Siga-nos

Crianças

Qual a melhor opção de lousa para criança?

Publicado

em

Conforme as crianças crescem, suas necessidades por desafios começam a mudar. Eles buscam por novas experiências, enquanto seus cérebros estão ávidos em busca de desenvolver novas habilidades. E uma lousa para criança pode ser uma ótima forma de trabalhar novos conceitos de aprendizagem. 

Então, por que não investir nesse brinquedo que, além de desenvolver criatividade e imaginação, ainda traz mais capacidade de coordenação motora fina para a vida dos pequenos?

A lousa infantil, mesmo que pareça um brinquedo simples demais para ser levado em consideração, é capaz de render muito aprendizado de uma forma bem lúdica e divertida.

A imaginação, sendo um dos ganhos que podem ser adquiridos, mesmo sendo injustamente ligada apenas às brincadeiras da infância, é uma das competências consideradas essenciais para a fase adulta das pessoas, já que colabora para a criação de profissionais originais e criativos na resolução de problemas.   

E tem mais, quando a criança desenha em uma lousa, ela está aprimorando também uma parte importante da coordenação motora fina que está ligada diretamente ao aprendizado da escrita. A letra de seu filho tenderá a ser mais bonita com todo esse treino e terá mais agilidade para processos que envolvam a digitação.

Mas seu filho ainda está longe de toda essa história de alfabetização e aprendizagem da escrita? Tudo bem, sem problemas, já que ao desenvolver a coordenação fina ele também será agraciado com maior habilidade na hora de comer, por exemplo, pegando de forma mais correta os talheres.

Com tantos ganhos que envolvem essa brincadeira, é legal não esquecer também da socialização que uma simples lousa infantil pode gerar. Elas podem criar jogos envolvendo os coleguinhas e trocar os turnos para que todo mundo consiga brincar. 

Dentre as opções que existem no mercado, estão os modelos brancos e os quadros negros, sendo que os dois tem a mesma intenção: simular o ambiente escolar. Também há versões que incluem cavaletes ou que podem ser magnéticas. 

Qual o modelo de lousa para criança eu escolho?

Aquelas mais conhecidas e tradicionais são as que imitam os quadros negros das escolas. Apesar do nome, costumam ser verdes e fazem uso de giz (branco e colorido), o que as torna mais baratas e são fáceis de manter. Só não são muito recomendadas para aqueles que possuem alergias, já que o giz utilizado para brincar gera um pó que pode atacar rinites. 

Os quadros brancos também são muito utilizados por crianças e fazem uso de marcadores de tinta removível específicos para esse material. Costumam ser fáceis de limpar e sua superfície é bem mais clara e dá destaque aos trabalhos produzidos. Apesar de não ser dos produtos mais baratos, pelo menos oferecem durabilidade e melhor apresentação. 

No entanto, se o que você está procurando mesmo é algo que seja mais moderno e converse com essa nova geração, então existem modelos informatizados que podem ser mais adequados para o seu caso, como as lousas digitais. Elas são interativas, sensíveis ao toque e podem fazer a alegria da criançada. Mas é preciso alertar que, com tantos recursos, elas acabam se tornando também a opção mais cara. 

Algumas observações antes de sua compra

Material: Como você pode ver, é possível encontrá-la em diversos materiais diferentes. Pode ser que você ainda encontre algum modelo feito em madeira, mas é mais provável que seja em compensado – o famoso MDF – já que isso deixa o material mais leve e barato. 

Existem também as que são feitas em plástico ou alumínio. E, para aqueles que não se importam de manter a lousa no mesmo lugar definitivamente, também há modelos que podem ser adesivados à parede. 

São realmente muitas as opções e você deve considerar qual vai ser mais prática e funcional para o seu filho. 

Tamanho: Esse também é um detalhe importante que precisa ser analisado antes da escolha ideal. Qual será exatamente o tamanho do local onde você pretende colocá-la? Qual idade da criança que irá utilizar? Quantas serão?

Se você tem espaço suficiente e tem mais filhos, talvez seja uma boa considerar uma lousa um pouco maior para que todos possam ter espaço para produzir suas artes sem precisar brigar com os irmãos. 

Seja qual for a escolha que faça, é importante lembrar que a lousa para criança é uma ótima ferramenta para a aprendizagem e para a diversão. Quem sabe você até resolve entrar na brincadeira e descobre dotes artísticos que nem sabia que tinha.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras