Siga-nos

Construção Civil

PEDRAS NATURAIS PARA REVESTIMENTO DA CASA:
Saiba quando, como e onde usar esses tipos de pedras naturais para revestimento

As pedras estão entre os materiais mais resistentes e duráveis da natureza, são ideias para revestimentos onde o sol e a chuva podem facilmente destruir outros tipos de revestimentos mais frágeis…

Publicado

em

Pedras Naturais

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Pixabay

Há séculos as pedras acompanham o homem em projetos de construção dos mais variados tipos, desde casas até pontes e estrada. E isso não é por acaso. As pedras estão entre os materiais mais resistentes e duráveis da natureza. Por isso, são ideias para revestimentos, especialmente em áreas externas, onde o sol e a chuva podem facilmente destruir outros tipos de revestimentos mais frágeis, como a madeira, por exemplo.

O revestimento com pedra natural é uma ótima aposta para criar ambientes repletos de personalidade e em sinergia com a natureza. Se antes o uso de rochas era associado ao paisagismo, e usado apenas nos ambientes externos hoje é possível contar com esses elementos para compor paredes e trazer um charme especial dentro de casa. O uso de pedras na decoração pode trazer um aspecto aconchegante e delicado. Quando combinada a madeira, as pedras realçam uma decoração mais rústica e natural. Já quando combinada a materiais como vidro e aço, as pedras facilmente esbanjam modernidade.

As pedras não mancham, não perdem a cor, não apodrecem, nem são alvo de insetos. Isso significa que o revestimento de pedra permanecerá como novo mesmo após anos da instalação. Para escolher o tipo de revestimento de parede com pedras naturais, é preciso ter em mente o estilo e o padrão de decoração que deseja adotar para a casa como um todo. É possível optar por um revestimento mais rústico, usando pedras brutas e naturais, como a São Tomé ou Portuguesa, ou por um revestimento sofisticado, como o mármore.

Comparado a outros tipos de revestimento, as pedras oferecem uma manutenção muito mais simples e prática. Os modelos de pedra lisa, como granito e mármore, são ainda mais fáceis de limpar, uma vez que a superfície não acumula pó e outras sujeiras. O revestimento de pedra também tem a vantagem de não sofrer com os danos causados pela ação do tempo, como o sol e a chuva, fazendo com que não haja necessidade aplicação de produtos protetores, como acontece com a madeira e o ferro, por exemplo.

Atualmente, há uma extensa variedade de tipos de pedra para revestimento que podem ser usados para ampliar a personalidade do local e garantir uma primeira impressão incrível da casa. Ao usá-las na fachada é possível garantir que a casa se destaque das demais.

Para revestimento exterior, há várias opções para fachada, como por exemplo o granito, uma pedra de revestimento para muro e fachada bastante conhecida que além de possuir cores mais mescladas por causa da disposição interna de é uma pedra mais dura e forte que o mármore. É possível encontrar granitos com acabamento escovado, flameado e jateado, além de diversas opções com padrões e cores diferentes. O granito é resistente não apenas em relação ao contato com a chuva, sol e poeira, mas também ao impacto, arranhões e manchas. Isso quer dizer que a boa aparência da pedra pode durar décadas.

Dessa forma, se torna uma opção muito resistente, além de bonita, aliando dois benefícios valiosos para quem está reformando a fachada de casa. Ele também pode ser usado para pisos e paredes da área interna da casa, em cômodos como sala e cozinha.

Já a pedra ardósia é composta por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso. Como resultado tem-se uma pedra resistente, com cores e padronagens distintas em cada peça. As cores mais comuns são cinza, grafite, preto, vinho, verde e ferrugem (multicolorido) e suas respectivas variações.

Um diferencial é a sua capacidade de isolamento térmico, garantindo a manutenção de um ambiente mais fresco. Além disso, sua resistência a variações climáticas, riscos e arranhões se traduz em durabilidade e sua cor se mantém por décadas. Além de usada como opção para fachadas de casas revestidas com pedras, também pode ser instalada como piso por suportar bastante peso e ser antiderrapante.

O quartzito é resistente e tem como principal componente o quartzo.  É uma pedra muito requisitada por sua beleza, que se assemelha ao mármore.  Os quartzitos podem apresentar cores muito raras e são muito valorizados por isso. É uma pedra de revestimento externo bastante sofisticado que se assemelha ao mármore. Apesar de ser muito requisitada por sua beleza, não deixa a desejar no aspecto durabilidade e resistência ao sol e produtos químicos.  Também pode ser usada no piso e parede interna.

A pedra São Tomé – um tipo de quartzito – é uma das opções mais buscadas de pedra de revestimento para fachada. Resiste por décadas a manchas, arranhões, chuva, sol, vento e outros agentes naturais. Não absorve calor e ajuda na manutenção da temperatura do ambiente. Também pode ser usada em pisos, sendo indicada principalmente para áreas externas.  É uma opção de pedra de revestimento bastante sofisticada podendo criar ambientes elegantes quando usada em paredes texturizadas de áreas internas, como salas de estar, jantar e jardins de inverno.

Portanto, para quem deseja uma casa sofisticada, com acabamento mais resistente e seguro e que contribuem com a beleza e a originalidade do projeto, pode investir em paredes revestidas com pedras naturais. O importante é conversar com um arquiteto para saber como combinar com outras peças como bancadas, móveis e objetos de decoração, sem deixar o ambiente visualmente estressante e poluído.