Siga-nos

Barreiras

Cancelamento do Arraiá do Parque deve provocar prejuízo financeiro em Barreiras

Em nota, CDL lamenta a não realização da tradicional comemoração junina que integra o calendário festivo barreirense

Publicado

em

Comerciantes lamentam o cancelamento do Arraiá do Parque 2023, um evento que impulsiona a economia local e o turismo | Foto: Reprodução

O cancelamento da edição de 2023 do Arraiá do Parque, tradicional comemoração junina que integra o calendário festivo barreirense vai afetar negativamente a economia do município. A decisão, além de afetar o turismo, deve provocar uma retração nas vendas especificamente nos setores mais afetados pela data, como vestuário e supermercado.

De acordo com algumas empresárias do ramo da moda, a notícia foi recebida com muita indignação e tristeza, uma vez que todo o planejamento de compras para melhorar as vendas já havia sido feito. “A gente faz um planejamento de compras com a perspectiva de melhoras nas vendas nessa época. O São João é um atrativo para as pessoas comemorarem e isso faz com que haja um aumentando no faturamento. Contratamos mais pessoas e isso gera emprego. Estou falando diretamente do meu ramo que é o da moda, sem contar também que vem aí junto com o ramo da moda, o ramo de acessórios, de calçados, de salão de beleza. Então tudo isso é um segmento que quando tem festa, quando tem um evento como São João, aumenta o número de empregos e também o faturamento das empresas”, lamenta a empresária Kelly Cristina.

Conforme a empresária as compras para o São João começam a ser planejadas em janeiro e fevereiro e os pedidos são enviados para as fábricas com antecedência para não ficar sem mercadorias nos meses de maio e junho.

De acordo com outra empresária do ramo da moda, essa medida além de afetar o turismo, deve provocar uma retração nas vendas especificamente nos setores mais afetados pela data, como vestuário, calçados e turismo. “A desculpa de não ter espaço público para a realização do evento não justifica. Posso citar vários lugares com capacidade gigante de receber pessoas e de montar uma estrutura, como por exemplo, o Estádio Geraldão, antigo Matadouro, onde recentemente foi realizado um grande evento, Magnum festas e praça Landulfo Alves, essas são algumas das opções

”, completa Luzy Lima, Ceo da Closet Barreiras.

A Câmara de Dirigentes Lojista de Barreiras recebeu com surpresa o anúncio | Foto: Divulgação

Conforme nota pública emitida pela CDL, é lamentável a não realização da festa popular e democrática que, além de celebrar o padroeiro da cidade, é também importante vetor econômico, social e cultural, responsável por movimentar o comércio, gerando trabalho temporário e renda a muitas famílias e proporcionado alegria e entretenimento à população. “O cancelamento do festejo implica em grandes prejuízos a vários setores, a exemplo de bares, restaurantes, hotéis e lojas de vestuário, calçados e acessórios, que se programaram com muita antecedência para atender a demanda da época – uma das mais importantes para o comércio”.

Ainda conforme a nota, a CDL e outras entidades de classe estão pensando, juntamente com o poder público, em alternativas. Uma opção ventilada é a realização de um circuito de São João Raiz, executado em praças e com a contratação de bandas regionais. A CDL informa ainda que as entidades estão imbuídas em colaborar para a realização de uma das festas mais esperadas em toda região, que, inclusive, ajuda a alavancar o turismo local, fortalecendo ainda mais a imagem e a economia da cidade.