Siga-nos

Comportamento

Carreiras construídas com base em inclusão, diversidade e valorização humana

No Dia Nacional da Consciência Negra, laboratório de medicina diagnóstica prova que crescimento profissional deve ser pautado por competência técnica e desenvolvimento pessoal…

Publicado

em

Consciência Negra

Alessandra Nogueira Nonato, colaboradora Grupo Sabin | Foto: Divulgação Grupo Sabin

Com 36 anos, a colaboradora Alessandra Nogueira Nonato, do Sabin Medicina Diagnóstica de Salvador, construiu uma carreira sólida na empresa, desde que ingressou como recepcionista para atender clientes de uma unidade da região em 2013. Por isso, neste dia 20/11, celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, dividindo as vitórias e os desafios do dia a dia com superiores e colegas de trabalho.

“Desde que fui contratada, pude avaliar a empresa e perceber que queria construir uma carreira no Sabin. Por isso, procurei me desenvolver e capacitar constantemente, com foco em objetivos maiores”, destaca Alessandra, uma das pessoas negras que exerce cargo de liderança na empresa. Essa motivação rendeu à colaboradora seu primeiro cargo de liderança, com apenas seis meses de empresa, como supervisora de recepção da unidade em que trabalhava.

Nos cinco anos seguintes, Alessandra teve a oportunidade de liderar uma equipe e substituir seu coordenador em férias e ausências. Graduada em Gestão em Logística, a colaboradora decidiu investir ainda mais na sua capacitação e concluiu uma pós-graduação em liderança estratégica. O conhecimento e a experiência adquiridos naquele tempo contribuíram para que a colaboradora passasse em mais um processo seletivo, agora para a vaga de coordenadora de recepção daquela mesma unidade. “A empresa já estava me dando a oportunidade de me desenvolver como coordenadora nos momentos de substituição, porque eu acompanhava todo o processo desenvolvido pela minha liderança dentro do Sabin”, destaca.

Durante quatro anos, Alessandra como coordenadora, até ser selecionada como supervisora do Núcleo de Atendimento Digital do Sabin, um novo projeto da empresa. “A empresa sempre dá oportunidades para quem procura se desenvolver e buscar um crescimento profissional. Desde o início, percebo que o Sabin trabalha muito focado em diversidade e inclusão. Sempre me senti valorizada, independentemente de raça, gênero e orientação sexual. Sou muito ouvida e inserida em todos os processos sem nenhuma discriminação”.

Prova disso foi a implantação, em 2018, do Programa de Diversidade do Sabin, com o objetivo de fortalecer uma cultura diversa e inclusiva para todos. Atuando em diferentes dimensões com o objetivo de promover a inclusão, eles promovem estratégias, políticas, projetos e ações de engajamento, e acompanham indicadores e avanços. “Para nortear as nossas ações e condutas, publicamos o Guia Sabin de Diversidade e Inclusão, uma publicação voltada para colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço com os objetivos de esclarecer conceitos, promover a reflexão, fortalecer a empatia e reforçar um ambiente aberto ao diálogo, acolhedor e livre de preconceitos”

, destaca a diretora.

Sabin na Bahia

Com 88% de negros no quadro de colaboradores (entre mulheres e homens), os investimentos em gestão de pessoas visam potencializar a riqueza da pluralidade para o dia a dia da empresa na Bahia. “Cerca de 74% do nosso time de líderes se declaram negros e pardos. Por essa razão, a empresa foi reconhecida com o Selo de Diversidade Étnico-Racial, concedido pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador na categoria Reconhecimento, por quatro anos consecutivos. A empresa também foi destaque nas categorias Empresa Nacional e Serviços de Saúde, do Prêmio Mulheres na Liderança, realizado com o apoio do Instituto Ipsos”, comemora a gestora Regional Nordeste do Sabin Medicina Diagnóstica, Agnaluce Silva.

Grupo Sabin – Presente em todas as regiões do país, o Grupo Sabin completou, no mês de maio, 38 anos de história dedicados ao cuidado integral com a saúde das pessoas e assistência individualizada. Com 350 unidades de atendimento em todo o Brasil (15 estados e Distrito Federal) e mais de 7 mil colaboradores, a empresa coleciona premiações e reconhecimentos em gestão, pesquisa, sustentabilidade, qualidade e inovação. No ano passado, a empresa ampliou sua atuação com o lançamento da plataforma Rita Saúde, que integra diversos serviços de saúde, como medicina diagnóstica e Atenção Primária à Saúde (APS).