Siga-nos

Viral

Encontro com Barreiras

”Viver em Barreiras é uma aventura indescritível”

Publicado

em

Barreiras 131 Anos

Eu era apenas uma menina de 13 anos quando ouvi pela primeira vez o nome “Barreiras”. Meu pai nos contava belíssimas histórias sobre o tempo em que viveu nessa cidade e revelava o grande desejo de voltar. Com suas histórias, eu sonhava com o dia em que também conheceria este lugar tão maravilhoso, cercado por serras, rios e cachoeiras exuberantes.

Muitas vezes, sentada na calçada da minha pequena casa, eu me imaginava chegando na casa da minha vó que me deixara ainda criança para ir morar nessa “tal” de Barreiras. Além da saudade, a curiosidade, o desejo de conhecer coisas novas me faziam sonhar cada vez mais com esse encontro com Barreiras.

Não demorou muito para esse encontro acontecer. Por causa da grande seca, meus pais decidiram sair da pequena cidade de Bom Jesus da Lapa em busca de emprego. Lembro-me ainda com muita nitidez o dia em que meu pai nos deu a tão sonhada notícia:

– Vamos morar em Barreiras!

Meu coração pulou de felicidade. Não consegui dormir à noite. Sonhei com a nossa chegada, com a casa da minha vó, com os rios e praças. Mal podia esperar para pegarmos o ônibus e partir.

Foi um encontro inesquecível. Cada dia uma descoberta. As belezas dessa cidade acolhedora me encantavam a cada dia. Foi amor à primeira vista.

O cais, as ruas estreitas, as casas, as serras em volta da cidade, as belas cachoeiras e o Rio de Ondas que eu contemplava através da imaginação e que mais tarde tive o privilégio de conhecer. Tudo me encantava nesta cidade.

Lembro-me com saudade da minha primeira escola: “Colégio Estadual Professor Folk Rocha”. Os professores e colegas, tudo que aprendi nos três anos que ali estudei foram de extrema importância para minha formação.

Posso dizer que esse foi o encontro mais maravilhoso da minha vida. Barreiras é verdadeiramente uma cidade encantadora, cortada pelo Rio Grande e dotada de muitas belezas naturais.  Viver em Barreiras é uma aventura indescritível.

Barreiras 131 Anos

Por: Profª. Esp. Simone S. Laranjeira: arquivo pessoal, 2022.