Siga-nos

Construção Civil

Como a tecnologia pode ajudar a escolher um imóvel

Se você está sem tempo para visitar imóveis para comprar, confira neste artigo o que a tecnologia oferece para te ajudar a escolher um imóvel.

Publicado

em

tecnologia para escolher imóvel

Foto: Pexels

Por: Apto

Atualmente, ninguém precisa mais sair de casa para pesquisar e comprar uma propriedade. Com apenas alguns cliques, é possível usar a tecnologia para escolher o imóvel que deseja e iniciar ótimas negociações.

A utilização da internet nos últimos anos está se tornando a principal ferramenta de negociação. O que antes não era visto com bons olhos pela maioria das pessoas, hoje se tornou ferramenta essencial para comprar e vender imóveis.

Por isso, neste artigo, você conhecerá alguns recursos tecnológicos como o tour virtual, a geolocalização e o simulador de financiamento. Essas são ferramentas para te ajudar a escolher o imóvel que deseja sem levantar do sofá.

O que fazer antes de usar a tecnologia para escolher um imóvel?

tecnologia para escolher imóvel
Foto: Pexels

O primeiro passo para comprar algo sempre será o planejamento, ainda mais quando a pesquisa inicial será feita pela internet.

Como o acesso à informação por meio dela é rápido e abundante, uma pessoa sem foco e direção pode facilmente gastar horas e horas pesquisando sem encontrar o que precisa.

Para evitar que isso aconteça, aprenda como comprar um apartamento e siga o mesmo roteiro de quem vai procurar um imóvel em uma imobiliária. Confira:

  • Decida se vai pesquisar por casa ou apartamento;
  • Defina as características do imóvel, como: quantidade de dormitórios, garagens, tamanho etc.;
  • Decida a localização do imóvel;
  • Saiba qual o preço está disposto a pagar;
  • Converse com as pessoas que vão morar com você; alinhar os interesses é fundamental para fazer uma ótima compra.

Quanto mais específico, melhor. Alguns detalhes como a cor das paredes são irrelevantes na hora de escolher uma casa, mas a segurança e a distância do trabalho até a casa, por exemplo, merecem um pouco mais da sua atenção.

Após anotar todas as informações, é hora de usar a tecnologia para escolher o imóvel dos seus sonhos.

Sites para escolher imóveis: uma tecnologia muito útil e prática

Antigamente, para encontrar um imóvel, usava-se o jornal de classificados ou eram feitas visitas a várias imobiliárias na região onde se desejava encontrar um imóvel.

Isso existe até hoje, mas não é tão eficiente e prático como os sites de imóveis. Imagine o investimento de tempo e dinheiro apenas para encontrar o imóvel desejado?

E em um site como o Apto, por exemplo, você consegue buscar imóveis sem sair de casa.

Marketplace como esse torna a sua busca muito mais simples por ser:

  • Funcional e prático: você digita a localização e acessa todos os imóveis disponíveis naquela região;
  • Possível encontrar fotos tanto do imóvel como da planta, facilitando muito na hora de decidir sobre o tamanho e a disposição dos cômodos;
  • Fácil de saber o preço da propriedade.

Por esse motivo, um site funciona como shopping imobiliário virtual, nele você tem acesso a todas as informações necessárias para comprar o seu imóvel.

Simulador de financiamento

Uma invenção que a tecnologia acertou em cheio para ajudar o comprador a escolher um imóvel foi a criação do simulador financeiro ou da calculadora do poder de compra

.

Agora você não precisa mais ficar perguntando para o corretor sobre as parcelas, as taxas de juros, as linhas de crédito etc. Você mesmo entra no simulador, coloca os dados e vai pesquisando até encontrar a melhor entrada, as melhores taxas, enfim, é possível fazer simulações sem se sentir constrangido por acreditar que está aborrecendo o vendedor.

tecnologia para escolher imóvel
Foto:  Pexels

Quem compra um imóvel precisa antes fazer muitas visitas até encontrar o que procura, e para muitas pessoas esse é um processo bastante complicado e demorado. Seja por falta de tempo, seja porque precisa levar a família inteira para conhecer os imóveis.

Por esse motivo, a visita virtual, ou o tour virtual como é mais conhecido, é uma ferramenta tecnológica que resolve essa complicação.

Dessa maneira, é possível visitar os imóveis que desejar, sozinho ou com toda a família, sem precisar sair de casa.

Essa ferramenta possui elementos de inteligência artificial e realidade virtual, então quando você coloca os óculos de realidade virtual consegue imergir no ambiente e simular uma caminhada para conhecer o imóvel e conhecê-los por todos os ângulos.

Devido à praticidade e à economia que essa tecnologia proporciona, tem aumentado cada vez mais o número de pessoas que preferem visitar os imóveis dessa maneira.

Sem dúvida, o tour virtual não substitui a visita final ao local, mas proporciona uma ideia real do espaço visitado.

O recurso da geolocalização

O quesito localização de um imóvel é, talvez, o mais importante na decisão de compra. Sabendo disso, os sites de imóveis disponibilizam a geolocalização para que os visitantes possam realizar visitas comparativas.

Ao entrar em um site como o Apto, por exemplo, você encontra um mapa com todas as opções de imóveis disponíveis, com o uso do cursor, ou um movimento de pinça no caso de acesso por dispositivos mobile, vai aumentar ou diminuir a área apresentada na tela.

Com o uso desse recurso, é possível fazer comparações do espaço físico do imóvel e dos preços, ele é muito útil para te ajudar a escolher um imóvel e marcar uma visita com o corretor.

Visitas por videoconferência

A última tecnologia para escolher imóveis que vamos te apresentar é a de visitas por videoconferência. Essa é uma alternativa muito prática para casos de conflitos de horário entre comprador e corretor.

Por exemplo, uma pessoa quer comprar apartamentos em São Paulo, mas trabalha em tempo integral ou em uma região muito distante. Por outro lado, o corretor só está disponível no horário comercial.

Esse recurso resolve, em partes, essa questão, pois o corretor pode ir ao local e por vídeo apresentar o imóvel. Apesar da desvantagem do enquadramento da imagem, dessa maneira o cliente ganha o tempo que perderia visitando o imóvel.

O vendedor, pode aproveitar a sua presença no imóvel e apresentá-lo a outros clientes ao mesmo tempo, ou na hora marcada. E depois das visitas que fez usando a tecnologia para escolher imóveis, só resta calcular o INCC  para concluir a sua compra.

Fala Barreiras