Construção Civil
Saiba qual a estrutura mais utilizada pela Construção Civil em Barreiras
O concreto é um dos materiais mais usados na construção civil e a escolha correta desse material contribui para a qualidade da obra e ainda pode promover economia de tempo e dinheiro…


Casa construída com estrutura metálica | Foto: Reprodução Aço Plano
Com o desenvolvimento da tecnologia e do conhecimento do homem sobre a engenharia, diversos tipos de estruturas foram surgindo para suprir as necessidades da construção civil. Atualmente, o alto custo do material fez com que os profissionais da construção civil buscassem soluções para conseguir superar maiores vãos, diminuir o consumo de concreto, construir de maneira mais rápida, tudo isso foi se tornando cada vez mais necessário e é muito importante que os responsáveis pela obra saibam quais são as melhores soluções para cada tipo de necessidade.
Atualmente, os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais usados são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira. Vale destacar que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados. Para saber qual é a melhor opção para a obra, o profissional precisa levar alguns pontos em consideração, como tipo de solo da fundação, porte da construção, tipo de obra, condições ambientais e, claro, orçamento disponível para a construção.
Todos esses pontos irão influenciar diretamente na atuação do material escolhido. Vale lembrar que a opção do método estrutural é uma das questões de maior importância em um projeto, já que impacta de modo consistente no orçamento. Entre os elementos da estrutura encontrar pilares, fundações, vigas, lajes e outros.
Embora existam muitos tipos de estrutura para serem usados em projetos arquitetônicos e em toda a construção civil, alguns modelos são mais utilizados pelos profissionais. Em Barreiras, O concreto armado é o tipo de estrutura mais utilizado e consiste em uma combinação de concreto com barras de aço. Entre os tipos de estrutura, ele apresenta um grande destaque pela sua resistência, eficiência e durabili dade. Ou seja, é uma garantia de que não haverá problemas estruturais tão cedo quando bem executada. Suas principais características são:
O concreto armado é formado, primeiro, por barras de aço. As peças são produzidas pela indústria siderúrgica, por meio da liga metálica entre o ferro e o carbono. Unidos, os produtos criam um material de intensa resistência e dureza, perfeito para as mais variadas áreas da Construção Civil. Já o concreto é produzido por meio de mistura entre cimento, areia, pedregulhos, pedras britadas e água. Nessa composição, também são adicionados aditivos, como aceleradores, corantes, fibras, sílica ativa, cinza de casca de arroz e outros.


Por ser um modelo comum, os materiais podem ser achados em qualquer loja de construção. Além disso, o concreto armado apresenta um bom custo-benefício em mão de obra e se ajusta a todos os modos. A durabilidade da estrutura do concreto armado é uma das suas principais características. Seu uso dispensa a necessidade existência de um número muito grande de vigas ou pilares pois a estrutura pode suportar sozinha o espaço de grandes vãos.
O uso do concreto armado acontece nas mais variadas estruturas da Construção Civil. Por isso é importante definir o uso do concreto comum ou protendido. Diferentes, o concreto armado comum e o protendido são indicados para obras também diferentes. O tipo comum do produto é muito utilizado para edifícios, residenciais. O protendido, por sua vez, é sugerido para edifícios que necessitam de grandes vãos entre pilares. Assim como pontes e grandes shoppings centers.
No âmbito das estruturas, uma outra metodologia, dentre várias opções que surgiram ao longo do tempo, foi a dos elementos pré-moldados. Tal modalidade é aplicada com frequência para empreendimentos como os galpões industriais, que priorizam a velocidade de construção. Como tais estruturas são fabricadas antes de terem seu uso propriamente definido, as etapas de fôrma, concretagem, desforma e cura ocorrem dentro da fábrica, respeitando-se a normas vigentes, sendo necessário apenas a instalação das peças na construção desejada. Esse é o principal atrativo dos pré-moldados, com a redução de tempo na construção, também são reduzidos os insumos gastos e a mão de obra na fase da superestrutura.
Mas, conforme informa o pedreiro e Jean Oliveira, funcionário da Solare construtora em Barreiras, o pré-moldado ainda é pouco utilizado na cidade. “O gasto no início da obra se torna bem mais alto que o concreto armado além disso esse tipo de estrutura ainda não está disponível em todos os locais, a necessidade de transporte a longa distância pode inviabilizar o uso de pré-moldados”, Comenta Jean.


Sendo assim para escolher o tipo de material que vai estruturar o imóvel, é fundamental ter cuidado e auxílio de um especialista no ramo da Construção Civil para calcular o custo-benefício do tipo de estrutura para cada tipo de construção. Mais que isso, é interessante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um para fazer a escolha correta.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18