Siga-nos

Crianças

Comida de brinquedo? Saiba como divertir seus filhos com elas

Publicado

em

Você deixa seu filho aproveitar os momentos de preparação da refeição na cozinha? Então saiba que aqueles que colaboram com os pais nesse momento brincando de cozinhar, possuem uma alimentação muito mais saudável e aceitam com mais naturalidade verduras, legumes e frutas. E isso acontece porque estão em contato direto com alimentos diferentes, em suas mais variadas formas e podem usar o momento de experiência experimentando os sabores. Mas, e se o seu pequeno for realmente pequeno demais para se aproximar de fogões e panelas quentes? Simples, é só apresentar comida de brinquedo!

Para incentivar o interesse pela comida, a brincadeira de cozinha é ótima. Existem muitas opções disponíveis no mercado e elas podem ser apresentadas tanto a meninas quanto a meninos. São panelas coloridas, talheres de plástico, itens de cozinha em geral e muitas comidinhas de mentirinha, dos mais variados tipos. 

Como a comida de brinquedo contribui para o desenvolvimento infantil

Fingir que está cozinhando é uma das brincadeiras mais praticadas entre as crianças do mundo, indiferente a culturas ou gerações. Costuma ser a porta de entrada para o universo dos jogos simbólicos. É por esse caminho também que o contato com a natureza começa a acontecer, já que, além dos materiais de plástico, elas incluem nesse processo produtos orgânicos: gravetos, sementes de árvores, folhas, terra e pedras.

É importante incentivar esses momentos repletos de criatividade e embarcar com eles junto na brincadeira, afinal, isso vai estreitar a relação de amor entre vocês. Experimentem ingredientes juntos, criem receitas, coloque cores e, no meio disso, apresenta uma boa conversa sobre a importância de comer bem, se manter forte e partilhar o alimento.

Afinal, comer é muito mais do que apenas se alimentar, é cuidado e carinho também. Há todo um ritual seguido que vai desde o momento em que a comida começa a ser preparada até o momento em que vai para o prato. Ter a família toda reunida na mesa é um ato especial.

E é assim que essa brincadeira de cozinhar marca lugar na vida das crianças, já que ela surge de movimentos naturais e da curiosidade. Eles observam e começam a praticar, sendo um jogo que não tem idade para começar e nem para terminar. Costumam se tornar ótimas lembranças que serão carregadas pelas pessoas por muito tempo.

Assim como a cozinha parece um laboratório de ciências que faz comidas gostosas na visão dos pequenos, o mundo apresenta texturas e cores que eles podem experimentar como ingredientes em seu mundo imaginário. Pensa que momento incrível deve ser aquele em que se mistura água com terra e se descobre o barro! Para eles é mágico. Parece que estão mesmo fazendo alquimia.

Desenvolvimento infantil e os alimentos

E, assim como a maioria das brincadeiras, essa também traz a sua imensa colaboração para o desenvolvimento infantil. Parece algo tão simples, mas enquanto estão mexendo em suas panelas e preparando suas refeições de brincadeira eles também estão desenvolvendo uma relação muito mais saudável com os alimentos. Aliás, essa é uma forma excelente para estreitar os laços de seu filho com a comida, para que entendam e se interessem pelos processos que envolvem a hora da alimentação. Equilíbrio e harmonia nesse ponto vai te ajudar muito a manter a criança alimentada com os ingredientes certos para o seu corpo.

Como pontos importantes para o desenvolvimento comportamental, podemos citar alguns:

  • Desenvolvimento emocional: eles aprendem que cozinhar, ainda que durante a brincadeira, é uma forma de demonstrar amor a alguém, já que envolve cuidado com o outro. É preciso colocar carinho em cada prato preparado! 
  • Relação com o meio ambiente : vivemos um momento em sociedade em que essa é uma questão importante a ser compartilhada com as próximas gerações. Eles precisam entender que seu alimento não precisa vir do freezer ou de caixinhas prontas e que uma refeição fresca e bem preparada vale muito mais a pena para ela e para o mundo. 
  • Desenvolvimento saudável: quando passam a brincar de comidinha, as crianças desenvolvem mais intimidade com o que comem e entram em um processo de alimentação muito mais harmonioso, logo, saudável. Isso vai garantir a elas mais saúde tanto agora quanto no futuro. 

Com todas essas vantagens, não dá para deixar a brincadeira que envolve comida de brinquedo de fora. Junte esses brinquedos e acrescente alguns potes e talheres do seu arsenal da cozinha e leve seus pequenos para uma cozinha especial no quintal, por exemplo. Com certeza será uma diversão e tanto!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *