Siga-nos

Construção Civil

Conheça a telha sanduíche

As telhas termoacústicas são mesmo tudo o que prometem? Veja a opinião da Arquiteta e Urbanista barreirense, Lorena Coelho…

Publicado

em

Telha sanduíche

A telha sanduíche é comumente utilizada em comércios, mas se adequa perfeitamente em residências | Foto: Reprodução Aço Plano

Conhecida também como telha termoacústica, a telha sanduíche é um dos melhores modelos de telha quando o assunto é vedação e isolamento. A telha sanduíche é formada por duas chapas de metal, em sua maioria, feitas em aço galvanizado. Entre essas duas chapas existe uma espécie de isolante, que pode ser feito de poliuretano ou isopor, mas o poliuretano confere um isolamento ainda melhor.

É exatamente por causa desse processo de fabricação que faz com que a telha seja conhecida como telha sanduíche. O interior da telha ainda é formado por alguns outros materiais químicos – de nomes até difíceis de pronunciar – como o poliestireno e poliisocianurato. Todos eles, em conjunto com a rocha e a lã de vidro, garantem a eficácia da telha sanduíche.

Para comércios, casas de show e bares essa telha é perfeita, principalmente devido ao isolamento acústico, mas nada impede que ela seja utilizada também em projetos residenciais. Alguns fabricantes de telha sanduíche garantem que o isolamento acústico pode chegar a até 90%. Mas entre as vantagens mais interessantes é que esse tipo de telha atua também no controle de focos de incêndio, tornando-a uma opção muito segura. A telha sanduíche também não absorve água, então evita o aparecimento de goteiras e vazamentos.

A principal desvantagem da telha sanduíche é com rel ação ao preço e aplicação, que só pode ser feita por profissionais especializados. Ela é bem mais cara que outras telhas, mas pelas qualidades que oferece, o resultado acaba valendo a pena.

Telha sanduíche
As telhas sanduíche proporcionam um melhor conforto térmico e acústico | Foto: Reprodução Ferraço

De acordo com Lorena Coelho, Arquiteta e Urbanista de Barreiras, Cau: A266631-6, “as telhas sanduíches, também conhecidas como termoacústicas, prometem melhor conforto térmico e acústico dentro do ambiente, uma vez que são compostas por materiais isolantes, dispostos em camadas, que reduzem a oscilação de temperatura e de sons do ambiente externo para o interno. Devido a esses benefícios, é uma excelente opção para comércios no geral, mas pode ser utilizada também em residências. As telhas sanduiches também atuam no controle de focos de incêndio e evita o aparecimento de goteiras e vazamentos por não absorverem água. Outra vantagem, para além das questões técnicas, é que as telhas podem compor esteticamente os ambientes e ficarem à mostra (sem a necessidade de forros, por exemplo) por possuírem uma diversidade de cores e aplicação, sendo utilizadas até mesmo em paredes internas, balcões e fachadas. Se formos falar em desvantagens, a principal ainda é o preço elevado e a necessidade de mão de obra qualificada para garantir uma boa instalação e, consequentemente, a durabilidade garantida pelos fornecedores”.

O preço das telhas sanduíches costumam ser contabilizado nos revendedores através da medida por metro quadrado. Atualmente esse modelo de telha pode ser encontrado através de diversos fabricantes e por valores diversos, dependendo da região.

Telha sanduíche
A desvantagem das telhas sanduíche é o alto preço | Foto: Reprodução Telhas Barreiro

Geralmente, os preços de telhas sanduíches de zinco e isopor varia de 44,00 reais a 72,00 reais por metro quadrado dependendo do modelo escolhido. Vale lembrar que além de ser impermeável, ou seja, não absorver água, ela também ajuda na economia doméstica, porque controla a temperatura ambiente e acaba dispensando o ar condicionado. Deste modo, O controle térmico que a telha fornece evita o superaquecimento das coberturas, evitando assim, a condensação e gotejamento de água.

Fala Barreiras