Siga-nos

Construção Civil

Morar em condomínio fechado é morar bem?

Veja as vantagens e desvantagens que essa modalidade de moradia oferece…

Publicado

em

Condomínio Fechado

Imagem meramente ilustrativa | Figura reprodução Cataguá

Em geral, morar em um condomínio fechado tende a ser uma ótima opção, especialmente para famílias que têm como foco a qualidade de vida. Os pontos fortes são segurança, tranquilidade e lazer.

Condomínios contam com os mais diversos investimentos em segurança, como câmeras, cercas elétricas, além de alarmes, serviço de ronda e portaria 24 horas. Ninguém entra sem se identificar, e tudo o que acontece nas áreas comuns é monitorado.

Ter uma área de lazer completa é outro benefício de morar em uma casa em condomínio. Com opções de lazer e entretenimento em um local seguro, espaçoso e seleto, esses locais geralmente contam com parques e áreas verdes, o que torna o ambiente bastante agradável.

Outra vantagem é que os condomínios fechados são mais seguros do que bairros abertos, pois geralmente têm diversos recursos de segurança. Essa é justamente uma das características que mais atraem famílias para esse tipo de moradia, pois aumentam a tranquilidade no dia a dia.

Ao deixar a casa sozinha para uma viagem rápida, por exemplo, não há com o que se preocupar. Além disso, as normas de convivência, como a existência de um horário limite para uso de equipamentos ruidosos ou música alta, possibilitam um sossego maior durante a noite. Isso nem sempre é garantido em casas de ruas abertas.

Além disso, também oferecem uma infraestrutura completa aos moradores.  Para famílias com crianças, é ainda mais benéfico, pois garante a elas um excelente espaço de recreação aliado à segurança que todo pai e mãe desejam.

Um condomínio residencial fechado costuma ir além do simples conceito de morar, sendo ideal para quem busca viver com mais qualidade de vida e bem-estar. Por isso, além de uma infraestrutura completa, alguns residenciais trazem diferenciais para oferecer melhores experiências aos moradores.

O empreendimento pode oferecer, por exemplo, espaços arborizados, parques e grandes áreas verdes. Além disso, como o espaço é muito amplo, é possível investir em projetos sustentáveis, como hortas com compostagem, reaproveitamento de água, energia solar, entre outros.

Por outro lado, embora não possa ser considerado, de imediato, uma desvantagem, o excesso de normas tende a ser um incômodo para algumas pessoas.

Muitos fatores são controlados em um condomínio fechado: acesso, reformas, convivência, manutenção e assim por diante. Apesar de poder manter sua privacidade dentro do lar, os condomínios fechados são propensos à convivência com os vizinhos. Afinal, há uma relativa proximidade entre as casas, o compartilhamento de áreas comuns, entre outros. Sendo assim, se você prefere um ambiente mais reservado, pode ser válido escolher outra alternativa.

Decidir coletivamente faz parte da rotina de um condomínio. Lembre-se de que isso inclui a realização frequente de assembleias, reuniões, entre outros. O fato é que nem sempre você ficará ao lado da maioria. Portanto, será preciso fazer concessões e lidar com divergências nesse sentido — discussões e acordos fazem parte desse tipo de convivência. Além disso, morar em um condomínio fechado é um pouco mais caro, então, o fator financeiro também pesa na comparação.