Siga-nos

CARRO E MOTO

Saiba como aumentar a durabilidade do seu pneu

Publicado

em

pneu

Cuidar da vida útil do pneu é muito importante para o conforto e a segurança do veículo, além de preservar todas as outras partes do automóvel. Se os pneus estiverem em estado crítico, o funcionamento do carro pode ser comprometido.

Também existe a questão relacionada à segurança, visto que, quando estão carecas, os pneus apresentam riscos de derrapagem, principalmente em dias de chuva.

O conforto do motorista e de seus passageiros também pode ser comprometido por conta de trepidações e o atrito das rodas com a via. Além do mais, manter os pneus em perfeito estado é obrigação prevista no código de trânsito brasileiro.

Proprietários de veículos que não se atentam às condições do pneu podem ser multados e perder alguns pontos na carteira. Assim sendo, a melhor forma de evitar diversos prejuízos é cuidar muito bem dessa parte do carro.

Além disso, a negligência leva ao desperdício de dinheiro, afinal, os pneus não são baratos e o melhor é aumentar sua durabilidade o máximo possível.

Pensando nisso, o artigo vai mostrar qual é a vida útil do pneu, quando ele precisa ser trocado e dar algumas dicas para preservar e aumentar sua durabilidade.

Quanto tempo dura um pneu?

Geralmente, os pneus duram de 40 a 60 mil quilômetros até a próxima troca, no entanto, algumas atitudes hábitos podem reduzir a durabilidade do item.

Entre os mais comuns estão pneus de baixa qualidade, direção imprudente, excesso de frenagens bruscas, condução frequente em terrenos acidentados ou estradas de terra e ausência de manutenção.

Mas mesmo tomando todos os cuidados necessários, os pneus vão se desgastando e o motorista precisa estar atento para fazer a troca.

Diversos cuidados com o carro, como instalar rastreador veicular, ajudam a preservar, mas quando chega o momento de trocar os pneus, é fundamental providenciar o quanto antes.

Qual é o momento de trocar o pneu?

Alguns motoristas têm dúvidas em relação ao momento certo de trocar os pneus, mas existem alguns fatores que indicam a necessidade.

Primeiro, é muito importante observar a rotina do veículo, visto que, a princípio, o tipo de pneu, situação da via, volume de carga e as manutenções indicam a frequência da troca.

Por exemplo, um veículo que carrega equipamentos e maquinários pesados e circula por diferentes tipos de estradas e rodovias precisa de atenção redobrada, e isso tanto em relação aos pneus quanto a outras manutenções.

Agora, um carro de passeio usado aos fins de semana dentro da cidade e em estradas com boas condições, a vida útil é mais longa. Com base nisso, o motorista precisa analisar as necessidades do automóvel para fazer a troca no tempo certo.

Uma empresa que fornece equipamentos para interfone ip sip também pode analisar o indicador de desgaste de rodagem, mais conhecido como Tread Wear Indicator (TWI).

São ressaltos que se encontram nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. São como indicadores que mostram o desgaste da banda de rodagem.

Quando o pneu já encostou no TWI, é o momento de trocá-lo, pois a partir de agora o pneu já começa a apresentar riscos para a segurança dos usuários, além de gerar multas e infrações na carteira.

Se o motorista observou algum problema no pneu, como rasgos e bolhas, precisa providenciar a troca imediatamente. São situações que acontecem quando o condutor passa em cima de algum objeto e não se deve optar por medidas paliativas.

Mesmo quando os pneus são novos, precisam ser substituídos quando apresentam esse tipo de problema, só assim o condutor garante o pleno funcionamento e a segurança do carro.

Outro ponto fundamental que precisa ser analisado é a data de validade e os pneus costumam apresentar um prazo de 5 anos, no entanto, isso não significa que os pneus podem ser trocados a cada 5 anos.

Os veículos usados por uma empresa de serviços de portaria 24 horas precisam trocar os pneus com mais frequência do que um carro de passeio usado apenas aos fins de semana, mesmo que estejam muito longe de vencer.

Isso acontece porque a frequência de uso é muito maior, portanto, quem usa muito vai trocar antes do vencimento. Por outro lado, quem usa muito pouco o carro tem mais chances de preservar os pneus durante todo o período de validade.

Mas a questão é que passado esse período, mesmo que os pneus aparentem perfeitas condições, precisam ser substituídos por pneus novos.

