Siga-nos

Construção Civil

Conheça o processo de construção de uma casa

Publicado

em

Cada vez mais pessoas trocam o aluguel ou a compra de uma casa pela ideia de construir um novo lar do zero, mas essa não é uma missão fácil. Para não haver problemas é preciso lidar com documentação, contratação de mão de obra, materiais e a obra em si. 

Antes de iniciar um projeto desse tipo, é preciso conhecer os detalhes inseridos no contexto de um planejamento mais amplo para a construção de uma casa. Ao esclarecer como esse processo funciona, também é possível dar algumas dicas bastante relevantes. 

Para valer a pena a construção de um edifício completamente novo em um terreno junto com toda a energia, tempo e investimento que isso demanda, a construção precisa ser considerada um investimento a longo prazo tanto para morar quanto para negócios futuros.

Projetar uma casa grande que vai receber móveis modernos de luxo ou casas populares demandam o mesmo esforço de organização e de planejamento antes e durante a construção do imóvel no terreno. 

Além da obra, existe a importância da atenção a alguns fatores relevantes de legislação e retirada de documentações que viabilizam uma construção que cumpra todas as normas de segurança durante a construção e em seu resultado final. 

Antes mesmo da escolha do terreno, quem vai investir em uma construção de casa nova precisa levar em conta a vizinhança em relação a segurança, a localização e os serviços próximos, a tranquilidade da rua e outras dezenas de fatores. 

Por conta de todas essas questões a serem respondidas, a recomendação é que quem quer comprar um terreno para construir não tome nenhuma decisão de forma apressada ou de improviso. Afinal, cada decisão pode interferir no custo ou no resultado da obra. 

Como é o planejamento da construção de uma casa

O sonho da casa própria que ilumina as expectativas e desejos de boa parte da população brasileira sempre foi um símbolo de conquista, ainda mais quando a construção parte da escolha do terreno até os detalhes finais da construção de um imóvel. 

Mais do que qualquer modelo de moradia, construir uma casa do zero é uma ação que liga as pessoas a esse ambiente, não só por parte do relacionamento afetivo com cada tijolo empenhado no projeto, mas porque permite uma personalização completa do ambiente. 

Ainda que possa não parecer, construir uma casa é tão difícil quanto construir um ambiente de indústria, cuja grande dificuldade exige, por exemplo, que se faça apelo ao uso de uma solda industrial.

Mas vale a pena, já que, além de poder deixar todo o ambiente, até os mínimos detalhes com a cara dos moradores, essa construção permite que a casa consiga atender demandas especiais relacionadas ao dia a dia e ao futuro de quem vai residir nesse espaço. 

A construção pode até parecer algo demorado, mas com o planejamento e a execução mais efetiva, é possível reduzir bastante o prazo de entrega e o custo de investimento sem abrir mão da qualidade apenas com organização e pesquisa de mercado. 

Antes da área virar cimento e as obras começarem existe muito trabalho para realização de uma construção com sucesso, desde a compra dos materiais até a contratação de mão de obra especializada e capacitada os passos de planejamento são essenciais. 

Tanto na compra quanto na contratação não é momento de economizar, mesmo que se possa adequar a estrutura para os custos desse projeto, realizar a instalação elétrica exterior precisa contar com o melhor profissional e os melhores equipamentos. 

Na construção de uma casa é preciso levar a sério a premissa de que o barato pode sair muito caro, além de prejudicar a vida útil das estruturas, materiais de baixa qualidade tendem a fazer a obra durar mais e com isso gerar mais custos até sua conclusão. 

Dicas importantes para quem quer construir uma casa

Pessoas que querem construir uma casa têm que levar em consideração uma grande série de questões relevantes não só para a obra, mas para que esta possa garantir um atendimento a todas as demandas ao longo do tempo de moradia, nesse espaço novo. 

Cada construção pode ter as suas necessidades ao mesmo tempo que materiais como o perfil para drywall teto, e outros precisam de um atendimento todo especial a suas demandas, não havendo, assim, uma receita para planejar a construção de um imóvel. 

