Siga-nos

Virando Páginas

130 anos de Barreiras: a beleza da mistura

Para o seu aniversário, Barreiras, o que podemos desejar é longa vida. Diante de tantas conquistas e beleza, a terceira idade será a sua melhor fase…

Publicado

em

Barreiras 130 anos

Para quem mora na região litorânea do estado da Bahia, a cidade de Barreiras é um nome que soa distante, “lá do outro lado”, quase no Centro Oeste do país. Contudo, o que muitos não sabem é a importância que a cidade tem para a economia baiana e como sua história é bastante similar aos de outros tantos municípios.

Formada a partir do crescimento da pecuária, da agricultura e do comércio da região, Barreiras seguiu os passos esperados para uma grande referência: na infância foi arraial, na adolescência se tornou freguesia, e hoje, na fase adulta, é cidade. Agora, com 130 anos, mostra a sua força e importância, sendo destaque na agropecuária, educação e até na construção civil.

Barreiras 130 anos

Com pessoas de diversos estados, Barreiras mistura sotaques, culinária e cultura, representando a diversidade tão predominante no Brasil. O Rio de Ondas e a Cachoeira do Acaba Vida são exemplos de cartões postais que formam um interessante ecoturismo, regado a bastante moqueca de surubim, filé de tilápia, arroz com pequi e frango ao molho de maracujá e cachaça.

Para o seu aniversário, Barreiras, o que podemos desejar é longa vida. Diante de tantas conquistas e beleza, a terceira idade será a sua melhor fase.

Virando Páginas. Céu.

Luara Batalha

Com sangue sergipano, sotaque baiano e mais de 10 livros publicados em sua área, Luara Batalha é mestre em engenharia de estruturas e atua com ensino e pesquisa. Apaixonada pelas letras, é colunista semanal dos sites Fala Barreiras e Folha de Sergipe. Teve seus contos “Invasão de território” publicado na antologia Soteropolitanos, “Momento não esquecido” publicado na antologia Feminismos, “Terapia” selecionado para a antologia Brasil, mostra a tua cara e “Para o porteiro” selecionado para o Prêmio OFF FLIP de Literatura. Atualmente trabalha no seu primeiro romance.

Céu

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Fala Barreiras