Siga-nos

Construção Civil

Telhas de Policarbonato podem ser um grande aliado nas construções de Barreiras

As Telhas de Policarbonato proporcionam ótima transmissão de luz, favorecendo maior aproveitamento da luz natural e reduzindo o consumo de energia elétrica…

Publicado

em

Telhas de Policarbonato

Varanda com Telhas de Policarbonato | Foto: Reprodução Youtube

Ao iniciar uma obra, é preciso pensar em muitos detalhes, mas algo que é essencial e de extrema importância é o telhado. E quando se fala em telhado, é importante notar que existem diversos tipos de telha, e nesse universo de opções fica até difícil saber o que é e para que serve cada uma delas. As telhas podem proporcionar conforto térmico, leveza, relação custo e benefício, beleza e sofisticação. Tudo isso dependendo das necessidades de cada projeto.

Atualmente, o policarbonato representa a solução ideal para uma larga escala de aplicações e projetos, onde a durabilidade, resistência e design, fatores importantes que os projetistas procuram quando selecionam os materiais. E ainda oferecem uma inigualável combinação de propriedades, unindo sempre tecnologia com alto padrão de qualidade.

O policarbonato é um tipo de polímero. Ou seja, é um material derivado de resinas de carbono, do mesmo grupo dos plásticos, mas contam com resultados e aplicações diferentes. É um material moldável, incolor, transparente e tem propriedades termoplásticas. Se parece com o vidro em sua forma lisa, mas tem benefícios diferenciados que poucos outros materiais podem oferecer.

As telhas policarbonato são leves e de fácil aplicação. Possuem tratamento anti-UV em uma das faces e garantia de 10 anos, o que lhe confere uma vida útil superior à de produtos similares, como telha de PVC, fibra de vidro ou poliéster. Devido a sua transparência, possibilita grande aproveitamento da luz natural, proporcionando maior economia de energia elétrica. Não propagam chamas, possuem excelente resistência a intempéries e a impactos, atribuindo grande durabilidade para as construções, principalmente em cidades como Barreiras em que as temperaturas são mais elevadas na maior parte do ano.

Telhas de Policarbonato
Foto: Reprodução Flex Coberturas

Composto de uma resina resultante da reação entre derivados do ácido carbônico e bisfenol, o policarbonato em telha é praticamente inquebrável. Trata-se do termoplástico de maior resistência a impacto. Portanto, é capaz de suportar grandes eventos climáticos como vendavais, tempestades e granizo. Além disso, pode ser curvado a frio durante a obra para criar curvaturas. Por ser muito leve, a telha de policarbonato aceita uma estrutura de fixação mais delgada (consequentemente mais barata) e pode ser instalada em praticamente qualquer telhado, sem reforço adicional. É compatível com inúmeros modelos de telhas de alumínio, aço e amianto.

Além disso, por permitir uma iluminação natural, oferece redução de custos com energia elétrica e cria espaços ativos. As telhas transparentes embelezam ambientes e contribuem para diferentes tipos de aplicações, de acordo com suas características.  Deste modo, as telhas de policarbonato estão sendo cada vez mais usadas em casas, áreas externas, projetos residenciais ou comerciais. O motivo para tanta popularidade é simples: esse material proporciona uma série de benefícios para os imóveis e seus moradores, ainda mais quando comparados com as telhas convencionais. Essas telhas são resistentes à abrasão, pouco inflamáveis, suporta grande variação de temperatura e proporciona conforto térmico. Ou seja, dentro do local onde as telhas são instaladas, o ambiente fica ameno – nem muito quente ou frio.

Nesse contexto, a telha de policarbonato pode ser uma ótima opção para projetos arquitetônicos em Barreiras, pois apresenta diversos benefícios para instalações internas e externas. Entre suas principais características estão a alta resistência, sendo 200 vezes maior que o vidro e 50 vezes maior que o acrílico. Além disso, é leve, resiste a altas temperaturas (-50° até 135º) e possui 90% de transparência.

Fala Barreiras