Siga-nos

Classificados

Entrevista de emprego: Saiba como impressionar o recrutador

Publicado

em

Entrevista de emprego

Depois de uma intensa jornada mandando currículos e indo atrás de conquistar um bom networking, chega o momento mais esperado para quem está buscando uma vaga: a possibilidade de realizar uma entrevista de emprego e ser aprovado para o posto desejado. 

Apesar de ser altamente competente e estar bastante preparado para encarar os novos desafios, você pode não ir tão bem no processo seletivo e acabar perdendo a chance para outro candidato que consiga mostrar habilidades chaves para o recrutador. 

Se essa é uma etapa complicada para você e existem dúvidas sobre o que falar em uma entrevista de emprego, acompanhe o artigo a seguir e saiba como impressionar o recrutador durante a entrevista de emprego.

5 maneiras para impressionar o recrutador e conquistar uma vaga

O momento da entrevista de emprego é sempre um divisor de águas para quem está procurando novas oportunidades. A ansiedade e o temor de ter que continuar na busca por mais tempo podem bloquear algumas habilidades de comunicação e apresentação no encontro. Saiba como se sair bem em uma entrevista de emprego. 

Aparência e apresentação

Parte de como impressionar o recrutador na entrevista começa com a sua aparência e apresentação. Busque ser o(a) mais simpático(a) possível e recebendo as perguntas e respostas entrevista de emprego com grande entusiasmo e educação.

Você também deve estar bem arrumado(a) para causar uma boa primeira impressão no encontro. Sendo assim, se você não tem a vestimenta adequada para o local, busque emprestado com amigos.

Nesse caso, evite roupas decotadas, curtas ou muito informais, isso pode passar a sensação de desleixo e impactar negativamente o recrutador e o que ele espera da sua organização dentro da empresa. Esse é um ponto importante para saber como se sair bem em uma entrevista de emprego.

Demonstre domínio com as suas experiências

Geralmente, a entrevista com o recrutador é quando se faz possível perceber certas mentiras que possam estar sendo contadas no currículo. Elas são descobertas pelo simples fato de o candidato não saber o que falar em uma entrevista de emprego e não conseguir desenvolver com clareza perguntas sobre suas experiências anteriores. 

Para além do resumo contido no papel, você deve conseguir explicar o que aquelas experiências trouxeram de impacto para o seu relacionamento com a área de trabalho, como foram importantes e quais habilidades puderam ser desenvolvidas no processo. 

O impacto das experiências anteriores pode servir para demonstrar que você tem as habilidades certas para o cargo. Por exemplo: lidar com uma empresa estrangeira e saber auxiliar em demandas pontuais, pode criar um ambiente propício para sua desenvoltura no novo empreendimento. 

Se você nunca trabalhou, vale citar experiências em grupos de trabalho na faculdade, participação em congressos, intercâmbios para dominar uma língua estrangeira ou estudar alguma especialidade, eventos que organizou, entre outros fatos relevantes para a vaga.

Converse de igual para igual

Antes de chegar em uma entrevista de emprego, é interessante que você pesquise mais sobre a empresa e entenda seus valores e missões. Isso pode ser importante para desenvolver uma conversa mais dinâmica com o recrutador e não deixar tudo somente em uma grande sessão de perguntas e respostas. 

Demonstrar interesse com a empresa também gera um impacto positivo no recrutador e isso será levado em conta no momento de analisar os candidatos para a escolha final. 

Vale ressaltar que aqui estamos falando da empresa, não da marca. O recrutador estará interessado em saber se você se interessa pela cultura da empresa, os horários de trabalho, a cadeia de comando na empresa, etc.

Tenha raciocínio lógico

Algumas entrevistas podem surgir com perguntas bastante absurdas e que talvez não tenham tanta relação com a vaga. No entanto, se o cargo demanda uma grande capacidade lógica do profissional, elas podem ser bastante eliminatórias. 

Nesse caso, não se preocupe em dar uma resposta correta, mas empenhe-se em demonstrar como você realizou o raciocínio para chegar até essa evidência. Essa é uma boa maneira de causar uma impressão positiva. 

Seja você mesmo

Cada vez mais as empresas buscam se relacionar da maneira mais humana possível com seus colaboradores. Ou seja, você não precisa criar um personagem somente para o ambiente de trabalho e ser totalmente diferente fora do espaço. 

Conseguir demonstrar sinceridade é algo bastante valioso para os recrutadores, afinal, se você for aprovado, a empresa vai estar depositando bens de valor no seu trabalho e ele precisa ser realizado com bastante honestidade e capacidade de resolução de problemas mais rápido. 

Conclusão

Embora não pareça comum, mandar uma mensagem de follow-up de agradecimento após a entrevista pode ser bastante relevante para o recrutador a frente da seleção. Essa atitude também demonstra seu interesse em fazer parte da equipe e pode render até mesmo uma contratação. 

Portanto, prepare-se com bastante antecedência, treine perguntas e respostas entrevista emprego e confie no seu potencial enquanto profissional para que ele transpareça com bastante naturalidade durante a dinâmica final. 

Fala Barreiras