Siga-nos

Casa e Decoração

Sala de TV: dicas para iluminar o ambiente e curtir os jogos da Copa

Aprenda como preparar esse espaço com as orientações da Yamamura

Publicado

em

Projeto repleto de aconchego criado pelo escritório Fan Interior Design / Foto: de Emerson Rodrigues

No próximo dia 20 começa o tão aguardado Campeonato Mundial de Futebol 2022, que neste ano ocorre no Catar. Especialmente nesse período, a sala de estar e de TV serão os ambientes mais concorridos da família, já que todos ficarão ligados nos jogos, principalmente os da seleção brasileira. A expectativa é tanta, que muita gente já preparou uma decoração especial ou até comprou uma televisão nova. No entanto, é preciso ter atenção também com a iluminação desse local. Por isso, a Yamamura, especialista no segmento, aproveita para trazer dicas importantes. Confira a seguir!

Como iluminar a Sala de TV?

Tipo de Luz: a recomendação é optar, sempre que possível, pela luz indireta, ou seja, aquela em que luz é rebatida e depois se espalha de forma mais leve. Evite qualquer tipo de luz pontual, principalmente em cima do sofá, dos espectadores, ou em frente à TV, para evitar ofuscamento, reflexos e desconforto.

Temperatura de cor: utilize a temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e lâmpadas de menor intensidade para garantir um maior conforto visual, além da sensação gostosa de aconchego.

Embutidos de solo no piso e pequenos plafons no teto são responsáveis pela iluminação da sala de TV.
A luz quente proporciona o bem-estar / Projeto de Fan Interior Design e foto de Emerson Rodrigues

Posicionamento: dê preferência à instalação de peças de iluminação nas laterais das paredes, teto ou do piso para tornar o espaço mais agradável. E, aos que gostam de uma iluminação mais geral ou difusa, também pod em acrescentar um plafon ou perfil centralizado, para acompanhar o formato do ambiente.

Artigos de iluminação: entre as peças indicadas estão plafons discretos, trilhos com spots direcionáveis, arandelas, pequenos pendentes nas laterais dos sofás ou poltronas, além de luminárias de piso charmosas. 

Luminária de piso cromada em ambiente de Pietro Terlizzi / Foto de Emerson Rodrigues

Iluminação de apoio: para melhorar a experiência, deixe circuitos separados entre as iluminações centrais e as secundárias do espaço. A luz principal, representada em sua maioria por plafons, é mais utilizada como iluminação geral. E, para que o local fique com um aspecto mais cenográfico e aconchegante, aposte em luzes menos intensas nas laterais, como pequenos spots e arandelas, ou abajures e luminárias de piso ao lado do sofá e das poltronas.

Cenografia: que tal criar um ambiente cenográfico? Para isso, evidencie alguns detalhes da decoração, como texturas, prateleiras ou objetos decorativos. Para criar esse efeito, nos cantinhos que deseja valorizar, instale spots com trilhos direcionáveis ou perfis ou fitas de led em nichos.

Dimerização e Automação: para quem prefere versatilidade, ou divide a sala de TV com outros ambientes da casa, a dimerização (regulagem da intensidade da luz) ou a automação podem ser boas opções, por meio de peças específicas com essa função.

Sala iluminada com a linha Philips Hue / Divulgação

A Yamamura indica, por exemplo, a linha Philips Hue. Trata-se de um sistema de iluminação inteligente, composto por lâmpadas, luminárias e fitas de LED, que podem ser acionados por meio do aplicativo Philips Hue Bluetooth, do próprio smartphone. Assim, é possível realizar tanto a dimerização com temperaturas de cor que variam entre âmbar (2000K) a branco frio (6500K), podendo ser utilizada também como RGB (sistema de variação das cores). 

Sobre a Yamamura
A Yamamura, com 50 anos de história, se destaca no mercado por oferecer soluções completas em iluminação – tanto decorativa quanto técnica – alinhadas à qualidade, preço competitivo e um verdadeiro time de especialistas. Considerada a maior megastore do segmento de iluminação da América do Sul, a marca conta com um mix amplo de produtos, com destaque para os itens exclusivos e importados. A marca possui lojas na Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas, São Bernardo do Campo e Santo André, além de um Centro de Distribuição e a loja online.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras