Siga-nos

Construção Civil

TIPOS DE ENGENHEIROS:
Entenda mais sobre esses profissionais

Você quer entender melhor as diferenças entre os tipos de engenheiros? Então, descubra mais sobre as áreas, o mercado e requisitos da profissão!

Publicado

em

tipos de engenheiros

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Freepik

Dentro do ramo da Engenharia existem diversos tipos de engenheiros, visto que a Engenharia envolve muitas disciplinas exatas visando várias áreas de atuação.

Dentre essas disciplinas estão a matemática, a física e a química, das quais segmentam e abrangem diversos ramos da indústria.

O profissional de engenharia pode se especializar em diferentes temas, isso torna o profissional capacitado para desenvolver projetos complementares em sua área de atuação.

Os engenheiros exercem um papel vital na capacidade industrial e tecnológica de um país, tal como em sua infraestrutura e capacidade logística.

Devido a isso, a Engenharia é uma profissão essencial para a solução de problemas e para o desenvolvimento de novas tecnologias em diferentes setores da indústria mundial.

Essa necessidade faz com que existam diferentes tipos de engenheiros, profissionais de extrema importância para o desenvolvimento e o avanço da civilização humana.

Tipos de engenheiros: confira os requisitos para ser um profissional da área

Os cursos de engenharia estão em alta no mercado, e esse crescimento se deve ao fato de que um bom profissional de engenharia consegue excelentes remunerações ao longo da carreira.

Mas não é somente pelos altos salários que os novos estudantes optam por cursar engenharia.

Ser engenheiro é fazer parte de todo um ecossistema que gera tecnologias, soluções e ajuda diretamente na viabilização de um futuro melhor para toda a sociedade.

tipos de engenheiros

Existem diversos tipos de engenheiros no mercado, e cada ramo da engenharia desempenha funções insubstituíveis na infraestrutura e no desenvolvimento social.

Para ser um engenheiro você deve gostar de ciências exatas e ter um perfil inventivo;

Pois em qualquer ramo da engenharia você terá de lidar com o desenvolvimento de novas soluções e encontrará inúmeros desafios técnicos.

Tipos de engenheiros e as principais áreas

No Brasil, existem mais de 30 tipos de engenheiros em um mercado de trabalho muito amplo e requisitado.

Devido a necessidade constante e crescente do mercado por profissionais cada vez mais qualificados, há a possibilidade de obter salários excelentes mesmo no início da carreira.

Isso faz com que os cursos de engenharia sejam bastante requisitados, com diferentes tipos de engenheiros obtendo excelentes resultados em suas áreas de atuação.

Engenharia Civil:

A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que mais forma engenheiros no Brasil, sendo que os profissionais dessa área tem inúmeras formas de atuação.

O engenheiro civil é um dos tipos de engenheiro com maior versatilidade no desenvolvimento de tecnologias e soluções envolvendo a infraestrutura de um país.

Isso porque o engenheiro civil atua no desenvolvimento de edifícios, casas, fábricas, estádios, pontes, usinas e muitas outras estruturas importantes para a infraestrutura  nacional.

Engenharia de Produção: 

O Engenheiro de Produção tem um papel muito importante e também vital na linha de produção de indústrias de diversos segmentos.

Esse profissional é responsável por criar soluções e manter o gerenciamento da parte logística, operações, recursos humanos e finanças de uma instituição.

Engenharia Elétrica:

Um dos tipos de engenheiros que está muito presente na vida da população por meio do uso diário da energia elétrica é o engenheiro eletricista.

Esse profissional é fundamental para a infraestrutura de um país, pois é o responsável por desenvolver tecnologias voltadas ao fornecimento e produção de eletricidade.

O engenheiro eletricista também trabalha lado a lado com o engenheiro civil.

Isso porque também esse profissional desenvolve soluções e estruturas para o fornecimento de energia em uma construção.

Engenharia Química:

Esse tipo de engenheiro é o responsável pela operação e desenvolvimento de plantas químicas industriais.

O engenheiro químico manipula, desenvolve e cria soluções relacionadas à manipulação química de materiais para desenvolver produtos úteis no mercado.

tipos de engenheiros

A Engenharia Química atua em setores como: indústria têxtil, estações de tratamento de rejeitos industriais, assim como em órgãos de regulação ambiental.

Por esse motivo, o campo de atuação do engenheiro químico  é muito amplo.

Engenharia Mecânica:

O engenheiro mecânico é um tipo de engenheiro muito presente na maioria dos ramos industriais.

Tal importância se dá devido a capacidade do engenheiro mecânico ser responsável por desenvolver sistemas mecânicos, eletromecânicos e termodinâmicos.

Isso faz com que esse profissional seja indispensável na manutenção e desenvolvimento de máquinas industriais assim como outros artefatos mecânicos.

Engenharia Ambiental:

A Engenharia Ambiental forma um dos tipos de engenheiros que estão em maior ascensão atualmente no mercado.

Isso está relacionado com o crescimento da preocupação com o meio ambiente e a necessidade de desenvolver soluções sustentáveis na indústria a médio e longo prazo.

Engenharia da Computação: 

Um dos ramos da Engenharia que está cada vez mais em alta no mercado é a Engenharia da Computação.

Isso se deve ao fato de que esse tipo de engenheiro desenvolve tecnologias e soluções em hardware e circuitos eletrônicos computacionais.

Essa área da engenharia está tão presente na sociedade moderna que até mesmo a produção deste artigo só foi possível graças a Engenharia da Computação.

Como é o mercado de engenharia?

Falando em mercado de trabalho, todos os tipos de engenheiros têm futuros muito promissores, isso se deve ao fato de que as engenharias estão cada vez mais em alta.

Devido ao crescimento populacional e a maior demanda por infra estruturas, tecnologias, produtos, alimentos, cuidados ambientais e outros.

Fizeram com que não só o Brasil, mas o mundo todo precise cada vez mais de profissionais de engenharia capacitados para resolver os inúmeros desafios do mercado.

Com toda essa demanda e novas áreas de atuação sendo criadas, estão surgindo no mercado cada vez mais tipos de engenheiros.

Entretanto, isso não quer dizer que as áreas mais antigas ficarão para trás, bem ao contrário, elas estão em crescimento contínuo.

Já imaginou um mundo sem engenheiros civis, por exemplo? Difícil, não é!

Conclusão 

A Engenharia é uma área muito ampla e sempre estará em evidência, sendo cada vez mais requisitada nos mais distintos ramos da indústria global.

Com o passar do tempo, inúmeros tipos de engenheiros irão surgir no mercado, trazendo consigo novas tecnologias e inovações para toda a sociedade ao seu redor.

Isso faz com que a importância de um engenheiro seja cada vez maior, sendo que cada vez mais a humanidade precisará de mentes criativas e inovadoras para continuar a sua caminhada.

Fala Barreiras