Siga-nos

Crianças

Saiba fazer a sua própria lousinha mágica infantil

Publicado

em

A lousinha mágica infantil consegue se manter popular entre as crianças há gerações. Ela é divertida e educativa, colaborando na estimulação dos sentidos infantis, além da coordenação motora e desenvolvimento da inteligência.

Existe uma variedade de modelos delas, variando em tamanhos e cores, algumas com detalhes mais chamativos e outras mais simples.

Venha saber um pouco mais sobre esse brinquedo tão interessante.  

Onde surgiu a lousinha mágica infantil?

Ela foi inventada em 1950, na França, por André Cassagnes. No começo foi chamada de traço mágico – o que até faz sentido. No exterior até hoje é conhecida como Etch A Sketch.

Se popularizou por volta dos anos 60, tornando-se um dos brinquedos mais queridos do mundo. Encantando todas as idades de crianças, a lousa mágica se tornou febre por sua forma simples de funcionamento. E ela é tão incrível que permite que várias gerações brinquem juntas e se divirtam do mesmo jeito. 

Nos dias de hoje elas são produzidas por vários fabricantes diferentes e algumas possuem até mesmo algumas funcionalidades mais modernas.

Como funciona a lousinha mágica? 

Se você entregar uma lousa mágica a uma criança, não vai demorar muito para que ela ative o modo questionador e o pequeno ou a pequena comece a querer saber como ela funciona. Afinal, algo em que você consegue desenhar e apagar só com a virada de um botão só pode ser magia.

Mas, embora quisesse muito que essa parte da mágica fosse verdade, não há nada de absurdo acontecendo ali. Talvez seja até um pouco decepcionante para alguns, mas o sistema que existe ali para o funcionamento é muito simples de entender. 

A lousinha, por dentro, é formada por pó de alumínio e bolinhas de poliestireno, e, por fora, acompanha uma caneta de ponta emborrachada ou de plástico (dependendo do modelo que você escolher). 

Todas elas possuem a parte da frente com a aparência embaçada justamente por causa do pó. Quando seu filho começa a desenhar, ele se espalha. A caneta, ao deslizar pela tela, desgruda esse pozinho e é ele quem forma todos os desenhos e letras. Quando você vira a tela de cabeça para baixo ou aciona os botões dela (novamente, isso depende do modelo que você escolheu), as bolinhas aderem o pó novamente ao vidro e aquilo que foi desenhado desaparece. 

Agora, se eles perguntarem, você já sabe como explicar. Ou diga que é apenas mágica mesmo. 

Como fabricar a sua própria lousinha?

Ficou interessado, mas o dinheiro está curtinho esse mês? Não tem problema, vamos ensinar uma dica super simples de como fazer a sua própria lousinha com materiais que você pode encontrar em qualquer papelaria. 

Com certeza as crianças vão adorar e ela pode incentivar bastante o interesse por aprender as letras e números. 

Você vai precisar de E.V.A. grosso e fino, papel cartão branco, papel contact incolor, cola quente, alguns apliques fofos de E.V.A, caneta para quadro branco, feltro e alguns lacres de latinhas. 

Vamos agora ao passo a passo de como construir esse brinquedo tão divertido de uma forma bem simples. 

Primeiro, você deve cortar o papel cartão do mesmo tamanho da folha de E.V.A grossa que você estiver usando como base. Em seguida, cole o contact na parte branca do papel. Para evitar bolhas, utilize uma espátula ou um cartão velho. 

Use a cola quente para prender o papel cartão em no E.V.A. Garante que fique bem firme. Depois, faça faixas no seu E.V.A fino e, com a tesoura, corte delicadamente. Cole ao redor do quadro para formar uma moldura bem bonita. 

Em outro papel, corte um retângulo de, mais ou menos, 20 cm x 23 cm. Dobre ao meio e cole as laterais com cola quente. Depois de pronto, cole na lateral inferior do seu quadro. É aí que ficarão as canetas e o apagador. Coloque os apliques que você preferir decorando a moldura.

Falando em apagador, agora vamos fazer ele. Corte um retângulo que tenha 5 cm x 10 cm no E.V.A grosso e use a cola quente para fixar um pedaço de feltro em cima dele. Pronto! Ele já está prontinho para apagar tudo.

Caso queira que a sua lousinha possa ser pendurada na parede, use um lacre de latinha na parte de trás. Ela servirá como gancho para o prego na parede.   

Gostou da ideia da lousinha mágica infantil? Faça a sua também e veja seus filhos se divertindo um tempão enquanto desenham com grande criatividade e apagam muito rápido tudo que fizeram. 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras