Siga-nos

Culinária

MESA POSTA:
O que é, e o que não pode faltar na hora de montar a sua!

Ter uma mesa decorada e com elementos que combinem da maneira correta, fará toda a diferença na hora de receber seus familiares e amigos neste final de ano ou em qualquer evento…

Publicado

em

Culinária

Uma mesa posta consiste em enriquecer ainda mais os momentos especiais compartilhados durante um café da manhã, brunch, almoço, chá da tarde, jantar e até para um churrasco no espaço externo da casa.

Usar utensílios de mesa posta que combinem entre si é um ato de elegância e estilo, pois organizando os itens, o clima é transmitido pelo anfitrião, seja com elementos despojados ou mais requintados, que tornam as refeições memoráveis.

Com o menu em mãos e quantidade de convidados definida, chegou a hora de conhecer quais itens não podem faltar na sua mesa. 

Confira a lista abaixo os itens coringas e indispensáveis para uma mesa posta no capricho:

Pratos

Indispensáveis em qualquer refeição invista nesses itens. Existem modelos fundos, para sopas, rasos ou de sobremesa. O ideal é ter pelo menos doze de cada tipo, mas se você não costuma receber muitas pessoas em casa, seis de cada já será suficiente. Opte por pratos lisos e com estampas diversas e faça sobreposições entre eles sobre a mesa. Esse detalhe faz toda a diferença na sua mesa.

Talheres

Também fundamentais na mesa, os talheres podem trazer muito mais sofisticação do que se imagina. De início, tente formar conjuntos básicos com facas, garfos e colheres (principais e de sobremesa) e colheres de café e chá também.  Aos poucos insira outros talheres como específicos para carne vermelha e os próprios para peixes. Existem conjuntos de talheres de todas as cores e modelos possíveis no mercado. Escolha os que sejam diferenciados, mas que harmonizem com o restant e dos elementos. 

Copos e taças

Além dos copos tradicionais, os três principais tipos de taças definidos pelas regras de etiqueta para a mesa posta são: taça para água, para vinho tinto e para vinho branco. Talvez você não precise de todas elas, isso dependerá do menu, mas tenha ao menos taças para algum tipo de vinho e taças para água. Ideais para jantares formais e ceias de natal, por exemplo.

Xícaras e pires

Itens também importantes para sua mesa serão principalmente usados em cafés da manhã, brunch e café da tarde, mas poderão ser necessários naquele cafezinho após as refeições, por isso tenha-os sempre. Lembre-se de utilizar cada xícara com seu respectivo pires.

Toalha de mesa, jogo americano ou sousplat

As toalhas de mesa são peças coringa e trazem a base principal para os elementos da sua mesa. Invista em tons mais claros e em tecidos nobres como linho ou algodão. Os sousplat mantêm apenas os pratos e podem ser usados juntos com a toalha de mesa ou sozinhos. Já os jogos americanos servem de apoio para talheres e copos. Você pode optar por conjuntos semelhantes ou com estampas variadas. 

Tudo bem se você tiver apenas um, mas quanto mais opções melhor, assim fica garantido mesas para diferentes ocasiões, desde um almoço de domingo até um jantar mais elegante.

Guardanapos

O primeiro a sentir a necessidade desse elemento na mesa, foi ninguém menos Leonardo da Vinci, responsável por inventar o guardanapo em 1491. Desde então é importante ter sempre um conjunto de guardanapos de tecidos finos.  Opte por guardanapos de algodão ou de linho, assim como as toalhas de mesa, e lembre-se, nada de papel toalha! 

Culinária

Agora ficou muito mais fácil montar uma mesa incrível em casa, não é mesmo? Seus convidados ficarão maravilhados! |

Fala Barreiras