Siga-nos

Psicologia Cotidiana

Psicologia Cotidiana

Como a psicologia faz parte do nosso dia-a-dia. Artigo de estreia da Coluna Psicologia Cotidiana da Psicóloga e Escritora Giovana Leite…

Publicado

em

Psicologia Cotiana

Giovana Leite

Psicologia Cotidiana: É certamente ainda muito conhecido pela grande maioria das pessoas o estereótipo acerca da psicologia: “psicólogo é coisa de doido” ou “só vai em psicólogo quem é doido”. Considerando que toda profissão geralmente tem seu grande estereótipo e subesterótipos (outras coisas do imaginário social ligadas à profissão) a psicologia evidentemente não escapa. Porém, é claro, esse estereótipo não faz jus a profissão, tão pouco se limita a isso. Acredito que com o tempo, principalmente nos tempos atuais em que vivemos (pandemia, isolamento social) a visão da sociedade acerca do profissional de psicologia vem mudando e tem sido bastante relacionado inclusive a área clínica, um profissional de jaleco ou sem jaleco, com seu paciente sentado ou deitado em um divã. Mas o que é de fato psicologia? Onde ela está e como se faz presente no nosso dia-a-dia?

Primeiro vale destacar como a psicologia se estabeleceu. A psicologia nasceu dentro da filosofia, na Grécia antiga. Os filósofos já se preocupavam com as questões humanas, por que o homem (o ser humano) agia como agia e o que fazia do ser um ser de fato. Mas foi no período moderno, com um Wilhelm Wundt que a psicologia se emancipou enquanto ciência, voltada para o estudo da psique humana. Não é à toa que, a própria palavra, “psicologia” vem do grego ‘psyché’ que quer dizer ‘alma, mente’ e logos, que quer dizer ‘razão/estudo’, portanto, em sua definição mais clara, a psicologia é o estudo da mente humana.

Logo, onde existir seres humanos, existirá ali a psicologia. Para além do ser humano individual, a psicologia também estuda a sociedade como um todo, muitas vezes fazendo paralelismos com outras ciências como a sociologia. Compreende grandes fenômenos sociais e como eles nos influenciam, como movimentos sociais por exemplo. A psicologia estuda a individualidade, ou a então famosa subjetividade, os processos cognitivos, inconscientes, comportamentais e sociais (ufa!) Bastante coisa, afinal o ser huma no é um ser complexo e ligado a uma gama de possibilidades.

No nosso dia-a-dia, a psicologia (ciência) está em tudo. No comportamento do trânsito, no comportamento do consumidor, nas finanças. Na publicidade, nas cores, todas usam a psicologia (isso só para citar algumas). Nas redes sociais, e até esse texto escrito que você está lendo está se utilizando de psicologia. Quando entendemos isso, fica mais leve a concepção do que é um profissional de psicologia, sabendo que a profissão está muito além do estereótipo e que ela faz parte do nosso cotidiano.

Sobre essa busca, ela também vai além das questões que trazem angústia, você pode buscar um profissional por qualquer motivo que for importante para você. Demandas de autoconhecimento são comuns também, pois temos desejo de compreender melhor a nós mesmos. Por vezes também se busca um profissional de psicologia para orientação profissional, sobre escolha de carreira e também nas organizações, para além do processo seletivo de contratação, para auxiliar na estratégia de melhorias do ambiente organizacional para a empresa e os colaboradores. Como pode ser visto, é uma ciência ampla com áreas de atuação muito abrangentes.

Em suma, é isto. Espero que esse texto possa ter trazido mesmo que maneira breve uma nova perspectiva da psicologia e do profissional de psicologia. Caso queira consultar com um profissional, lembre-se disso: a psicologia está em todos os lugares, e está aqui para ajudar a compreendermos melhor a nós mesmos e aos outros. Não há fraqueza ou vergonha alguma em buscar ajuda para questões complexas pessoais/interpessoais que enfrentamos ou orientação profissional para se autoconhecer melhor, dantes, arrisco dizer que é melhor esta busca do que ser um total estrangeiro e um mero expectador em sua própria história. Como foi dito por Sócrates: “nosce te ipsum”“Conhece-te a ti mesmo”.

Psicologia Cotiana

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras