foi constatado que o beneficiário não tinha perfil para receber o auxílio emergencial.

Como desbloquear sua conta do auxílio emergencial?

O procedimento para desbloqueio da conta para recebimento do benefício depende da mensagem que o aplicativo ou o site do Caixa mostrar.

No caso daqueles que recebem a mensagem “Procure uma agência da CAIXA com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro”, não tem outro jeito. É necessário que a pessoa vá pessoalmente até uma agência da Caixa e regularize sua situação.

Porém, quem recebe a mensagem que aponta a existência de uma “inconsistência cadastral” não precisa ir até a agência. Nesse caso, o app Caixa Tem enviará uma mensagem com um link para iniciar uma conversa no WhatsApp. A partir desse link, o beneficiário poderá enviar a documentação solicitada.

Vale ressaltar que o link só é válido se for disponibilizado pelo próprio app Caixa Tem. Não abra links enviados por outros meios, pois isso pode ser uma tentativa de golpe ou o envio de um vírus.

Além disso, caso as alternativas anteriores não funcionem, o beneficiário que teve seu auxílio negado, cancelado ou bloqueado pode procurar uma das 70 unidades da Defensoria Pública da União (DPU) espelhadas pelo país para contestar essa decisão.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42