Siga-nos

Culinária

3 dicas sobre vinhos para comemoração

Todo o ritual de escolher a decoração e caprichar no cardápio de comidas e bebidas, é um gesto de carinho com você e com os seus convidados…

Publicado

em

Vinhos para Comemoração

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Pexels

Depois de tantos perrengues nos últimos anos, nada mais justo do que reunir as pessoas queridas para celebrar as conquistas e datas comemorativas.

Todo o ritual de escolher a decoração e caprichar no cardápio de comidas e bebidas, é um gesto de carinho com você e com os seus convidados.

Dentre as etapas dos preparativos, a escolha dos vinhos pode ser a que mais cause dúvidas. Porém, mesmo que você ainda não seja profissional neste quesito, é possível encontrar uma loja de vinhos repleta de opções para todos os paladares.

Pensando nisso, separamos 3 dicas para contribuir com a escolha dos vinhos na sua comemoração, sem erros:

1.       Harmonização

Apesar de ser o primeiro item da lista, esse é um tema que ainda divide opiniões. A harmonização entre alimentos e vinhos é tão discutida, que profissionais da área ainda acreditam que o manual definitivo sobre a combinação perfeita, ainda não foi escrito.

Então, a dica para sua comemoração é: não se preocupe em acertar 100%.  Porém, algumas dicas podem ser úteis para esse momento: algumas dicas mais utilizadas podem auxiliar as pessoas na hora de montar aquela mesa dos sonhos.

Tanto o vinho quanto o prato, são dinâmicos, pois ambos são compostos por ingredientes variados, além de diversas maneiras para criar um todo.

O ideal é que juntos, no paladar, possam causar resultados agradáveis:

  • o prato deve acentuar as características do vinho;
  • o vinho pode inserir novos cheiros e gostos aos alimentos;
  • a combinação entre ambos pode resultar em novos sabores.

Não é tão simples entender essa lógica, mas com uma breve consultoria, pode ficar mais fácil. Por exemplo: se o prato servido tiver um sabor intenso, pode anular o sabor do vinho e vice versa, mas uma lista básica pode ajudar nesse caso:

Espumantes e frisantes

Ideal para entradas, como saladas, petiscos. Dependendo do nível de doçura da bebida, pode ser servido com algumas sobremesas, inclusive frutas.

Vinhos brancos e rosés

Harmonizam também com saladas e são indicados para pratos com aves, peixes e frutos do mar, massas ao molho branco e queijos moles.

Vinhos tintos

Estes são os mais indicados para acompanhar carnes vermelhas, massas ao molho vermelho e queijos duros.

Vinhos doces e fortificados

Harmonizam com queijos azuis e sobremesas.

2.       Adeque a bebida ao tipo de comemoração

Dependendo da data, a comemoração pede um modelo de vinho diferente. Por exemplo, para aniversários, geralmente optamos por churrasco. É comum que o acompanhamento seja a cerveja, mas o vinho pode ser uma opção válida para esse prato.

Picanha, por exemplo, pede um Malbec. Maminha, combina super bem com vinho Merlot. Já a linguiça no churrasco, é uma boa pedida experimentar com espumantes rosés.

Comemoração de Dia dos Namorados, já exige algo mais romântico e acentuado. Uma taça de espumante é o ideal para esse momento a dois.

Em outros eventos, como dia das mães e dia dos pais, a data pode pedir um Cabernet Sauvignon, chique e certeiro, dependendo do cardápio.

3.       Pergunte aos seus convidados

A realidade é que o melhor vinho a servir, é o que a pessoa estiver com vontade de beber. Por isso, é válido fazer uma pesquisa entre os seus convidados no momento de preparar sua comemoração.

Algumas pessoas preferem vinho seco, enquanto outras amam nuances suaves, além dos que não abrem mão de rosés e espumantes.

Perguntar com antecedência, não é deselegante e pode contribuir muito com a preparação do seu cardápio.

Esperamos que com essas dicas, a sua escolha seja mais simples e que seus convidados se sintam acolhidos com uma belíssima degustação, digna dos vinhedos.

Boa celebração para você!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras