Siga-nos

Contabilidade

Principais serviços de um escritório de contabilidade

Publicado

em

Uma empresa de contabilidade pode ser uma excelente parceira de seu negócio, já que são diversos os serviços relacionados que podem ser prestados por ela. Suas atribuições vão desde a abertura de um CNPJ até assessoria financeira. Cada uma das ações produzidas pelo escritório de contabilidade é essencial para garantir o crescimento da sua marca.

Você está começando o seu negócio e precisa de ajuda com alguns detalhes? Então não deixe de acompanhar esse artigo para saber quais são os serviços prestados por um escritório contábil que podem ser uma boa alternativa para você. 

Escritório de contabilidade e empresas: parcerias longas e de confiança

Para começo de conversa, todas as empresas (com exceção dos MEI’s) precisam de um contador. Talvez por se tratar de uma obrigação, alguns empresários veem isso de um ponto errado e acham que o serviço contábil é uma bobagem. Tratam os contadores como um problema a mais a ser administrado, sendo que a verdade é totalmente o contrário. 

Se houvesse mais informação sobre a importância do contador, talvez os empresários finalmente os visse como o que são de fato: aliados. São eles que ajudam a sua empresa  a manter todas as obrigações em dia para que fique dentro da leis vigentes, além de colaborar e muito com decisões importantes que podem mudar o rumo das coisas.

A contabilidade se trata de estratégia e precisa ter a atenção que merece. Se você optar por não ter esse serviço ao seu dispor, pode ter problemas sérios com o Fisco, além de perder e muito em qualidade.

O ideal é uma parceria com algum escritório de contabilidade que seja de sua confiança, para que eles possam administrar todas as questões tributárias e demandas extras que possam surgir, assim você fica livre para se preocupar com aquilo que realmente gosta de fazer.

Ainda não está convencido? Vamos te apresentar alguns serviços que uma empresa contábil pode fazer.

Abertura de uma empresa:

Acredite, cuidar da abertura e legalização de um CNPJ pode ser mais trabalhoso e irritante do que parece. O sistema burocrático pode testar a sua paciência algumas vezes. No entanto, você não precisa se preocupar com isso se contratar uma empresa de contabilidade para isso. Eles acompanham todo o processo para você. Além disso, também identificam a legislação municipal, estadual e federal que se encaixa no seu empreendimento. Isso te garante mais segurança em saber que nada vai passar batido e que nenhum fiscal cheio de pompa vai ficar buzinando em sua orelha mais tarde. Sem contar que todas as alterações contratuais que possam ocorrer no futuro são de responsabilidade deles. 

Escrituração contábil e tributária:

Essa é uma das tarefas mais importantes, pois significa ficar sempre atento aos livros fiscais, contabilizando cada movimento financeiro da empresa, preenchendo demonstrativos e diversos outros documentos e controles que são essenciais. Entre eles estão serviços como o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), o Registro de Apuração dos Impostos, o Balancete, a Conciliação Bancária e mais. É claro que o tipo de empresa escolhida vai definir os serviços que entram nesse pacote de obrigações. O contador com certeza vai saber quais se aplicam. 

Obrigações acessórias e suas entregas:

Existem diversas papeladas burocráticas pelas quais o seu contador será responsável. Algumas delas são conhecidas como obrigações acessórias. Entre elas estão os DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas), o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), o DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais), a DIRF (Declaração de Imposto Retido na Fonte), o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e mais alguns por aí.

Assessoria Trabalhista:

Uma empresa de contabilidade também irá oferecer serviços relacionados com obrigações trabalhistas, como emissão de hollerits, cálculo de pró-labore, guias de INSS, FGTS e IRRF, processo de folhas de pagamento, documentação de contratação e demissão, entre outros. Mantendo tudo regularizado você evita processos trabalhistas futuros.

Planejamento Tributário:

Estudando corretamente os detalhes das legislações vigentes você pode economizar em tributos, mas é preciso que, para isso, a assessoria seja preparada e que tenha conhecimento nesse assunto. Tudo precisa ser feito com calma e bastante conhecimento para que a empresa continue dentro da lei.

Assessoria da Gestão Financeira:

Um bom serviço de contabilidade oferece apoio estratégico para que a empresa que contrata seus serviços continue crescendo financeiramente. Ao oferecer informações importantes, elas podem colaborar em decisões importantes que mudam a visão de todos. 

Encerrando uma Empresa: 

Algumas vezes, mesmo com todo esforço, as coisas não ficam exatamente como o planejado e as empresas precisam parar de funcionar. E, justamente nesse momento tão delicado, ainda um monte de obrigações aguardam quem queria somente encerrar suas atividades. Nesse processo, mais uma vez o contador pode ser um aliado e tanto, cuidando dessa parte para você.

Ou seja, do começo ao fim, lá estará o contador colaborando com todos os processos junto com o empresário. 

Vale a pena investir em um bom escritório de contabilidade para uma parceria de sucesso que pode durar muitos anos e render ótimos frutos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras