Siga-nos

Contabilidade

Você sabe como é feito o recolhimento do INSS Patronal para Pessoa Jurídica?

Publicado

em

Empresas também devem contribuir com o recolhimento do INSS. Se você ainda não sabia, esse é um bom momento para se regularizar. 

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para Pessoa Jurídica também é obrigatório e deve ser levado a sério, já que ajuda a manter seu CNPJ alinhado com a legislação e deixa acesso para dispor dos benefícios que tiver direito vindos do Governo.

Esse imposto, já conhecido pela maioria das pessoas, forma o fundo da Previdência Social. Logo, é uma garantia pública que visa proteger a aposentadoria e os benefícios aos brasileiros.

E é justamente por isso que é tão importante compreender o funcionamento desse recolhimento, já que o INSS depende de cada caso. Como prometido, neste texto contaremos um pouco mais sobre as diferenças para quem faz parte do regime tributário jurídico.

Mas, se ainda assim ficarem dúvidas, saiba que a Tag Contabilidade conta com uma equipe preparada para responder todos os seus questionamentos sobre o assunto e ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a sua empresa. Com profissionais qualificados cuidando dos processos burocráticos, você fica com mais tempo para se dedicar ao seu negócio. 

O INSS e a Pessoa Jurídica

Por se tratar de uma tributação, o pagamento do INSS é uma obrigação prevista em lei para todas as Pessoas Jurídicas. Ou seja, não fazer o recolhimento dele gera penalidades graves como multas, bloqueios e diversas outras dificuldades com a Receita Federal. O melhor mesmo é ficar bem longe dessa dor de cabeça.

Para a Pessoa Jurídica a alíquota aplicada é de 11% e vem descontado sobre o pró-labore.

Diferenças no pagamento

Para o recolhimento do INSS no caso de Pessoa Jurídica, as regras acabam variando e seguem o regime de tributação de cada caso. Para entender as diferenças, vamos explicar algumas situações.

Simples Nacional: empresas que estão dentro desse regime recolhem o INSS dentro do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Existem algumas atividades, como serviço de vigilância, conservação, limpeza e as empresas de advocacia que são exceções e acabam pagando como empresas normais, aplicando 20% sobre a folha de pagamento. 

Lucro real e lucro presumido: Os não-optantes pelo Simples Nacional pagam 31% de INSS sobre o valor de seu pró-labore. Desse montante, 11% é parte do funcionário e 20% da patronal.

MEI: para os microempreendedores individuais o imposto já é pago automaticamente todos os meses em uma guia obrigatória –  o DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples do MEI). Os pagamentos são feitos de forma online e as atividades exercidas é que definem o valor. Mas é importante salientar que, caso o MEI contrate um funcionário ele precisa direcionar 3% do seu pagamento para a previdência social. E para o contratado continua valendo a regra de 8% a 11% para recolhimento.

O contador e sua importância

Para evitar problemas com o recolhimento desse imposto, que é de extrema importância, é sempre sugerido ter o apoio de uma equipe de contabilidade confiável e que ofereça um trabalho de qualidade. Assim você evita dores de cabeça futuras, pois está cumprindo a lei, como estar com toda documentação em ordem, com todas as suas tributações em dia, e assim por diante.

Acredite, até o mais incrível dos empresários precisa de ajuda, afinal, são muitos detalhes que precisam ser acompanhados todos os dias.

A Tag Contabilidade está no mercado há mais de 10 anos e busca reduzir os problemas das empresas quando o assunto é contabilidade, apresentando soluções criativas e mantendo sempre toda a papelada necessária em dia, garantindo que o seu negócio continue crescendo sem dificuldades.

Nada como ganhar com agilidade, deixar de se preocupar com isso e se dedicar a tudo aquilo que você mais ama sem desespero.

Você pode entrar em contato conosco e analisar qual atendimento faz parte da sua realidade e se adequa às necessidades do momento. Temos, inclusive, pacotes mais básicos de alta qualidade para garantir que você não vai mesmo deixar sua empresa sem um contador.

O INSS é um assunto extremamente importante dentro de uma empresa e é preciso ficar muito atento para se manter dentro da lei e garantir os direitos de todos. 

Estamos ao seu lado para ser esse apoio que precisa e te dar todo o suporte para concluir os processos de maneira prática, econômica e muito segura.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *