Siga-nos

Covid-19

CoronaVac: Anvisa certifica farmacêutica chinesa que produz vacina contra a COVID-19

A certificação é essencial para que a vacina obtenha o registro definitivo ou emergencial para ser utilizada no Brasil

Publicado

em

CoronaVac

Imagem destaque reprodução Veja

Nessa segunda-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a certificação de Boas Práticas de Fabricação para a farmacêutica chinesa Sinovac, que juntamente ao Instituo Butantan, é responsável pelo desenvolvimento da vacina contra COVID-19 apelidada de CoronaVac.

A emissão do certificado ocorreu após uma equipe da Anvisa visitar a fábrica da Sinovac na China, com o objetivo de inspecionar a produção da CoronaVac.

O certificado vale por 2 anos e é essencial tanto para o registro definitivo para a utilização da vacina, quanto para o seu uso em caráter emergencial.

Mais de 10 milhões de doses até o fim do ano

O Instituto Butantan espera ter 10,8 milhões de doses da CoronaVac até o fim de dezembro. Na próxima semana, 7,5 milhões de doses devem chegar a São Paulo.

Vale ressaltar que a aquisição dessa vacina é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que já firmou parcerias com outros estados para a distribuição dessa vacina. A iniciativa dos estados também é uma reação a demora do Governo Federal em adquirir as vacinas contra a COVID-19.

Apesar da apresentação do plano de vacinação, até agora, o governo só investiu na vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, que ainda não foi aprovada, bem como investiu na vacina que será disponibilizada pelo consórcio Covax Facility, cuja fabricante ainda não foi divulgada.

CoronaVac
Imagem reprodução UOL

Além disso, apesar da vacinação com as vacinas produzidas pela Pfizer/ BioNTech e pela Moderna já ter se iniciado em outros países, o Brasil ainda não tem nenhum acordo de compra com essas empresas e só apresentou a intenção de adquirir esses imunizantes.

A CoronaVac é eficiente?

Apesar da aquisição das milhares de doses, os resultados dos estudos referentes a última fase de testes da Coronavac ainda não foram divulgados.

Porém, o Instituto Butantan já anunciou que essa última fase de testes clínicos foi concluída e que os resultados serão enviados para a Anvisa. Vale ressaltar que as vacinas precisam ser aprovadas por essa agência para ser disponibilizada para a população.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42