Antes de mais nada, até de explicar algumas dicas para que a construção de uma nova casa tenha êxito é importante reforçar que as particularidades são importantes e devem sempre ser levadas em consideração. Transposto isso, algumas dicas são: 

  • Atenção à escolha do terreno da casa; 
  • Definição de um orçamento para a construção; 
  • Elaboração de um projeto estrutural; 
  • Administração de toda a documentação necessária; 
  • Contratação de mão de obra especializada; 
  • Definição de um cronograma de obra; 
  • Realizar a compra de todo o material; 
  • Atenção à questão de segurança; 
  • Foco na finalização dos detalhes. 

Mesmo que a casa não seja um galpão industrial que ocupa materiais de desenvolvimento de máquina, um lar precisa ter diferentes demandas do dia a dia atendidas pela sua estrutura, essas demandas devem estar em mente desde a primeira ideia de projeto. 

Mesmo que em alguns casos o terreno escolhido não seja da escolha dos futuros moradores por que ele foi dado como presente ou herança, essa é uma das primeiras questões que devem ser levados em consideração. 

Além de pensar na localização a partir dos serviços que existem na proximidade ou no tempo até o trabalho, existem outros pontos que podem e devem ser levados em consideração no contexto da construção da casa como a topografia e a orientação solar. 

Nem sempre aquele guarda roupa planejado solteiro vai caber no bolso, mas a mesma coisa não pode acontecer no contexto de uma obra, cada elemento que deve ser comprado é essencial e a sua qualidade precisa ser a melhor que estiver à disposição. 

Para garantir a compra de materiais de qualidade sem criar uma grande dívida é preciso se planejar, o orçamento é um recurso muito relevante, mesmo com a sua flexibilidade ele será o fio condutor, o guia e o limitador de quanto pode ser investido dentro desse contexto. 

Com o orçamento em mãos, tanto uma pessoa física que está construindo a sua casa quanto uma empresa terceirizada de jardinagem já pode fazer o primeiro esboço no que será, após as obras, o resultado final do novo imóvel. 

Essa é a fase de planejamento e estruturação do projeto, possivelmente esse é o primeiro momento em que a ajuda de um especialista de engenharia e arquitetura é indispensável. 

Além de contar com profissionais que vão garantir a segurança da construção, as prefeituras exigem uma série de documentações para checar que a obra está seguindo todos os parâmetros reduzidos para o seu resultado final e no dia a dia de trabalho. 

O descarte de entulho e até a própria altura do imóvel também são fatores avaliados pela prefeitura. Então, é importante que quem está construindo mantenha os olhos atentos para evitar multas salgadas e outras dores de cabeça no futuro. 

As obras precisam ser administradas, seja pelo próprio futuro morador ou por um chefe de obras contratado. Com essa gestão, é possível criar um cronograma de construção e, seguindo ele à risca, é possível ter um prazo melhor definido.

Considerações finais

O sonho da casa própria ainda ronda o imaginário coletivo do brasileiro. Muitas vezes esse sonho não passa pela compra de uma casa já construída nos grandes centros urbanos cada vez mais cheios, mas, sim, pela construção de uma casa em um terreno do zero. 

Para isso, muitas vezes, as pessoas pensam que é necessário investir muitos recursos na contratação de mão de obra, compra de material e a contratação de empresas para realizar um programa de gerenciamento de riscos na construção civil, mas isso não é verdade. 

Construir uma casa realmente não é algo que pode ser feito de improviso. Para construir uma casa, é preciso pesquisar muito e contar com alguns especialistas para garantir a segurança e a viabilidade do projeto antes e depois das obras. 

Desde a escolha do terreno, seu preparo e todas as etapas de planejamento e execução da obra até o ato de pendurar os primeiros porta-retratos do novo lar, existem muitas questões para resolver, e todas elas são extremamente importantes para o resultado final da casa. 

Uma das grandes questões na elaboração de uma obra e na estruturação de uma casa é o orçamento. Desde o primeiro até o cumprimento dos valores que surgem no decorrer da obra devem entrar nas contas para evitar maiores custos e mesmo atrasos da entrega final. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fala Barreiras