A regra de validade também serve para o estepe, visto que ele costuma ficar muito tempo sem uso. Após o período de validade, precisa ser substituído para que o motorista possa usá-lo com tranquilidade, caso seja necessário.

Dicas para aumentar a durabilidade dos pneus

O veículo exige cuidado em muitos aspectos, desde a lataria até a bobina de campo do motor de partida. Quando se trata dos pneus, existem alguns cuidados importantes para preservá-los e aumentar sua durabilidade. São eles:

Usar o modelo indicado pela montadora

Quando a montadora projeta um modelo de veículo, faz todos os cálculos necessários para determinar quais são as peças que ele precisa para funcionar. Isso é algo válido para absolutamente todos os elementos que compõem o automóvel, como:

  • Amortecedores;
  • Embreagens;
  • Freios;
  • Motor.

A mesma situação se aplica aos pneus, assim sendo, se o proprietário comprou um carro com um tipo de marca de pneu, na certa ele é o modelo mais eficiente para o veículo.

Muitos motoristas costumam considerar apenas as medidas na hora de trocar a borracha, mas ignoram totalmente a marca. No manual do carro também é comum encontrar a marca indicada pelo fabricante, pois ele garante mais durabilidade.

Manter a calibração correta

A compra e venda de um veículo envolve muitas coisas importantes, como no caso de vistoria para transferência de caminhão. Depois de comprá-lo, o motorista se compromete a cuidar de tudo o que diz respeito ao seu bom funcionamento.

Um deles é a calibração do pneu, fundamental para a conservação da borracha e o funcionamento do carro. Se o pneu estiver com a pressão incorreta, o veículo fica instável e pode provocar acidentes.

É necessário verificar a pressão recomendada pelo fabricante, uma informação que costuma estar presente no manual do proprietário. Se o condutor encher mais do que o recomendado, pode acelerar o desgaste do centro da banda de rodagem.

Por outro lado, quando a pressão está abaixo, os lados do pneu vão se desgastar mais rápido do que o restante.

Ser cuidadoso ao dirigir

Alguns motoristas aceleram demais, freiam bruscamente ou fazem curvas sem o menor cuidado e tudo isso prejudica a durabilidade da borracha, além de trazer vários riscos para o condutor e os passageiros.

Para ter direito à renovação de cnh simplificada, o motorista não pode ter problemas com sua habilitação e dirigir com cuidado, além de evitar multas também ajuda a conservar os pneus.

O automóvel deve ser conduzido suavemente, antecipar freadas e acelerar aos poucos para ganhar velocidade.

Realizar o rodízio regularmente

É muito importante fazer o rodízio dos pneus a cada 10 mil km para que a borracha se desgaste uniformemente. Isso também evita que os pneus apresentem condições diferentes nos eixos do automóvel.

Os veículos usados por uma clínica de reabilitação para viciados em álcool fazem o rodízio regularmente, ou seja, os pneus dianteiros são trocados com os traseiros, sempre respeitando os lados.

Por exemplo, o dianteiro direito deve ser trocado com o traseiro direito, assim como o dianteiro esquerdo deve ser trocado com o traseiro esquerdo.

Realizar o alinhamento do carro

É muito importante levar o veículo a uma oficina mecânica para fazer o alinhamento a cada 10 mil quilômetros. Esse procedimento é fundamental para manter as 4 rodas alinhadas ao asfalto e impedir que o pneu se arraste e se desgaste facilmente.

Se o condutor perceber que o volante está puxando para um dos lados antes de completar os 10 mil quilômetros, então é porque o carro está desalinhado. O ideal é providenciar o serviço para evitar problemas futuros.

Os veículos usados por uma empresa de zeladoria e limpeza estão sempre em 1 dia para garantir a dirigibilidade e a segurança dos condutores. Carros desalinhados, além de serem muito difíceis de dirigir, são mais perigosos.

Considerações finais

É obrigação dos proprietários de veículos estarem sempre atentos às condições dos pneus, visto que essa peça é fundamental para que o veículo rode sem maiores problemas.

Com os cuidados certos, além de garantir a segurança do condutor e seus passageiros, também se evitam problemas no automóvel, aumenta-se a vida útil dos pneus e evitam-se gastos com mais trocas e compras de pneus novos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fala Barreiras