Siga-nos

Casa e Decoração

8 Dicas fundamentais para comprar um imóvel com segurança

Publicado

em

Embora comprar um imóvel seja um momento de alegria, muitas vezes um sonho realizado, é importante prestar atenção nos mínimos detalhes. Até porque, qualquer pequeno erro durante este processo pode se transformar em uma grande bola de neve no futuro.

Pensando nisso, abaixo desenvolvemos as 8 principais dicas para quem deseja comprar um imóvel com segurança, sabendo que vai estar fazendo o melhor negócio. Vamos lá!

1.   Planejamento

Em primeiro lugar, para quem quer comprar um imóvel com segurança, planejar é fundamental.

Neste momento, o ideal é que você pense em tudo, porém, para facilitar esse momento, é recomendado que você responde algumas perguntas, por exemplo:

·         Qual o meu orçamento?

·         O que eu quero no imóvel?

·         Quais são as reais necessidades?

2.   Tenha em mente suas reais necessidades

Em segundo lugar, ainda pensando no planejamento, é fundamental que você pense nas suas reais necessidades. Por quê? Em suma, para comprar um imóvel com segurança, é importante não só pensar na parte de planejamento, mas também na sua satisfação.

Ou seja, não adianta investir em uma casa, se a mesma não vai fazer você feliz. Todavia, também não funciona querer tudo em uma casa, gastar uma fortuna e perceber que você não usa nem 10% do que a casa tem para lhe oferecer.

3.   Tenha margem para gastos inesperados

Em terceiro lugar, ter uma margem para gastos inesperados é essencial para quem deseja comprar um imóvel com segurança.

Até porque, gastos inesperados acontecem a qualquer momento e em qualquer área da vida, seja com um automóvel, casa ou até educação. Portanto, ter sempre uma margem para esse tipo de gasto é ideal, principalmente para imóveis mais antigos.

4.   Verifique a Documentação

Atualmente, tudo no Brasil é muito burocrático, embora isso possa ser horrível em alguns momentos, também traz segurança, principalmente no momento de adquirir um bem tão valioso.

Sendo assim, não tem como fugir, analisar com atenção toda a documentação deve ser prioridade antes de assinar o contrato.

5.   Verifique a Documentação do Vendedor

Além de verificar a documentação padrão, analisar a documentação do vendedor também deve ser foco. Pois, infelizmente, qualquer dado incorreto ou mesmo dados não prescritos anteriormente pode gerar dores de cabeça futuras.

Com isso, o que antes era o sonho da casa nova se torna um grande pesadelo para a sua vida.

6.   Defina a melhor forma de pagamento

Comprar um imóvel não é algo simples, como citado anteriormente, exige muita burocracia, principalmente na forma de pagamento, até porque, quase ninguém tem dinheiro para pagar o imóvel à vista.

Neste caso, é importante analisar as opções ao seu dispor, seja utilizando o financiamento imobiliário, um dos métodos mais utilizando ou mesmo utilizando um recurso que muitas pessoas esquecem: o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que vai auxiliar e muito na hora de você dar a entrada do seu imóvel.

7.   Registre quanto antes a escritura no cartório

Você já ouviu a frase “Só é dono quem registra”? Isso é uma máxima no mercado imobiliário e mesmo ao pé da letra essa frase faz todo sentido. Hoje em dia, tudo é feito por contrato, ou seja, você só é dono de algo, se o mesmo for comprovadamente seu.

Se você tem um filho, por exemplo, você precisa comprovar que o mesmo é seu filho. Embora não seja um bem material, é um bom exemplo para mostrar que tudo precisa de comprovação.

Para comprar um imóvel com segurança, registrar toda transação em cartório, é fundamental! Até porque, ter apenas a escritura em mãos não prova muita coisa, a mesma deve ser registrada em cartório em seu nome, só assim você terá a garantia e a segurança de ter adquirido o imóvel dos sonhos.

Neste momento, muitas pessoas podem se sentir perdidas, pois não é algo fácil. Portanto, contratar um especialista no assunto ou mesmo uma imobiliária que auxilia você em todo esse procedimento, pode ser uma mão na roda no final das contas.

8.   Trabalhe com uma imobiliária com credibilidade no mercado

Por fim, após 7 dicas, provavelmente ficou claro que para quem deseja comprar um imóvel com segurança, existem muitos detalhes que precisam ser levados em consideração.

Sendo assim, para que não ocorra nenhum empecilho durante o procedimento, ter consigo uma imobiliária com credibilidade no mercado pode evitar diversas burocracias indesejadas que vão transformar o seu sonho em pesadelo.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *