Siga-nos

Crianças

As crianças e as pecinhas de montar

Publicado

em

Não é de hoje que as pecinhas de montar são febre entre as crianças das mais variadas idades. Afinal, não é qualquer brinquedo que coloca à sua disposição vários outros conforme a sua criatividade permita. Apenas algumas peças podem se transformar em carros, barcos, casas e o que mais a criança desejar.

Inclusive, do ponto de vista educacional, esse tipo de jogo é um ótimo recurso para provocar o desenvolvimento das crianças, já que todo processo que acontece de forma lúdica nessa fase se torna muito mais simples e natural.

Cada fase da idade em que a criança está vai definir qual a melhor atividade para aguçar seu conhecimento e com quais objetivos trabalhar. Dependendo disso, os jogos podem ser tanto livres quanto direcionados por um adulto.  

É divertido observá-las brincando com essas peças e, se observar de forma atenta, verá os benefícios que acompanham a brincadeira. Seja brincando todas juntas, na maioria gritaria, ou sozinhas, elas são como pequenos explorados tentando entender como tudo funciona. Isso as ajuda a se manterem concentradas e descobrir coisas novas em cada experiência. 

A criança montou um imenso prédio e, de repente, tudo despenca, a ponte não consegue ficar dois minutos em pé e seu carrinho se desmancha inteiro antes mesmo de bater em uma parede. São todas experiências de causa e efeito que levam os pequenos a se questionarem o que foi que aconteceu? Que peça estava errada ou que encaixe ficou faltando para dar certo?

Isso as faz tentar de novo, de outro jeito, e só parar quando estiverem realizadas com aquele projeto que tanto queriam construir. Provavelmente o próximo passo será tentar um ainda mais ousado. Elas aprendem sozinhas errando mesmo e também começam a entender que chorar não vai resolver a questão. Percebem que precisam buscar as respostas para chegar ao objetivo esperado.

Ah sim, e quando brincam juntas também estão desenvolvendo seu lado social, já que precisam trabalhar em equipe e colaborarem. 

Com certeza todo mundo tem, lá no fundo da consciência, alguma lembrança com construções de castelos ou outros elementos do universo infantil com materiais que estavam à sua disposição. Papelão, galhos, baldes, alguns apetrechos de cozinha, tudo poderia ser uma ferramenta importante para levantar imensas pontes. Esse processo faz parte da infância e é rico tanto para a área intelectual quanto para a motora. 

Blocos de montar podem ser introduzidos aos pequenos a partir de um ano de idade, que é quando começam a controlar melhor seus movimentos. Ainda será difícil concluir os encaixes no começo, mas aos poucos vai pegando o jeito. 

Conheça o que as pecinhas de montar podem beneficiar aos seus filhos

Sim, não se trata apenas de brincar, esse jogo vem repleto de coisas boas para o desenvolvimento das crianças e vamos falar sobre alguns. Fique atento, pois todos são importantes para um crescimento saudável tanto de forma física quanto de forma mental. 

  • É capaz de desenvolver a coordenação motora fina, uma vez que, com os jogos de construção, as crianças conseguem mais habilidade com as mãos.
  • Melhoram o entendimento das formas geométricas, a identificação das cores, a análise dos tamanho e, também, tudo que é referente a conceito espacial (alto, baixo, largo, curto). Também ensinam um pouco sobre leis da física, gravidade e equilíbrio. Um bom começo para enfrentar a matéria de física lá na frente. 
  • As peças de montar são boas amigas da concentração, da atenção, da criatividade e da imaginação. Caminham praticamente lado a lado.
  • Exigem um tempo de planejamento ou um modelo para ser seguido, por isso, em grupo, precisam de diálogo e muito trabalho em equipe. Olha a troca de turno e a colaboração aparecendo aí. 
  • Tem mais duas coisas muito bacanas com o que essas pequenas pecinhas podem mexer: a autoestima e a confiança. Uma vez que, depois de muito esforço, seus objetivos são alcançados, elogie bastante sua força de vontade e o trabalho bonito que foi entregue (isso é essencial). As crianças vão perceber que estão sendo reconhecidas e valorizadas e isso será um combustível para que se sintam motivadas a continuar tentando, sempre!
  • Aproveite e ensine-os a sempre guardar todos os brinquedos após a brincadeira. Isso cria nelas senso de organização e mantém as coisas em seus lugares por mais tempo.

E agora? Se sente pronto para sentar no chão com seus filhos e passar um bom tempo construindo um belo castelo onde uma linda princesa estará dando uma festa? Ou será que ela estará enfrentando um dragão? Bom, aí é com vocês. 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras