Siga-nos

Construção Civil

Saiba qual o melhor revestimento para as construções Barreirenses

Para a escolha do revestimento, é necessário avaliar as características do local do assentamento e das solicitações de uso…

Publicado

em

Pisos e Revestimentos

É preciso escolher o revestimento com cautela | Foto: Reprodução Saint-Gobain

Os modelos diferentes de pisos e revestimentos são capazes de causar diferentes sensações em um cômodo, influenciando diretamente no resultado final de uma construção. Cada piso é indicado e desenvolvido para determinado ambiente, dependendo da sensação que o morador pretende ter em seu lar após sua instalação. Pisos laminados, de madeira ou cerâmica são boas opções para quem quer um ambiente mais fresco. Em oposição a isso, carpetes e madeiras fazem do ambiente um local mais quente, pois retêm demasiado calor.

Sendo assim, é preciso escolher com cautela o tipo de revestimento que se pretende instalar, para que não haja arrependimentos futuros e evite gastos com reformas desnecessárias.

Muitas vezes, quando não há um planejamento, alguns revestimentos são instalados em locais que não irão valorizá-los, ou poderão se deteriorar com muita facilidade em um curto período de tempo.

Portanto, para a escolha do revestimento que deve ser usado, alguns critérios devem ser considerados, como: se o ambiente é interno ou externo, horizontal (pisos) ou vertical (paredes), seco ou molhado. Após esses critérios serem examinados, é feito o projeto de aplicação do revestimento.

A escolha pelo piso certo para cada ambiente representa maior funcionalidade para visitantes e moradores, garantindo melhor durabilidade, limpeza e manutenção.

Muitas vezes, o clima da região influencia na escolha do revestimento ideal, por isso, é comum que em lugares quentes, juntamente com outros fatores, os pisos sejam frios e vice-versa.

Apesar de a condução térmica ser um fator relevante para a escolha do piso, muitas vezes, as pessoas optam pela beleza ou aparência do ambiente. Para isso, há muita variedade no mercado.

Pisos e Revestimentos
Foto: Reprodução Construindo Decor

Em Barreiras, por ser uma cidade com altas temperaturas na maior parte do ano, o ideal é escolher um revestimento adequado para o clima da região. Em cidades com clima predominantemente quente é possível utilizar pisos frios mesmo nas áreas social e íntima. Assim, o ideal é escolher porcelanatos e cerâmicos também para quartos e salas, de forma a manter o conforto térmico desses ambientes.

O porcelanato pode simular até mesmo a madeira, oferecendo a elegância desse material e mantendo o ambiente fresco. Sendo assim, antes de escolher o revestimento para cada cômodo, é aconselhável dividir a casa em áreas.

Cada uma dessas áreas pode receber um tipo específico de revestimento. Áreas úmidas como lavabos, cozinha e área de serviço precisam de um revestimento antiderrapante, de forma a evitar acidentes. É possível, então, escolher o porcelanato não polido ou mesmo pisos cerâmicos.

Para regiões mais quentes como o Oeste da Bahia, os revestimentos cerâmicos possuem ótimo custo-benefício. De fácil instalação, os cerâmicos são encontrados em tons neutros ou coloridos.

Ao longo do tempo, é importante observar se há umidade no contrapiso, pois pode causar manchas no revestimento. O porcelanato faz parte da família dos revestimentos cerâmicos, porém possui maior resistência e baixa porosidade.

A instalação do porcelanato é mais complicada e vai depender de onde será aplicado, se estará em área exposta ou coberta, para definir qual argamassa utilizar.

Os tipos de porcelanato mais utilizados são acetinados, esmaltados e polidos, sendo este último o mais suscetível ao aparecimento de manchas e arranhões, causados por produtos de limpeza, arrasto de móveis e até mesmo, a utilização de vassouras com cerdas mais duras.

Apesar de tantas precauções, este revestimento é cada vez mais utilizado nas construções de Barreiras e resulta em ambientes modernos e acolhedores.

Revestimento para casa: aprenda como escolher o seu

Pisos e Revestimentos
Foto: Reprodução Blog Ciser

– Separe a residência em áreas.
– Escolha o revestimento apropriado para a cozinha.
– Revista a área externa de acordo com suas características.
– Pense nas cores de acordo com o efeito que se deseja.
– Mude o revestimento apenas se houver uma separação.
– Atente-se ao clima da região.

Portanto, na hora de construir ou reformar é imprescindível a contratação de profissionais que irão auxiliar nas melhores escolhas para decidir o tipo de revestimento mais adequado para cada área da construção e principalmente seguir as normas técnicas e informações fornecidas pelos fabricantes ou fornecedores, observando as particularidades de cada projeto.

Diante da oferta de produtos dos mais variados tipos, é preciso escolher sabiamente o revestimento para a construção de acordo com as características de cada ambiente. Assim, é possível alcançar todo o potencial do cômodo e tornar o espaço mais confortável e aconchegante.