Siga-nos

Construção Civil

PISO PARA BANHEIRO:
Conheça os principais materiais para revestir

Entre os diversos pisos disponíveis no mercado, o porcelanato é o mais procurado por quem está buscando um bom material para revestimento do banheiro…

Publicado

em

Piso para Banheiro

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução Portal Vida Livre

O banheiro é um local que exige limpezas frequentes. Com diferentes opções de materiais no mercado, o banheiro passou a ter personalidade junto com os demais ambientes da casa. Além de decorar, escolher o melhor piso para banheiro é imprescindível pensar na qualidade tanto do piso escolhido como da colocação do revestimento de parede que deverá ser executada por mão-de-obra qualificada.

Atualmente há uma infinidade de pisos para banheiro e a primeira coisa a considerar é o que mais agrada, ou seja, o estilo de quem está construindo. Depois, o uso deste piso para banheiro e a sua segurança, pois como é uma área molhada, exige um piso que não seja escorregadio.

Sendo assim, o primeiro aspecto a considerar é que o piso deve ser fácil de limpar. Um segundo fator, não menos importante, é a sua segurança. O piso mais recomendado é aquele não muito antiderrapante, mas não tão liso também. E importante também, avaliar a resistência, a durabilidade, a funcionalidade e a beleza.

Entre os diversos pisos disponíveis no mercado, o porcelanato ainda é bem procurado por quem está buscando um bom material para revestimento do banheiro. Isso ocorre porque o porcelanato oferece alta resistência à abrasão, é durável, bonito, impermeável e pode ser instalado com facilidade. E ainda: as placas de porcelanato podem ser encontradas em grande variedade de cores e formatos.

Piso para Banheiro
Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução Blog da Meber

Para conviver bem com a constante molhação dos banheiros, as pastilhas de vidro – material para revestimentos bastante utilizado em paredes – são uma opção interessante. Por serem pequenas, as pastilhas ajudam a causar uma impressão de amplitude. A variedade de cores é enorme, mas seu preço, quando comparado ao dos pisos tradicionais, é mais alto.

Independentemente do ambiente, o porcelanato polido é o queridinho do momento. Ele é bonito e valoriza a decoração por conta do brilho, além da grande opção de cores e formatos. A limpeza também é um ponto forte já que é rápida e fácil. A desvantagem, no caso do banheiro, é que ele é muito escorregadio quando molhado. Portanto, deve ser evitado principalmente na área do box.

O Porcelanato acetinado é uma opção que se adapta melhor ao banheiro. Não é tão escorregadio e tem menos brilho que o polido. Tem a vantagem de não refletir tanto as luzes, o que não cansa e deixa o piso mais aconchegante, além de oferecer maior resistência, principalmente aos riscos.

Como é menos escorregadio, pode ser instalado inclusive na área do box e continua sendo fácil de limpar. Os pisos em material acetinado são considerados como pisos que proporcionam um baixo risco de queda, já que as superfícies naturais ou acetinadas possuem maior coeficiente de atrito, quando comparadas às superfícies lisas. Ou seja, os pisos de porcelanato natural possuem maior resistência ao escorregamento.

Já que madeira e água não combinam, existe opção para quem quer que o piso do banheiro tenha cara de madeira. O porcelanato amadeirado reúne a resistência do piso e o aconchego da madeira. Alguns contam inclusive com as ranhuras da madeira, o que deixa o piso menos escorregadio. É de fácil limpeza. Porém, o custo é um pouco mais alto que os outros tipos de porcelanato.

As pastilhas são mais utilizadas em paredes, mas já aparecem também como opção de piso. O tamanho pode ser o maior diferencial uma vez que dá a impressão de ampliar o espaço. A diversidade de cores, de tipos e de estilos também proporcionam várias opções de criações. Porém são um pouco mais caras em relação à outras opções de piso, além de exigir muito cuidado no rejunte. Em se tratando de limpeza, cuidado com rejunte branco, mais difícil de limpar.

Piso para Banheiro
Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução Pointer

Considerando que o piso será aplicado em uma área molhada, esta é a opção mais segura para evitar escorregões e quedas é o antiderrapante. O interessante é que existem várias opções para este tipo de piso, emborrachado, pedra, cerâmico e outros. A limpeza dá um pouco mais de trabalho, principalmente quando se trata de piso cerâmico, por conta da sujeira que pode se acumular no acabamento áspero.

O porcelanato líquido liso é uma opção mais moderna de piso para banheiro. Fica lindo, pois além de não ter rejunte, amplia o banheiro, sem contar com a possibilidade de aplicar desenhos que dão um efeito 3D. Como não tem rejuntes nem junções, é prático para limpar e a oferta de cores e estilos é enorme. Mas é liso e, por isso, deve ser evitado na área do box. O preço também pesa: é muito mais caro que as demais opções.

Vale ressaltar que poderá ficar um pequeno desnível nos rodapés e soleira da porta, mas que, dependendo da espessura do novo piso, poderão não comprometer visualmente.

Em Barreiras, o piso cerâmico é muito usado nos banheiros. Com sua grande variedade de cores e estilos, é também uma ótima alternativa. Com ele, é possível dar um toque mais pessoal à decoração do ambiente. Seu custo compensa. Uma desvantagem é que se trata de um material mais temporal. Ou seja, marca uma época e em cinco ou sete anos pode parecer antigo demais.

Deste modo, antes de decidir pelo piso para o banheiro, é importante consultar profissionais em decoração e pedir sugestões de marcas de qualidade. O decorador ou o arquiteto são os melhores especialistas para aliar as necessidades ao custo-benefício. São tantas as opções de piso para banheiro que fica difícil escolher qual oferece o melhor custo-benefício e ainda deixar o ambiente mais bonito.

Fala Barreiras