Siga-nos

Construção Civil

Barreiras comemora 131 anos de muitas mudanças e transformações

A urbanização mudou a cara da cidade nos últimos anos…

Publicado

em

Barreiras 131 Anos

Imagem aérea da Capital do Oeste, Barreiras/BA | Foto: Gabriel Barbosa (Bié)

A cidade polo do Oeste baiano comemora em 2022 seus 131 anos de emancipação política e celebra uma história de progresso e desenvolvimento. O crescimento da cidade levantou bairros inteiros e inúmeros prédios comerciais. O último censo do IBGE (2021) apontou que a população da cidade alcançou o número de 158.432 mil habitantes.

O município é um importante centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, turístico e cultural da região Oeste da Bahia e junto às suas cidades circunvizinhas, compõe a maior região agrícola do Nordeste, com destaque também para a agricultura familiar presente no município. Barreiras se tornou ainda cidade universitária, com funcionamento de diversas instituições de ensino superior, sendo duas públicas.

Barreiras ainda conta com um Distrito Industrial integrado ao sistema estadual com aproximadamente sete indústrias e agroindústrias (com empresas voltadas para o mármore, refrigerantes, velas, sacos plásticos, metalúrgicas e outros) instaladas e disponibilidade de lotes para futuros empreendimentos.

Barreiras 131 Anos
Barreiras oferece aos seus moradores belas paisagens | Fotos: Gabriel Barbosa (Bié)

E no setor agroindustrial encontra se presente no município uma multinacional  beneficiando a soja aqui produzida – grãos, farelo e óleo, A Cargill com uma planta industrial em Barreiras. O frigorífico para abate de bovinos, caprinos e ovinos, no município, promove o processo de verticalização da cadeia da carne produzida na região, FriBarreiras.

Encontra se também na cidade um frigorífico de abate de frangos do único frigorífico de aves da Região – Avícola Barreiras Ltda., adotando-se o sistema de integração e contando com a transferência de tecnologia da Embrapa Suínos e Aves. Algumas poucas beneficiadoras de arroz estão instaladas.

Atualmente, por causa do seu grande potencial nos setores do comércio e da prestação de serviços, Barreiras ocupa posição de destaque entre os maiores centros econômicos e populacionais do estado, e é uma das principais cidades da região nacionalmente conhecida como Matopiba. Barreiras é o décimo segundo município baiano mais populoso. Cortada pelo Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco, a cidade é atravessada por três rodovias federais.

Barreiras 131 Anos
O barreirense tem um sentimento de pertencimento com sua cidade | Fotos: 01 – Dircom Barreiras / 02 – Gabriel Barbosa (Bié)

A cidade se expandiu, atraindo cada vez mais pessoas. O crescimento populacional e econômico da cidade de Barreiras tem atraído diversos olhares tanto de investidores quanto de pessoas à procura de emprego. E, como consequência, aumentou a demanda por habitações fazendo com que grandes construtoras e imobiliárias se instalassem na cidade.

Atualmente é possível observar a sua “verticalização” através de grandes edifícios residenciais e comerciais que mudou rapidamente a aparência da cidade. Assim, a cidade de Barreiras passa por um momento de reformulação do seu espaço através da construção de bairros planejados e a utilização de diferentes tecnologias que priorizam a sustentabilidade na construção civil que colocou a cidade em posição de destaque.

Hoje já é possível oferecer aos seus moradores melhor qualidade de vida e infraestrutura adequada ao perfil de cada um, a partir de um projeto urbanístico com detalhamento das ruas, espaços destinados aos imóveis residenciais e comerciais, espaços de lazer, áreas verdes e outros atrativos.

A infraestrutura da cidade também mudou. Nos últimos anos a maior parte dos bairros de Barreiras foram asfaltados mudando a qualidade de vida dos seus moradores. É impossível não notar a mudança na pavimentação do município que tem cada vez mais propiciado o direito de ir e vir com segurança e dignidade aos seus moradores.

A transformação da infraestrutura de Barreiras é perceptível em toda a Capital do Oeste, através das obras que chegam à cidade e zona rural. De acordo com informações divulgadas no site da prefeitura, o objetivo é levar melhorias para o trânsito, conforto e qualidade de vida aos moradores.

Barreiras 131 Anos
O crescimento vertical harmoniza com a bucólica Barreiras de antigamente | Fotos: Gabriel Barbosa (Bié)

Enfim, são 131 anos de progresso e desenvolvimento que marcaram a história da cidade e a transformou na Capital do Oeste Baiano.

Fala Barreiras