Siga-nos

Viral

Nota à imprensa: fornecimento Leite Fome Zero

Publicado

em

teste-internoA Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, e o Ministério da Agricultura são apenas parceiras, cumprindo com o papel de inspecionar a qualidade do leite nas empresas fornecedoras do Programa. O Programa Leite Fome Zero é Fruto de convênio entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Periodicamente profissionais da Adab coletam amostras do leite para análises laboratoriais, além de controlar a empresa para que sigam as exigências higiênico-sanitárias, mantendo então, a qualidade do leite produzido. Em junho deste ano, durante uma atividade de rotina, foi constatada uma alteração físico-química, um indicativo de que o alimento estava irregular. Outras amostras foram coletadas e, após resultado, foi confirmada a adição de cerca de 10% de água misturada ao leite. Quando os resultados estão fora dos padrões regulamentares a Adab interdita a linha de produção. Foi o que aconteceu. A empresa foi interditada e a produção do leite interrompida até que as medidas corretivas fossem cumpridas, o que ocasionou na suspensão no fornecimento do alimento.

Além das crianças, o programa beneficia também cerca de 4 mil agricultores familiares produtores de leite que tem seu produto adquirido pelas fábricas cadastradas. Agência suspeita que a matéria-prima adquirida (o leite) possa ter chegado à fábrica já adulterada e não identificada antes do processamento. Por isso, também realizou um trabalho educativo com os produtores que fornecem leite à empresa, conscientizando-os sobre as necessidades de higiene, conservação e transporte do leite.

Após novas coletas com resultados satisfatórios, no dia 04 de julho a empresa foi liberada, retornando a produção do alimento para o Programa Leite Fome Zero. Outras análises já foram realizadas desde a reabertura e a produção encontra-se regularizada.

A Adab vai continuar trabalhando para garantir a segurança dos produtos agropecuários, proporcionando um alimento seguro e de qualidade para à população baiana.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *