Siga-nos

Curiosidades

Tubarões devoram mais de 300 pessoas em naúfragio

Conheça o pior ataque de tubarões do mundo

Publicado

em

Representação gráfica do pior ataque de tubarão do mundo envolvendo o USS Indianapolis.

Curiosidades– O Pior ataque de tubarão do mundo é um título sombrio que pertence à trágica história do USS Indianapolis. Durante a Segunda Guerra Mundial, o navio norte-americano desempenhou um papel crucial ao transportar componentes da bomba nuclear que seria lançada sobre Hiroshima. No entanto, sua missão culminou em um dos eventos mais trágicos da história naval dos Estados Unidos, sendo lembrado como o pior ataque de tubarão do mundo.

O Naufrágio em Águas Infestadas de Tubarões

Em seu trajeto de Guam, nas Ilhas Marianas, para o Golfo de Leyte, nas Filipinas, o USS Indianapolis foi torpedeado por um submarino japonês. As explosões subsequentes fizeram o navio afundar em apenas 12 minutos, lançando seus 1.196 tripulantes ao mar. Infelizmente, o desastre ocorreu em uma área notoriamente infestada de tubarões, amplificando a catástrofe.

O Início de um Pesadelo

Apesar do naufrágio, cerca de 900 tripulantes sobreviveram inicialmente. No entanto, a falta de botes salva-vidas adequados e a exposição prolongada ao mar aberto rapidamente transformaram a situação em um pesadelo. Divididos em grupos, muitos dos marinheiros estavam feridos e vulneráveis, tornando-se alvos fáceis para os tubarões atraídos pelo caos.

O Banquete Macabro

Os tubarões foram atraídos pelo som das explosões e pelo sangue na água, começando seu ataque na primeira noite. Inicialmente, focaram nos corpos dos mortos, mas logo voltaram sua atenção para os sobreviventes. Em uma tentativa desesperada de sobreviver, os marinheiros empurravam os corpos dos mortos em direção aos predadores, na esperança de desviar a atenção dos tubarões. O medo dominava, e qualquer movimento ou tentativa de se alimentar era evitado para não atrair mais ataques.

O Resgate e a Tragédia

Após quatro dias de horror em mar aberto, a operação de resgate finalmente começou. Porém, só na madrugada do quinto dia todos os sobreviventes foram resgatados. Dos 1.196 tripulantes, apenas 317 sobreviveram. Cerca de 150 marinheiros morreram devido aos ataques dos tubarões, tornando este episódio o pior ataque de tubarão do mundo e uma das maiores tragédias marítimas dos Estados Unidos.

A história do USS Indianapolis é um testemunho da coragem e do desespero enfrentados pelos marinheiros durante a Segunda Guerra Mundial. O pior ataque de tubarão do mundo não só marcou a história naval, mas também deixou um legado duradouro sobre os perigos do mar e a resiliência humana.