Siga-nos

Crianças

Blocos de montar – onde encontrá-los?

Publicado

em

Blocos de montar são parceiros incríveis para a brincadeira das crianças e são grandes aliados para o desenvolvimento de novas habilidades durante seu crescimento. Aqui temos ganhos tanto de coordenação motora quanto de imaginação, além de dar aquela forcinha para a socialização. Dos bebês de 1 ano às crianças maiores, todas podem ser beneficiadas de alguma forma com esse jogo tão divertido e que acompanha pessoas de algumas gerações. 

Existem muitos modelos disponíveis no mercado e todos eles podem ser atrativos de várias formas, com suas cores e opções de montagens. Caso esteja com dúvida de qual adquirir, sugerimos os Blocos de Montar Grandes, que conseguem atender inclusive os pequeninos por não terem peças pequenas que podem se perder na boca.

Como dissemos, eles são excelentes para o desenvolvimento de habilidades infantis, mas você sabe quais são elas?

  • Criatividade: esse é um brinquedo que não se limita em apenas uma função. Ele pode ser várias coisas ao mesmo tempo. Se transforma em casas, cidades, carros, foguetes, tudo que a imaginação permitir. Não há um padrão, o que dá muita liberdade para a criança explorar ideias que venham a sua cabeça. 
  • Organizar problemas: você conhece um jeito mais divertido de contar que não seja com blocos? Eles permitem que a criança possa usar contas simples que envolvem subtração e adição sem perder a parte divertida. Matemática não poderia ser mais legal do que assim. 
  • Persistência: um simples bloco encaixado de forma incorreta e todo um projeto vem ao chão. A criança vai precisar aprender a lidar com essa frustração e começar tudo de novo, colocando em prática o que aprendeu com o seu erro anterior.
  • Pensamento científico: ao descobrir o sentimento de curiosidade, seu filho irá em busca de soluções para problemas que começam a surgir durante o seu trabalho. Uma ponte não consegue se sustentar? O que será que há de errado com a estrutura? Esse é o começo de todo pensamento científico. 

Algumas variações de brincadeira com os blocos de montar

Brincar sempre do mesmo jeito pode se tornar um pouco cansativo e fazer a criança enjoar rápido daquele brinquedo, no entanto, por sorte, os blocos podem ser muito versáteis e nos apresentar algumas variações bem divertidas. 

Vamos deixar aqui algumas sugestões que podem ajudar no momento em que estiver brincando com os pequenos.

  1. Modelos do manual: esse é o modo mais clássico de jogar. Esses brinquedos costumam vir com alguns modelos de sugestão para serem construídos. Esse pode ser um bom começo para que seu filho vá ganhando noção de espaço, de comparação, observação e, claro, vá aos poucos adquirindo mais habilidade na pega dos encaixes. Algumas peças se perderam e não dá para montar igualzinho mais? Sem problemas, isso pode ajudá-lo a encontrar outras formas de montagem e ser mais flexível a mudanças repentinas que possam ocorrer. 
  2. Criatividade ao máximo: podemos chamar também de modo livre. Aqui o que vale é ser criativo. Pegue alguns montinhos de peças e elas podem se tornar o que quiser, tanto faz. Comece mostrando algumas ideias a seu filho e depois deixe que ele transforme aquele monte de pecinhas em naves espaciais que irão contornar a lua.
  3. Colaboração: uma ótima forma de trabalhar trocas de turno entre os jogadores e os processos criativos. Nesse formato um começa a brincadeira e cria algo, depois o outro vem e complementa aquela criação com algo ainda maior e, assim, sucessivamente, até construírem juntos algo realmente incrível. 
  4. Pista de corrida: carrinhos podem ser uma brincadeira muito divertida, mas se forem adicionados aos blocos, se transforma em algo sensacional. Faça pistas de corridas para os carros, use alguns para serem obstáculos, pontes, túneis, dá para fazer até uma cidade inteira ao redor. Muito melhor do que em um jogo de videogame. 
  5. Integrado: também é possível envolver os blocos em brincadeiras com outros brinquedos. Com os bonecos, por exemplo, eles podem virar mesas e cadeiras para fazerem suas refeições, ou celas de onde os heróis precisam resgatar as vítimas dos vilões. Tudo vai depender de qual a história da vez. 
  6. Tabuleiro: tenho certeza que você nunca pensou nessa possibilidade, mas os bloquinhos podem se tornar as peças de um jogo de tabuleiro caso os peões tenham se perdido em algum outro momento. Simples e vai funcionar do mesmo jeito para comprar aquela fábrica antes de todo mundo no jogo da vida.

Esses são apenas alguns exemplos, mas com certeza existem muitos mais que não citamos aqui e que, de repente, até desconhecemos. Temos certeza de que muitos pais e mães por aí já usam várias formas diferentes. O mais importante é nunca deixar de brincar com seu filho. Divirta-se, afinal, blocos de montar não possuem restrição para maiores de idade.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras