Siga-nos

Construção Civil

Telhas metálicas são compatíveis com o calor Barreirense?

Por que o telhado interfere diretamente na temperatura das construções?

Publicado

em

Telhas Metálicas

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução Amplas Estruturas

Atualmente, há vários tipos de telhas no mercado. Entre as mais utilizadas, estão as telhas de metal, muito comum na construção civil. O telhado metálico apresenta muitas vantagens. Mais resistente a impactos, as telhas de metal, diferente dos outros materiais, não se quebram com facilidade. Pode ser instalado em diversos tipos de construções e tem durabilidade de aproximadamente 40 anos. Mais fácil para instalar acessórios, a exemplo de para-raios ou ar-condicionado. O telhado de metal é mais acessível para ser trabalhado na implementação de algum equipamento acoplado a ele.

São telhas consideravelmente leves, se comparadas com outros tipos de materiais. O que torna o processo de instalação mais rápido e prático. Oferecem mais segurança aos profissionais que farão manutenções e reformas, tornando o processo mais fácil e acessível. 

A escolha dos tipos de telhados na construção pode interferir na qualidade de vida das pessoas que frequentam o ambiente, afinal, isso influencia na variação da temperatura. É importante conhecer os diferentes modelos de telhados, já que cada um deles conta com características específicas.

Em cidades que apresentam altas temperaturas como Barreiras, o telhado de metal pode trazer inúmeras desvantagens. Um fator importante sobre esse tipo de telhado é que o metal é condutor de calor, o que acarreta alta temperatura. Além da sua baixa capacidade de isolação térmica, possui também baixa isolação acústica, que resulta em gasto adicional para correção destes problemas. Outra desvantagem do telhado metálico é o custo de instalação que é um pouco mais elevado. Afinal, trata-se de um material um pouco mais caro e resistente.

Vale lembrar que as telhas metálicas são feitas em diferentes materiais metálicos que podem ser o aço, alumínio, cobre, zinco, ferro (sua utilização é pouco no Brasil) e titânio. Os acabamentos que podem variar entre galvanizado (zincado e inoxidável), anodizado, pintura eletrostática, entre outros. Também variam em relação aos formatos que são divididas em onduladas e trapezoidais.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil associar o clima da região aos desejos e às necessidades para a escolha ideal do tipo de telha a ser utilizada em cada construção. Isso é especialmente importante porque ficar refém de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado não é o melhor cenário, principalmente diante do aumento na conta de energia elétrica. Em locais de clima quente, como Barreiras, é fundamental levar isso em consideração.

Fala Barreiras