Siga-nos

Construção Civil

Como é feita a avaliação de imóveis?

Pretende vender ou comprar um imóvel? Conheça como é feita a avaliação da sua residência.

Publicado

em

Avaliação de imóveis

Se você está vendendo um imóvel, ou pensando em comprar um, com certeza já se perguntou como é feita a avaliação de imóveis.

Essa avaliação é fundamental para definir o valor dos imóveis, e precisa ser feita por um profissional competente para que todos sejam beneficiados na negociação.

Portanto, continue lendo o artigo até o final para saber tudo sobre avaliação de imóveis e como ela é feita.

Como é feita a avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis pode ser feita por diversos motivos, sendo talvez a mais comum para compra e venda de imóveis.

Mas, esse não é o único motivo para que seja feita uma avaliação de imóveis, pois esta pode ser feita para garantias, indenizações e outros motivos judiciais.

Entretanto, de qualquer jeito, se você está pensando em se mudar, é possível que você tenha que fazer a avaliação do seu imóvel, para que ele seja vendo.

Ainda, o ideal é que o imóvel que você deseja comprar também tenha sido avaliado, pois isso garante uma certa confiança para você.

Quando você avalia um imóvel, você dá a ele um valor compatível com o mercado e com as suas características.

Isso significa que você estará atribuindo um preço justo ao imóvel, atraindo compradores e melhorando as suas possibilidades de negociação.

Além disso, você passa a ter uma garantia, de quanto vale o patrimônio, e tem a possibilidade de se adequar às legislações, para então agir de acordo com as leis.

Por isso, se você deseja ven der um patrimônio, ou comprar, a avaliação deste é fundamental para você não sair prejudicado de uma possível negociação.

Mas, como é feita e quem faz a avaliação de imóveis?

Antes de mais nada, para fazer a avaliação de imóveis, você deve contratar uma pessoa, ou uma empresa, qualificada e especializada no setor imobiliário.

De preferência, um perito avaliador de imóveis, pois esse é um profissional que estudou para fazer esse trabalho e o fará da melhor maneira possível.

Portanto, o profissional treinado, irá avaliar o imóvel de acordo com as normas ABNT, e devem estar cadastrados no CNAI, Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários.

Então, esse profissional, depois de avaliar o imóvel, irá realizar um laudo de avaliação de imóveis com tudo relevante sobre o imóvel, assim como o seu valor.

E esse laudo fica com o dono do imóvel, como um documento que comprova o seu valor e suas principais características.

O que é avaliado?

Mas, afinal, o que é analisado durante essa avaliação? O que é levado em consideração na hora de se avaliar um imóvel?

Antes de mais nada, o valor do imóvel é sempre pensado de acordo com o mercado imobiliário, que está sempre mudando.

Portanto, cada região afeta muito o valor do imóvel, de acordo com a sua qualidade de vida, locomoção e outros fatores que fazem com que o imóvel tenha um valor maior, ou menos.

Mas, além disso, existem médias de preços para determinados tipos de imóvel, de acordo com o seu tamanho, quantidade de cômodos, e outros fatores físicos da residência.

Portanto, tudo isso é levado em consideração, junto com a localização e a valorização desse tipo de imóvel no momento no mercado imobiliário. Mas, não é só isso.

Por exemplo, o tempo que a casa foi construída e o seu estado de conservação também são analisados em uma avaliação de imóveis.

Ou seja, é visto se o imóvel está bem conservado, ou se está com algum problema que pode fazer com que o seu valor caia um pouco.

Por isso, durante a avaliação do imóvel, o perito irá analisar todos os detalhes da casa, como as paredes, o telhado, a fiação elétrica, o encanamento e todas essas áreas que podem dar problema e desvalorizar o imóvel.

Exatamente por isso, não é a mesma coisa fazer a avaliação por conta própria. Por mais que você consiga ver o preço médio, na sua região, para imóveis parecidos, esses detalhes você não tem como avaliar, e precisa de um profissional.

Para resumir

Então, a avaliação de imóveis é feita por um profissional do mercado imobiliário competente e que tenha estudado para isso.

Assim, você terá um laudo com a análise completa do imóvel, para que a negociação seja feita da melhor maneira possível.

E aí, o artigo foi útil para você? Se sim, deixe aqui seu comentário.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras