Siga-nos

Crianças

6 brincadeiras para estimular a concentração infantil

Conheça 6 brincadeiras para estimular o seu filho na quarentena.

Publicado

em

6 brincadeiras para estimular a concentração infantil

A infância é uma fase da vida muito delicada, especialmente nos dias atuais, onde as crianças são expostas aos mais diversos estímulos.

Com o advento das redes sociais, jogos de videogame, entre outros, tornou-se muito comum que os pequenos sofram com pequenos problemas de dificuldade de concentração.

Por isso, é muito importante que os pais ou responsáveis busquem lidar com isso o mais cedo possível, preferencialmente utilizando brincadeiras que servem para estimular a concentração.

Conheça 6 brincadeiras para estimular a concentração das crianças!

1- Quebra-Cabeça

Um jogo clássico e que marcou gerações, o quebra-cabeça também é uma importante brincadeira para ajudar a estimular a capacidade de foco e a concentração dos pequenos.

Isso porque é necessário refletir sobre a posição de cada peça, sem que haja movimentos impensados.

Não é apenas a concentração que receberá um bom trabalho, mas a memória também será trabalhada, assim como a agilidade mental.

O adulto precisa lembrar de escolher um quebra-cabeça que seja da idade adequada ao da criança, visto que por ser um jogo para todas as idades, um complexo demais pode resultar na desistência da criança da brincadeira.

2- Jogos de tabuleiro

Por jogos de tabuleiro, muitos acabam associando diretamente ao xadrez ou as damas, mas não é bem assim, há diversos jogos de tabuleiro para trabalhar concentração e foco.

Apesar do xadrez e do jogo de damas estarem no topo dessa lista, visto que os benefícios de praticar os dois são cientificamente comprovados, atualmente há jogos que podem ser mais atrativos para os pequenos.

Pode ser mais interessante buscar novos jogos de tabuleiro que utilizem mais o lado lúdico para entreter as crianças.

3- Leitura

Em teoria, a leitura não é exatamente uma brincadeira, visto que costuma ser interpretada mais como uma atividade formal e intelectual.

Entretanto, os livros infantis costumam contar com elementos divertidos, para que as crianças sintam identificação com a história e, assim, se divirtam.

Uma boa dica para os pais é estimular os pequenos a lerem revistas em quadrinhos!

4- Amarelinha

Sim, apesar de não parecer, a amarelinha é uma das brincadeiras que estimula a concentração.

Basta uma pequena pedra e um giz e a diversão está garantida, além disso há outras vantagens nessa brincadeira.

Para vencer é preciso estar atento, ter coordenação motora e uma boa mira, por isso todas essas habilidades serão trabalhadas durante o jogo.

Outro aspecto vantajoso para as crianças é o estímulo do lado sociável, visto que é um jogo que comumente é jogado em dupla, trio ou grupo.

5- Teatro

O teatro é uma forma cultural ancestral, que permeia no meio da nossa sociedade há milhares de anos.

Entretanto, ele não funciona apenas como uma expressão artística, mas sim como uma forma de brincadeira entre crianças.

As vantagens de brincar de teatro são inúmeras, além de influenciar o lado sociável da criança, ao interagir com os amigos, há um estímulo à criatividade dos pequenos, ao criarem personagens e pessoas para interpretar.

Como a criança estará envolvida na narrativa, consequentemente ela terá que ter concentração e foco para dar vida ao seu personagem.

Uma dica pros pais é comprar fantoches e fantasias para os pequenos poderem experimentar, criar e ganhar mais inteligência corporal.

6- Pinturas

As artes estão diretamente ligadas à concentração, isso porque para a produção de um quadro, ou atuação, ou moldar uma escultura, compor uma música, tudo isso exige muita atenção e dedicação.

Por isso é comum que pessoas que atuem no meio artístico muitas vezes sejam capazes de manter a concentração de uma forma muito mais aprimorada que uma pessoa normal.

Dito isso, uma das expressões artísticas que exige mais foco e concentração é a pintura, pois é necessário que quem está pintando se atente aos mínimos detalhes da lousa infantil, das cores, entre outros aspectos.

Outro aspecto bastante vantajoso é a questão de trabalhar a expressão sentimental da criança, possibilitando a ela expressar a sua percepção de mundo e suas emoções.

Além da pintura os pais também podem apostar no desenho como uma atividade de prática de concentração, pois assim como a pintura, essa atividade exige atenção aos mínimos detalhes do artista.O ideal é comprar brinquedos como giz de cera, canetinhas, lousas, para que os pequenos possam praticar.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *