Economia
Black Friday 2020: Conheça 5 dicas para realizar uma compra segura
Essas dicas vão te ajudar a fugir das armadilhas das promoções enganosas e lojas duvidosas


Uma das datas mais esperadas do ano está chegando. A Black Friday 2020 vai acontecer no dia 27 de novembro e já tem mobilizado consumidores de diversas partes do país, que estão ansiosos para encontrar os produtos de suas listas de desejos em excelentes promoções. O problema é que nessa época também surgem muitos anúncios enganosos, e o que parece uma grande vantagem, pode se transformar num grande pesadelo para o consumidor.
Por isso, é importante seguir algumas dicas para realizar uma compra segura, aproveitar as verdadeiras promoções e fugir das armadilhas, evitando a chamada “Black Fraude”.
Confira as dicas abaixo:

Realize a pesquisa de preço antecipadamente
O ideal é realizar a pesquisa de preço do produto que deseja comprar com antecedência. Assim, o consumidor evita ser enganado com descontos falsos, como o famoso “a metade do dobro”, no qual as empresas aumentam o preço dos produtos nas vésperas da Black Friday 2020 e depois oferecem um desconto, que na prática nunca existiu.
Nos casos das lojas online, o consumidor pode utilizar sites de busca que monitoram promoções e comparar os preços entre diferentes sites.
Verifique a reputação do site
Antes de realizar a compra no e-commerce é fundamental verificar a reputação da loja em sites como Reclame Aqui. Caso existam muitas reclamações com relação à atendimento, entrega, preço e qualidade dos produtos, é melhor não finalizar a compra, mesmo se o valor for muito convidativo. Afinal, isso pode ser uma armadilha.
Cuidado com as compras com cartão de crédito
No caso das compras online, é importante verificar se o site possui o
cadeado no canto superior esquerdo, na barra de endereço. A presença desse ícone indica que o site é seguro para realizar a transferência de dados do cartão de crédito.
Aliás, dê preferência a efetuar a compra com cartão de crédito, porque, caso seja constatada uma fraude, será mais fácil cancelar a compra e evitar o desperdício de dinheiro.
Guarde os comprovantes de pagamento
Além do comprovante, é importante guardar e-mails, mensagens e número de protocolo. Esse procedimento é fundamental para comprovar reclamações, pedir trocas, entre outras atividades, e podem ser utilizadas como provas, caso seja necessário.
Lembre-se que o se produto comprado apresentar algum problema, o fornecedor tem um prazo de 30 dias para resolver a questão.
Além disso, caso o consumidor tenha se arrependido da compra online, ele tem o direito de cancelar a aquisição do produto e receber o valor investido de volta num prazo de até 7 dias.
E se o produto não for entregue dentro do prazo, também é possível cancelar a compra e receber o dinheiro de volta 10.
Porém para realizar todos esses procedimentos, o consumidor precisa guardar esses comprovantes que confirmam a compra do produto.

Confira a etiqueta do produto em lojas físicas
Caso a pessoa prefira comprar em loja física, o ideal é verificar a existência do desconto na Black Friday 2020. Para isso, é importante observar a etiqueta de promoção com o preço anterior para comprovar a redução dos valores.
E lembre-se de que, ao comprar um produto eletrônico, é fundamental testar o equipamento para verificar se ele realmente está funcionando antes de retirá-lo da loja.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20