Siga-nos

Construção Civil

Previsões para o setor da construção civil em 2022 apontam crescimento

Setor da Construção prevê crescimento de 2% em 2022 com a abertura de novos canteiros de obras residenciais e novos empreendimentos em Barreiras…

Publicado

em

Desenvolvimento Urbano

Vista de Barreiras, Oeste da Bahia | Foto: Reprodução Skyscraper City

Vários fatores deverão contribuir para que a indústria da construção siga em expansão neste ano de 2022. Entre eles, destacam-se a contínua demanda pela casa própria em todos os segmentos da população, o investimento em imóveis como ativos seguros; o crescimento dos investimentos privados em infraestrutura e investimentos públicos costumeiros em anos eleitorais como este.

De acordo com o SindusCon-SP e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o PIB da construção deva crescer cerca de 2% em 2022, alavancado pelo desempenho das construtoras, que deverão registrar uma expansão de cerca de 4% no valor agregado.

A previsão é de crescimentos de 4,5% no segmento de edificações, 3,7% no de infraestrutura e 3,5% nos serviços especializados da construção, enquanto os demais, como as obras de reformas e de autoconstrução do segmento informal, devem registrar queda de 0,6%, na comparação com 2021.

Desenvolvimento Urbano
Pavimento superior da Igreja Batista Caminho do Rei | Foto: Reprodução Adax Engenharia

Assim como ocorreu em 2021, mais uma vez a construção deverá gerar obras, emprego e renda, mantendo seu protagonismo na economia real. De modo geral, esperam-se incrementos de 5% no contingente que trabalha em edificações, 4,6% em serviços especializados, 3,3% em infraestrutura e 4,4% no emprego formal do setor.

Em Barreiras, Oeste da Bahia, a previsão é de que esse setor deverá continuar crescendo, assim como ocorreu nos anos anteriores. De acordo com informações divulgadas em novembro de 2021 pela atual gestão, o município pretende investir no aprimoramento dos serviços públicos voltados para esse segmento.

“O município de Barreiras vive atualmente uma realidade de crescimento e desenvolvimento em diversos setores, dentre eles, esse do ramo imobiliário”. Destacou Dr. Túlio Viana, procurador geral do Município.

Desenvolvimento Urbano
Vista de Barreiras, Oeste da Bahia | Foto: Reprodução Skyscraper City

Já o secretário de infraestrutura, João Sá Teles, e o diretor de tributos, Emerson Romeu, explicaram sobre as ações já realizadas pela Gestão Municipal com objetivo de dar mais celeridade aos processos administrativos, bem como sobre os projetos em andamento que facilitam o empreendedorismo do município.

A Capital do Oeste se destaca em vários segmentos, e após se consolidar como o 10º município mais populoso e a 9ª economia do estado da Bahia em 2021, tem atraído cada vez mais investidores que depositam em Barreiras a confiança de expansão dos seus negócios em diversos setores, principalmente na construção civil.

Isso significa que Barreiras terá no ano de 2022, mais investimentos nesse setor, maior geração de emprego e renda e mais crescimento da taxa de expansão do município, que, conforme estudo da consultoria Urban, aponta Barreiras como a 18ª melhor cidade do país para se investir no setor imobiliário, apesar da crise financeira em que o País se encontra.

Desenvolvimento Urbano
Obra da farmácia Preço Baixo | Foto: Reprodução Adax Engenharia