Siga-nos

Construção Civil

Reforma no apartamento concilia trabalho e conforto para jovem casal

O escritório PB Arquitetura apostou em um projeto de interiores que levou sala e cozinha para o terraço e trouxe muita personalidade para um imóvel de 50 m2

Publicado

em

Em visão panorâmica do apartamento, o projeto do escritório PB Arquitetura priorizou a iluminação natural e viabilizou um fluxo livre entre os espaços da área social e cozinha | Foto: Henrique Ribeiro

Em todos os projetos de interiores, os profissionais Priscila e Bernardo Tressino, sócios à frente do PB Arquitetura, trabalham os detalhes com muita atenção e carinho para atender, ao máximo, as expectativas de um novo lar e lembram que muito além de ‘apenas’ construir e reformar, o verdadeiro papel do arquiteto é de tirar os desejos do papel e realizar os sonhos dos moradores. Neste apartamento não poderia ser diferente! Formada por um casal e seu filho pet chamado Cheddar, a família procurava mais comodidade para ambos que trabalham em casa e que, ao mesmo tempo, comportasse a presença de um cão da raça Pastor-de-Shetland.

Boas-vindas!

Ao entrar no apartamento, logo pode ser vista a integração entre a cozinha, terraço, sala de TV e sala de jantar. Os arquitetos contam que mudaram quase todo layout do apartamento de 50 m2 e, o que antes era mais compacto, foi transformado em um amplo ambiente de livre acesso com piso de porcelanato frio por todo apartamento, agregando um aspecto de unidade e sutileza, além de ser ideal para o pet. Quem tem animais de estimação precisa pensar nesses pequenos detalhes que fazem toda a diferença no projeto, como o uso piso frio, materiais e estruturas resistentes, além ausência de tecidos mais delicados”, enfatiza Priscila Tresssino.

Um dos grandes pedidos dos clientes foi a mesa de jantar. Para otimizar o espaço, o banco com baú foi uma opção em complemento às cadeiras estofadas do outro lado da mesa | Foto: Henrique Ribeiro

No layout original havia mais paredes para dividir os cômodos da casa, então decidimos abrir o projeto e levar a cozinha para o terraço já que não tinham interesse em ter uma churrasqueira. E essa ideia ficou incrível!”, reforça Bernardo. Ainda sobre a ‘mexida’ completa na planta, o banheiro social recebeu ares de lavabo e a proposta do canto alemão para a mesa de jantar propiciou mais espaço para convidados. Essa transformação deixou o apto mais amplo”, adiciona o arquiteto.

Cozinha com estéticas industrial e minimalista

Uma cozinha com abundante iluminação natural e com vista para a cidade: junto com o seu posicionamento no apto, a escolha do décor realizou um belo contraste entre claro e escuro nos revestimentos | Fotos: Henrique Ribeiro

A cozinha é o grande destaque do projeto, relembra a dupla do PB Arquitetura. Com as referências trazidas pelos moradores, eles chegaram ao resultado do mix entre a marcenaria com serralheria que foi pautado em um isto entre os estilos industrial e minimalista. Com uma divisão muito bem estudada, a bancada foi feita em ‘L’ para criar uma melhor circulação entre o fogão e a cuba dupla. Essa bancada possui ainda várias funções de apoio, tanto para o dia a dia, quanto para receber os amigos que podem se acomodar nas banquetas altas.

A iluminação é outro um ponto forte na cozinha: o projeto luminotécnico deixou um clima informal e trouxe maior visibilidade para a marcenaria escura a partir de uma iluminação linear feita com LEDs.

Uma varanda que fez a diferença!

Englobar a varanda ampliou os ambientes e deixou a vista urbana tomar conta | Foto: Henrique Ribeiro

Integrado como forma de extensão da cozinha e da sala, os arquitetos resolveram envidraçar a sacada e o piso foi nivelado. Com uma esplêndida iluminação natural, as persianas foram incluídas para controlar o calor, proteger o mobiliário e trazer privacidade. Por dentro da marcenaria, ainda foi instalada uma torneira de jardim com ducha para lavar as patas do Cheddar depois dos passeios… assim o espaço tornou-se seu cantinho da casa.

Sala de estar com TV e home office

A cortina rolô serve ainda para bloquear o excesso de luminosidade. O tapete com formas geométricas compõe esse agradável ambiente integrado | Foto: Henrique Ribeiro

A sala de TV foi projetada para ser charmosa, com clima relaxante e o destaque ficou para a suavidade da pintura verde. Com um rack para a TV, sua extensão foi conectada com a mesa para o home office. Para completar, uma solução em marcenaria foi proposta para acomodar livros e outros objetos que trazem muita personalidade ao ambiente.

Um pequena biblioteca, executada com nichos assimétricos, acomoda, de maneira despojada, livros, objetos decorativos e memórias do casal | Foto: Henrique Ribeiro

Um dormitório com muito aconchego

Com piso claro e um cantinho para o Cheddar, ao lado da cama, o quarto oferece aconchego e paz. O projeto contou ainda com cabeceira estofada e a aplicação de papel de parede, com detalhes dourados e lineares, completou a face da parede | Foto: Henrique Ribeiro

No quarto do casal, o mood é puro carinho e bem-estar. As escolhas de marcenaria escura, com ares de modernidade, e o piso de porcelanato que imita madeira trazem uma harmonia para a rotina de quem trabalha em casa. Assim como a sala, uma escrivaninha de home office que com múltipla função também é penteadeira, atendeu o desejo da moradora. Os detalhes de plantinhas e uma área íntima com objetos decorativos e pessoais deixam o ambiente leve e claro. 

Marcenaria também projetada no quarto traz home office que se transforma em penteadeira | Foto: Henrique Ribeiro

Banheiro

Repleto de nichos e gavetas, organização é o que não falta nesse banheiro do casal e no lavabo | Foto: Henrique Ribeiro

O banheiro do casal também entra em harmonia com as escolhas decorativas do quarto: o aspecto delicado e clean do revestimento cerâmico, junto com os nichos em marcenaria, permitem a organização para objetos e itens de higiene. Cada componente do banheiro traz uma bagagem afetiva e conta um pouco com o estilo dos dois.

Sobre a PB Arquitetura
O escritório é liderado pelo casal Priscila e Bernardo Tressino, desde 2010. Se conheceram na faculdade de arquitetura e juntos somam diversas especializações, com destaque nas áreas de design de interiores e paisagismo. Possuem mais de 10 mil m² de obras realizadas, com a colaboração de equipe 100% formada por arquitetos.

Os profissionais possuem larga experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e paisagismo. Os sócios participam ativamente de todos os detalhes e etapas dos processos, realizados com responsabilidade e dedicação. Marcados por um estilo contemporâneo e criativo, surpreendem por revelar a essência dos clientes com identidades autênticas, agradando desde os mais elegantes até os mais excêntricos.

Para quem valoriza o que há de mais moderno no mercado, o escritório oferece a possibilidade de navegar nos futuros ambientes, através de óculos de realidade virtual e projetos 3D de altíssima qualidade.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *