Siga-nos

Economia

Empréstimo: fazer um é uma boa solução para quitar as dívidas?

Publicado

em

Empréstimo

Um empréstimo bancário é uma modalidade muito conhecida pelas pessoas no Brasil e no mundo, mas ao contrário do que muitos acreditam, ele não é feito apenas por bancos.

Hoje em dia, já existem instituições financeiras, lojas e cooperativas de crédito que oferecem empréstimos para pessoas e empresas. Inclusive, eles são voltados para diferentes finalidades.

Também existem diferentes modelos de empréstimo bancário, considerando as características do cliente. Para que a operação seja justa com todos os envolvidos, o Banco Central se encarrega de regular e fiscalizar as instituições que fazem a concessão.

Seu funcionamento é muito simples, pois nada mais é do que um contrato firmado entre o cliente e a instituição financeira, para que ele receba a quantia solicitada e tenha um prazo para devolver ao banco.

Os juros cobrados vão variar de acordo com o prazo que o cliente precisa para fazer seu pagamento. Ao contrário dos financiamentos, o dinheiro que o cliente solicita com o banco não tem destinação específica, portanto, ele decide o que vai fazer.

Por se tratar de um assunto importante, este artigo vai falar sobre os benefícios do empréstimo para quitar dívidas, riscos associados a ele, fatores que precisam ser considerados e em quais casos o empréstimo é uma boa solução.

Benefícios do empréstimo para quitar dívidas

Para muitas pessoas, os boletos e contas para pagar podem se tornar um grande problema ao longo do tempo, nenhuma maneira de resolver isso de uma vez por todas é recorrer a um empréstimo.

Com esse valor em mãos, o indivíduo consegue pagar todos os seus débitos e depois precisa pagar apenas o que emprestou do banco. O maior benefício dessa prática é ter mais tranquilidade para reorganizar a vida financeira.

Um estúdio para podcast pode recorrer ao empréstimo bancário se quiser expandir os negócios. Os clientes pessoa física, por sua vez, não precisam justificar o motivo, entretanto, isso é mais comum quando existem outras dívidas envolvidas.

O melhor é que o banco nunca ultrapassa um valor que o cliente pode pagar todos os meses, o que evita assumir uma conta maior para quitar o que já está atrasado.

O endividamento é algo natural para muitas pessoas, pois elas costumam fazer compras parceladas, além de ser a única forma de ter acesso a bens como:

  • Casa;
  • Carro;
  • Celular;
  • Eletrodomésticos.

Não há problema nenhum em fazer uma compra parcelada, desde que não exista um acúmulo de compras da mesma forma e desde que a aquisição não atrapalhe a vida financeira.

Ter as contas controladas evita que elas pesem no bolso e a pessoa se atrapalhe na hora de pagar suas obrigações. O salário tem que dar conta de cobrir todas as dívidas e ainda sobrar no fim do mês.

Empresas de diversos segmentos, como um fabricante de baias de madeira, preferem controlar os recursos financeiros para evitar situações complicadas.

Para as pessoas, quando as dívidas começam a ultrapassar o orçamento e as contas ficam atrasadas, é o momento de começar a pensar em uma solução rapidamente.

É justamente aqui que entra o empréstimo como uma solução rápida e fácil, desde que seja realmente necessário e vantajoso para quem precisa.

Riscos relacionados ao empréstimo

Antes de ir até uma agência bancária ou solicitar o empréstimo pelo aplicativo do banco, é interessante conhecer os riscos inerentes a essa opção.

Uma das situações mais arriscadas a cair em golpes, algo que, por incrível que pareça, acontece com milhares de pessoas todos os dias. O cliente não deve fazer nenhum tipo de pagamento antecipado para pedir um empréstimo.

Além disso, não é recomendável aceitar a intermediação de pessoas que prometem garantir a efetividade do crédito. Também não se deve assinar documentos antes de ler o que está escrito, fornecer senhas do cartão de crédito e outros dados do tipo.

Algumas aquisições do cotidiano, como instalação de película de proteção solar para residência, podem ser pagas de outra forma sem precisar de um empréstimo, caso contrário, esse tipo de crédito pode começar a comprometer a renda.

As parcelas de pagamento não devem ultrapassar 30% da renda total, pois se isso acontecer, o indivíduo corre o risco de perder sua capacidade financeira e o controle da situação.

Muitas pessoas dão algum bem como garantia para conseguir o empréstimo, como o carro ou a casa, no entanto, dependendo da situação, isso representa um risco muito grande de perder a propriedade.

Geralmente, após 90 dias de atraso, o banco envia uma carta exigindo o reembolso do valor emprestado. Se o cliente não puder pagar, a instituição bancária começa o processo de execução, tomando posse daquilo que foi dado como garantia.

O carro ou casa será vendido em um leilão para cobrir o dinheiro que o cliente pegou emprestado, portanto, é fundamental ter atenção a esse risco.

O que considerar antes de fazer um empréstimo

Fazer uma reforma em casa para instalar tela sombrite decorativa e outras melhorias deve ser algo muito bem planejado para evitar que as contas saiam do controle e a pessoa tem que fazer um empréstimo.

Isso também se aplica a outras situações, como comprar um carro, fazer uma viagem, entre outras aquisições de valor maior. No entanto, as coisas podem fugir do controle diante de alguns imprevistos.

Se isso acontecer, antes de ir ao banco e solicitar um empréstimo pessoal, é necessário fazer algumas considerações.

Uma delas é ter um objetivo claro em mente, como pagar as dívidas. Nesse caso, deve-se fazer um levantamento do montante necessário e emprestar apenas esse valor, nem mais nem menos.

Pelo bem da saúde financeira pessoal, é importante entender que esse tipo de crédito só serve para lidar com situações inesperadas, caso contrário, não é a melhor saída.

Qualquer coisa que um fabricante de caixa de madeira fechada tenha que fazer em relação ao seu dinheiro ou a sua conta bancária, é feito diretamente com a instituição bancária com a qual se relaciona.

As pessoas precisam fazer a mesma coisa para não cair em golpes, pois existem muitos estabelecimentos falsos que não são nada mais do que estelionatários.

Além disso, antes de bater o martelo e fechar negócio, também é muito importante pesquisar as condições oferecidas, principalmente o prazo e os juros cobrados.

Outra consideração importante é se comprometer em não fazer mais dívidas até que o empréstimo seja totalmente quitado, caso contrário, a vida financeira pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.

Quando o empréstimo é uma boa solução?

Para uma empresa de aluguel de empilhadeira Toyota, o empréstimo é uma boa solução quando deseja expandir os negócios ou em qualquer situação em que possa garantir o pagamento das parcelas.

No caso das pessoas, outras necessidades podem justificar a busca por esse tipo de crédito. Entre os principais motivos estão:

Gerar renda

Uma pessoa pode justificar seu empréstimo se quiser abrir um negócio ou incrementar uma atividade, mas neste caso, precisa abrir uma microempresa para ter acesso ao microcrédito.

Mas para recorrer a essa solução, o empreendedor deve ter um plano de negócios e conhecer muito bem o ramo em que vai atuar.

Financiar a faculdade

Hoje em dia, existem algumas opções para financiar a faculdade, e essa modalidade traz muitos benefícios em longo prazo.

Uma pessoa que fez curso troca de vidro celular pode financiar uma faculdade para dobrar sua renda mensal, mas se não tiver condições de pagar as mensalidades, o financiamento pode ajudar muito.

Evitar o cartão de crédito

O cartão de crédito tem juros altíssimos, muito maiores do que os valores cobrados em um financiamento ou no empréstimo pessoal.

Para se ter uma ideia, chegam a superar 300% ao ano e quem se endividou com o cartão, pode encontrar no empréstimo a solução que precisa.

O crédito consignado costuma ser muito mais barato, mas o ideal é negociar com o banco para acertar as contas o quanto antes. Lembrando que de nada adianta fazer o empréstimo para pagar o cartão e voltar a se endividar com ele.

Por outro lado, uma pessoa também pode recorrer ao empréstimo para pagar produtos e serviços necessários, como aluguel de ônibus executivo para os funcionários, entre outras aquisições, sem precisar usar o cartão de crédito.

Em outras palavras, se houver a possibilidade de emprestar dinheiro do banco para comprar alguma coisa à vista ao invés de parcelar no cartão, pode ser mais vantajoso.

Considerações finais

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito antiga e que já foi adquirida pela maioria das pessoas em algum momento da vida.

A intenção do empréstimo é ajudar as pessoas a pagarem suas dívidas ou organizar melhor a vida financeira.

Para não se endividar ainda mais, é fundamental conhecer os benefícios e riscos associados a ele, assim, as decisões serão mais conscientes.

Cabe ao indivíduo analisar qual é a sua necessidade para ter certeza de que o empréstimo é a melhor solução, sem prejudicar a saúde financeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.