Siga-nos

Construção Civil

Barreiras, uma explosão imobiliária

O satisfatório crescimento do mercado da construção civil…

Publicado

em

Explosão Imobiliária

Fim de tarde em Barreiras | Foto: Barreiras em Desenvolvimento

Depois de alguns anos praticamente estagnado, o mercado da construção civil finalmente deslanchou no Brasil e hoje o cenário é bastante promissor para este setor. Basta olhar para a cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, para perceber a quantidade de novos empreendimentos, reformas, outras obras relacionadas a construção de casas, apartamentos e outros empreendimentos imobiliários.

De acordo com a corretora de imóveis Aline Gobbi o perfil do consumidor barreirense “é principalmente aquele que trocou o aluguel pela segurança do lar próprio”.  Segundo a corretora,com o crescimento no setor, a cidade só tem muito o que comemorar. “O volume de vendas aumentou, de forma considerável, tanto de casas avulsas como de apartamentos. A pandemia deu uma guinada fora da curva para o mercado imobiliário e as vendas foram simplesmente excepcionais. Ainda podemos destacar o surgimento de novos prédios, casas e condomínios no munícipio”.

Explosão Imobiliária
Anoitecer na Capital do Oeste baiano | Foto: Barreiras em Desenvolvimento

A construção civil é a maior indústria do mundo. O setor representa 13% do PIB global de acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey Global Institute e publicada em junho de 2020. Para a empresária Marizete Bispo de Azevedo, proprietária da Santa Luzia Casa e Construção “a Região Oeste, principalmente, Barreiras, com uma economia pujante desde o setor de prestação de serviços até o agronegócio, vem despontando no cenário brasileiro e regional como referência de bons negócios. O reflexo da demanda solicitada e o bom momento da região vem alavancando o setor da Construção Civil”.

Ainda segundo Marizete, A construção civil é o setor que mais cresce na região pois empresas do setor imobiliário de outras regiões do país visualizaram o potencial e estão trazendo projetos e conceitos de empreendimento, agregando valor aos construtores locais que, ousa dizer, estão à frente do mercado. “São inúmeros projetos de condomínios, loteamentos, prédios, entre outros. Vemos, também, o setor público buscando melhorar a cidade, tanto na urbanização, quanto na infraestrutura. Temos empreendedores corajosos, inovadores, com determinação e muito amor pela cidade. Profissionais de alto padrão, engenheiros, arquitetos, designers, lojas especializadas, que estão transformando e adequando a tão falada capital do Oeste da Bahia. Acredito que Barreiras nos últimos anos andou, evoluiu, porém nos próximos, irá alçar voo”.

Explosão Imobiliária
Paisagismo se tornando realidade em Barreiras | Foto: Barreiras em Desenvolvimento

Conforme informa Ronilson, representante da RE/Max West em Barreiras, uma das maiores imobiliárias do Mundo, chegou o momento em que o poder maior está nas mãos do cliente. Segundo ele, “houve tempos de tamanha escassez de imóveis em nossa região, que você disputava a compra de imóveis que às vezes nem fazia muito o estilo do cliente, hoje o mercado mudou completamente e o cliente além de ter opções de escolha, participa até na construção de ideias durante o projeto. Isso provocou um crescimento saudável e uma satisfação ainda maior dos clientes, e o mais curioso, o mercado cresce infinitamente mais do que alguns anos antes”.

A Arquiteta Luiza Carvalho acrescenta ainda que Barreiras é uma cidade dinâmica, movimentada e sem dúvidas isso se reflete no mercado imobiliário. “Como arquiteta, vejo surgir diversas oportunidades de trabalho e inovação e consequentemente de desenvolvimento! A cidade não para! Barreiras é dinâmica, movimentada e sem dúvidas isso se reflete no mercado imobiliário! Como arquiteta, vejo surgir diversas oportunidades de trabalho e inovação e consequentemente de desenvolvimento! A cidade não para! E alinhado a tudo isso, vemos a importância da valorização dos projetos arquitetônicos e urbanísticos, fundamentais para se pensar em cidades com mais qualidade de vida”.

Explosão Imobiliária
Barreiras vista do alto | Foto: Barreiras em Desenvolvimento

Deste modo, o cenário de crescimento na construção civil de Barreiras é bastante satisfatório tanto para o cliente como para empresas e profissionais envolvidos nesse setor.

Com previsão de crescimento e novos investimentos para o mercado, a busca das construtoras é crescer cada vez mais junto ao mercado. A produtividade no setor tem grande potencial para melhorar pois atualmente existem facilidades sendo implementadas, como a gestão digital dos canteiros de obras, permitindo que o engenheiro ou responsável pelas obras foquem seus esforços em análises de informações estratégicas que possam trazer melhorias de produtividade, qualidade e redução de custos para a organização sem que ele perca o contato direto com sua equipe que está no canteiro de obras, pois as novas tecnologias facilitam essas interações.

Fala Barreiras