Siga-nos

Economia

Como acabar com as dívidas rápido?

Você sabia que existem maneiras de acabar com as dívidas rápido? Entenda quais passos seguir para sair do aperto financeiro antes do esperado!

Publicado

em

acabar com as dívidas rápido

Imagem meramente ilustrativa |Foto: Freepik

Quando passamos por apertos financeiros e adquirimos dívidas, a dúvida de como acabar com as dívidas rápido sempre surge. E embora muitas pessoas não acreditem, existem maneiras de agilizar o pagamento das dívidas e sair delas de forma mais rápida.

Para te auxiliar nesse momento complicado, preparamos algumas dicas que irão te ajudar a acabar com as dívidas rápido.

Como posso acabar com as dívidas rápido?

Nos últimos anos, o número de brasileiros inadimplentes cresceu em média 40%. Com isso, as dívidas se tornam uma verdadeira bola de neve. Taxas, juros, ligações de cobranças e boletos se acumulam e é normal que algumas pessoas deixem o desespero tomar conta.

Mas o que muita gente não sabe é que, estar endividado infelizmente é muito mais comum do que a gente imagina e há, sim, maneiras de acabar com as dívidas rápido com a organização financeira adequada e o rastreio de gastos que podem ser cortados, além da identificação de que dívidas devem ser pagas primeiro.

Dicas para acabar com as dívidas rápido

Então se você está passando por essa dificuldade, é hora de respirar fundo, pegar papel e caneta ou uma planilha, para se reorganizar e acabar com as dívidas rápido. Para te auxiliar, preparamos abaixo algumas dicas:

Faça anotações

Uma maneira de acabar com as dívidas rápido e entender para onde seu dinheiro vai, é realmente anotar todos os gastos. Assim você consegue ter uma visão geral das suas contas e em que áreas você consegue diminuir os gastos. Além disso, dessa maneira você também evita esquecer algum pagamento, que pode acabar acumulando juros.

Crie metas e estratégias

Pegue todas as suas dívidas e coloque uma meta, como, por exemplo, quitar todas elas até dezembro. Assim você conseguirá criar uma estratégia para realizar os pagamentos, priorizando as que geram mais juros e os gastos fixos, e aproveitando o décimo terceiro para quitar o máximo possível de débitos em atraso.

Corte de gastos

Embora seja chato, cortar gastos é indispensável para quem quer acabar com as dívidas rápido. Ou seja, vale diminuir o ritmo de pedir delivery, evitar carros de aplicativo, se é possível ir a pé ou de transporte público, apagar as luzes sempre que não estiver em um cômodo e por aí vai.

De olho nos juros

Caso você tenha mais de uma dúvida, escolha pagar primeiro a que tem juros maiores e, consequentemente, aumentam suas dívidas. Dessa forma, conseguimos diminuir a bola de neve e, enfim, acabar com as dívidas rápido.

Faça negociação com os credores

Essa é uma excelente maneira de diminuir bastante sua dívida e conseguir pagá-la com mais tranquilidade. Após organizar seu orçamento e conseguir visualizar suas contas de maneira mais ordenada, é possível negociar com os credores, pois com o dinheiro na mão é muito mais fácil conseguir os descontos na negociação.

Como guardar dinheiro da forma correta?

Antigamente, o melhor lugar para guardar dinheiro era na poupança. Porém, hoje se sabe que essa modalidade não gera rendimento e, com o tempo, seu dinheiro fica abaixo da inflação, fazendo você perder dinheiro. No entanto, existem diversas opções mais seguras e com um rendimento mais alto.

Uma das maneiras de guardar dinheiro é através do Tesouro Direto. Apesar de não ser tão simples de entender como a poupança, o Tesouro Direto possui diversos títulos disponíveis. Um dos mais simples, é o Tesouro Selic, onde todos os dias úteis seu dinheiro rende um pouquinho, que é bem acima do que a poupança, pois acompanhar a taxa de inflação.

Como investir o dinheiro que sobrou?

Hoje, investir dinheiro para fazê-lo render também se tornou um processo mais simples. Assim como o exemplo anterior, do Tesouro Direto, ele também pode funcionar como um tipo de investimento a longo prazo.

Sua principal vantagem, além do rendimento mais alto que o da poupança, é que você pode tirar o dinheiro no momento que esperar e o valor mínimo para começar é de R$30.

Seguindo esses passos, você consegue acabar com as dívidas rápido e ainda investir o dinheiro que sobrou para o futuro.

Fala Barreiras