Siga-nos

Contabilidade

Como escolher um escritório de contabilidade

Publicado

em

Se você quer garantir que seu negócio continuará sendo próspero e que terá saúde financeira para continuar por muitos e muitos anos em andamento é importante ter uma parceria de confiança e respeito com um escritório de contabilidade que ofereça o que você vai precisar em sua caminhada: conhecimento na área fiscal, tributária, contábil e trabalhista.

Mas, fazer a escolha desse parceiro de trabalho tão importante pode não ser tão fácil. É preciso procurar por escritórios de contabilidade que tenham colaboradores qualificados e atualizados para todos os serviços que um contador pode oferecer nos dias de hoje, saindo do básico. 

Para te ajudar nessa escolha, selecionamos quatro dicas que podem ajudá-lo no momento de decidir qual será a melhor opção.

Escritórios de contabilidade e suas competências necessárias

1 – Conhecimento técnico

Esse deve ser o primeiro item que você deve levar em consideração ao escolher um escritório contábil. É importante que os contadores sejam experientes e que a empresa se preocupe em sempre mantê-los atualizados com cursos de aperfeiçoamento. 

2 – Atendimento de qualidade

Considere essa alternativa com carinho. É claro que queremos contratar uma empresa que atenda todas as nossas necessidades em sua área de atuação, mas pense também que essa é uma obrigação básica. O atendimento é algo a mais e ele deve ser analisado. Identifique se os processos são tratados de forma adequada e com responsabilidade, se os prazos são cumpridos sem correria e se estão dispostos a prestar orientação (não apenas no momento da contratação).

3 – Canais de comunicação

É bacana também quais são os canais de comunicação que esse escritório oferece aos seus clientes. Em um momento de sufoco, todos os canais disponíveis podem ser alternativas viáveis para procurar um socorro imediato. Quanto mais rápidas forem as respostas, melhor será essa empresa no momento em que você mais precisar. 

4 – Capacidade de prestar gestão financeira

Esse pode ser um diferencial e tanto no momento do fechamento de uma parceria. Um serviço desses pode auxiliar sua empresa no controle financeiro, deixando que você dedique seu tempo a outros ramos importantes da sua empresa. Deixar a gestão financeira com um grupo de contadores qualificados pode ser uma ótima ideia para o seu negócio.

Bônus que podem ser considerados no momento de contratar

  • Assessoria Tributária: o escritório de contabilidade deve oferecer um bom serviço de assessoria tributária, já que será com ela que você vai conseguir definir exatamente quais são os tributos necessários para sua empresa. Os contadores podem analisar as leis e, de repente, conseguir com que alguns não sejam precisos mais, gerando uma boa economia para você.
  • Especialistas dentro do segmento que atendem: preste atenção em quais são as principais especialidades desses prestadores de serviço que irão atendê-lo. Normalmente, naquilo em que os colaboradores são mais habilidosos, mais rápido entregaram seus trabalhos. Prestadores de serviço especialistas são sempre bem vindos, pois respondem às demandas com eficiência e resultados incríveis. 
  • Opção digital: essa chegou com a modernidade, mas é muito interessante também. Os dias andam acelerados e fica cada vez mais difícil perder tempo em telefones falando com alguém, portanto, aquelas contabilidades que oferecem opções digitais já deixam claro que são empresas modernas e que estão antenadas com as atualidades. Aliadas às tecnologias, podem facilitar ainda mais o seu dia a dia. Isso vai reduzir toda a burocracia, deixar tudo muito mais transparente na relação de vocês e deixar todas as informações disponíveis de forma muito mais prática. E o melhor, você nem precisa estar no escritório, é só estar em um lugar com internet. Uma maravilha!
  • Contabilidade consultiva: hoje em dia, assim como a tecnologia invadiu todos os trabalhos, as pessoas também precisam se manter atualizadas, portanto, verifique se o escritório de contabilidade que você pretende escolher não parou no tempo. É preciso oferecer muito mais do que apenas análise de dados e relatórios. Como dissemos anteriormente, você está escolhendo um parceiro comercial, portanto, é importante que ofereçam também consultorias, pensamentos estratégicos, planejamentos para o futuro. Isso vai garantir que você sempre estará à frente de seus concorrentes, com uma visão que vai além das paredes do seu negócio e que deixa ver de fora pequenas falhas que podem se tornar imensos abismos com o tempo. 

Como você pode perceber, é necessário considerar muitos fatores antes de escolher um escritório de contabilidade que realmente vá atender a todas as suas necessidades como empresário. Existem muitas opções no mercado e elas precisam ser estudadas com atenção.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras