Siga-nos

Construção Civil

Construção do Parque da Cidade e Transformação do Centro Histórico

Prefeito Zito Barbosa anuncia licitação para contratar empresa responsável para iniciar a obra de construção do Parque da Cidade e revitalização do Centro Histórico de Barreiras…

Publicado

em

Centro Histórico

Maquete do pré-projeto de requalificação do Centro Histórico de Barreiras

No Centro Histórico de Barreiras, Oeste da Bahia, estão concentradas as ruas e praças mais antigas da cidade e onde ainda se pode apreciar os casarões construídos no final do século XIX e no século XX.

A revitalização do Centro Histórico, anunciada em janeiro de 2020, é um projeto da Prefeitura de Barreiras que se comprometeu a fazer do local um lugar aprazível, valorizando a arquitetura centenária dos casarios e oferecendo aos cidadãos a possibilidade de visitação, caminhadas e lazer. Tais itens integraram o estudo preliminar do projeto arquitetônico de requalificação de ruas, praças e logradouros do local, entregues em 30 de janeiro daquele ano ao prefeito Zito Barbosa pela equipe de arquitetas contratadas.

Em janeiro 2020, em sua posse para o segundo mandato, cerimônia realizada na Câmara Municipal de Barreiras, o Prefeito Zito Barbosa enfatizou a necessidade de requalificação do Centro Histórico de Barreiras como uma prioridade e assumiu o compromisso com a população em concretizar essa obra, que em sua execução, na primeira etapa, seriam requalificadas as Praças Coronel Antônio Balbino, Landulfo Alves, Bailon Boa Ventura e os becos que unem as ruas paralelas do Centro Histórico.

Centro Histórico
Casario no Centro Histórico de Barreiras | Foto: Raimundo Alves | Reprodução Flickr

“Esta revitalização é prioridade para nós. Hoje temos um Centro Histórico com um grande potencial, mas pouco explorado que acabou se tornando queixa de comerciantes e da população. A proposta é ampla, com áreas específicas para circulação de pedestres, ruas compartilhadas, estacionamentos flexíveis que podem ser fechados aos finais de semana, iluminação cênica em prédios antigos, áreas verdes, entre tantas outras melhorias. Vamos fazer do Centro Histórico de Barreiras uma área turística, de visitação, compras e lazer, digna da Capital do Oeste”

, afirmou o prefeito na época.

Em entrevista ao Falabarreiras, o prefeito Zito Barbosa esclareceu que a obra não foi iniciada ainda por causa de problemas com a empresa contratada que não cumpriu com o acordo firmado. “Fizemos a licitação ano passado e a empresa vencedora infelizmente não cumpriu com o contrato. Foi assinado o contrato, dada a ordem de serviço, mas infelizmente e infelizmente também por conta de toda uma burocracia que existe do setor público, demoramos muito tempo para cancelar esse contrato. Nós vamos, ainda esse ano se Deus quiser, fazer uma nova licitação e ainda esse ano nós queremos dar ordem de serviço também para construção desta grande obra de revitalização de todo o centro histórico que irá integrar também essa obra do Parque da Cidade”.

Centro Histórico
Rua Rui Barbosa, próximo à Praça Duque de Caxias (Praça do Coreto), no Centro Histórico de Barreiras | Foto: Reprodução Jornal Gazeta do Oeste

De acordo com o Prefeito, a licitação para contratar a empresa que irá construir o novo Parque da Cidade, que será no Parque de Exposição Geraldo Rocha, foi divulgada esta semana. Segundo ele “haverá uma integração através de uma passarela do lado da ponte Ciro Pedrosa para facilitar o trânsito e melhorar a mobilidade das pessoas entre as duas áreas”.

Fala Barreiras