Siga-nos

CARRO E MOTO

Entenda como funciona o carregamento sem fio de carros elétricos

Publicado

em

carregamento sem fio

O carregamento sem fio de carros elétricos é uma realidade que está cada vez mais próxima, mas antes de comprar um veículo desse tipo, é muito importante entender um pouco mais sobre ele.

Pesquisadores da Oak Ridge National Laboratory, nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia de carregamento sem fio para veículos elétricos, em parceria com a Hevo.

A marca é pioneira no desenvolvimento desse tipo de solução, que funciona por meio de uma bobina eletromagnética polifásica, capaz de atingir uma densidade de potência de 1,5 megawatts por quilômetro quadrado.

Isso equivale entre 8 e 10 vezes mais do que a tecnologia convencional, possibilitando que os carros elétricos possam ser carregados enquanto trafegam em alta velocidade.

Os carros elétricos se tornaram bens de consumo desejados por pessoas no mundo todo, afinal, reduzem o consumo de combustível, o que traz uma grande economia para o bolso do motorista.

Também reduz consideravelmente a emissão de poluentes e isso reduz as agressões ao meio ambiente. O modelo evoluiu muito e hoje é possível optar pelo carregamento sem fio.

Quem já está se preparando para comprar, precisa entender o funcionamento dessa tecnologia, o tempo de duração da bateria e os tipos de carregadores que existem no mercado.

Como funciona o carregamento sem fio?

O carregamento sem fio de carros elétricos faz a reenergização da bateria do veículo quando colocada sobre uma plataforma de carga ou quando passa por uma estrada que transfere energia, por meio do espaço de ar entre as bobinas magnéticas.

Elas são embutidas no solo e no carro, permitindo que o automóvel seja carregado. De acordo com a Hevo, com apenas um dispositivo sem fio no veículo, o motorista consegue carregá-lo com até 300 quilowatts enquanto dirige.

Futuramente, até mesmo caminhão para fretes poderá usar essa tecnologia, visto que possui uma eficiência energética de 96,5%.

Além da tecnologia de carregamento, também está em desenvolvimento um conversor que consegue eliminar os estágios de conversão de energia por meio de transferência sem fio, trazendo uma infraestrutura estacionária compacta e econômica.

Os veículos elétricos possuem baterias que possuem entre 30 kWh e 60 kWh, levando uma média de 20 minutos para carregar em uma fonte de 300 kW.

Para reduzir o tempo entre 5 e 10 minutos, é necessário aumentar a potência para meio megawatt ou mais, o que torna a fabricação inviável.

Mas com o sistema de carregamento sem fio, é possível obter eletrificação dinâmica em tempo real, o que reduz o tamanho das baterias internas, além de deixar a estrutura mais leve e aumentar a autonomia.

No caso de um fabricante de canecas personalizadas, existe a possibilidade de trabalhar com veículos que trafegam vários quilômetros, sem ser necessário recarregar, potencializando as entregas das organizações.

Existem outras empresas que estão trabalhando para desenvolver a tecnologia sem fio, mas acreditam que a tecnologia estará disponível dentro de alguns anos para os consumidores comuns, mais precisamente em 2024.

Tempo de duração da bateria

Alguns processos químicos deterioram a capacidade do ânodo e do cátodo em armazenar iões, mas também existem coisas que devem ser evitadas e aquelas que precisam ser realizadas.

Mas os proprietários de veículos elétricos desejam saber com precisão a longevidade da bateria do carro. De acordo com um estudo realizado pela Cenex sobre a duração e longevidade das baterias, o resultado foi de 1,8 milhões de dias.

Só que a capacidade de uma bateria de iões de lítio em se manterem seu estado de saúde normal pode ser afetada por vários fatores, como:

  • Tempo;
  • Temperatura;
  • Carga continuamente alta;
  • Cargas repetidas;
  • Diversos ciclos de carga.

Os dados dos carregamentos também dependem da quilometragem e mostram que, no caso de uma bateria nova, pode sofrer uma deterioração de 2,3% ao ano, e ao passo que a bateria vai envelhecendo, a degradação aumenta rapidamente.

Uma empresa de pavimentação ligante asfáltico pode adquirir veículos elétricos tranquilamente, visto que a degradação depende do tipo de veículo analisado.

Isso porque a degradação é de 2,3% ao ano, o que pode variar por conta de marca, modelo e ano. É necessário considerar que os fabricantes garantem, em sua maioria, que as baterias não reduzem seu funcionamento a menos de 70% nos primeiros 8 anos.

Se uma bateria de 80 kWh se degradar em uma proporção de 2,3 por ano, a SoH vai alcançar os 67,9 kWh em 8 anos, portanto, 85% da SoH inicial, caso a degradação ocorra em 2,3 por ano.

Em outras palavras, a bateria levará pouco mais de 15 anos para cair abaixo de 70% de sua capacidade inicial. Mas trata-se de uma simplificação excessiva, visto que existem muitas coisas que podem prejudicar a durabilidade da bateria.

Isso significa que uma empresa de dimensionamento de câmaras pode usar veículos elétricos tranquilamente, sem se preocupar com a duração da bateria.

É importante pontuar que existem poucas diferenças entre as marcas nos primeiros 4 anos de uso, independentemente de o carregamento acontecer em uma tomada doméstica ou em um posto de carregamento próprio.

Entretanto, o carregamento com carregadores CC, ou seja, de corrente contínua, pode prejudicar as baterias, caso sejam submetidas a carregamentos repetidos dessa forma, por exemplo, mais de 3 vezes por mês.

Tipos de carregadores

Depois de conhecer um pouco mais sobre a duração das baterias, também é interessante saber quais são os principais tipos de carregadores. São eles:

Carregador de emergência

Esse carregador acompanha o veículo no momento da compra e permite carregar o carro em tomadas comuns, como as que as pessoas têm em casa.

Uma organização de terraplanagem empresa de pavimentação asfalto terá muita facilidade com ele porque é pequeno e leve, e pode ser carregado no porta-malas do veículo.

É usado em situações emergenciais, caso o motorista não encontre carregadores ou tomadas potentes, no entanto, é de baixa potência e por isso a velocidade de recarga é muito menor.

Alguns proprietários utilizam adaptadores de tomada, o que pode limitar ainda mais a corrente e até mesmo colocar em risco a segurança. Mesmo assim, vai funcionar em qualquer tipo de imóvel que tiver tomadas comuns.

Carregador portátil

O carregador portátil é muito parecido com o carregador de emergência, e a principal diferença entre eles é a potência de carregamento, visto que o carregador de emergência se limita a 10 A com 1 fase.

Por outro lado, os carregadores portáteis fornecem 32 A em 3 fases, com 10 vezes mais potência máxima fornecida, o que reduz o tempo necessário para fazer a recarga.

No caso do veículo elétrico usado por um fornecedor de cadeira de bar de plástico, é possível substituir o carregador fixo pelo carregador portátil, tendo em vista que oferecem a mesma potência, mas com a vantagem de poder ser levada para qualquer lugar.

Trata-se de uma opção ideal para pessoas que querem carregar o carro usando apenas um carregador em diferentes locais, seja em casa, no trabalho, em um estacionamento e por aí vai.

Para aqueles que não contam com condições elétricas necessárias para instalar a unidade fixa em casa, o carregador portátil é uma excelente opção, pois basta apenas conectá-lo na tomada.

Nos países europeus, muitos motoristas estão substituindo os carregadores tradicionais por carregadores portáteis, visto que eles trazem a mesma potência e podem ser usados em qualquer lugar.

Carregador residencial

A frota de veículos elétricos de uma empresa de locação de tenda de lona para festa também pode usar o carregador residencial, responsável por 80% de todo o carregamento de carros elétricos.

Isso acontece porque o carregador fica no local onde o veículo passa boa parte das horas, por isso é muito mais fácil carregá-lo totalmente.

São a versão mais rápida e segura, inclusive, são melhores do que os carregadores de emergência e que acompanham o veículo no momento da compra. A opção costuma ser fixa e instalada na parede, conhecida como Wallbox.

Esse tipo é mais rápido do que o emergencial, visto que chega a 32 A. Também é uma opção muito segura, visto que conta com proteções e utiliza uma instalação elétrica que traz mais segurança para as pessoas e para o próprio imóvel.

Considerações finais

No futuro, diversos locais e estabelecimentos, como uma lavanderia perto de mim, terão pontos de carregamento para os veículos elétricos, mas o carregamento portátil também está chegando e vai facilitar ainda mais a vida dos motoristas.

Os carros elétricos são mais sustentáveis, não poluem o ambiente e não emitem som, também são mais confortáveis e económicos, por essa razão, a tendência é que se popularizem cada vez mais.

Com a chegada do carregamento sem fio, eles vão se tornar ainda mais ágeis e completos para pessoas e empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *