CARRO E MOTO
Diferenças de sensores de alarme mecânico e eletrônico das pastilhas de freio
Jurid destaca nas embalagens nomenclaturas que ajudam a identificar as pastilhas para facilitar a escolha do produto correto
sensor eletrônico
Muitas pastilhas de freio possuem sensores que avisam a hora exata da troca quando a peça apresenta desgaste antes que outros componentes do sistema de frenagem sejam prejudicados, como o disco de freio, e também para garantir segurança na condução do veículo. Esse recurso existe em vários modelos de veículos. Há o sensor eletrônico que avisa na hora que o material de atrito da pastilha chega ao desgaste no limite até que o disco de freio entre em contato com o cabo do sensor e uma luz no painel do veículo acende indicando a necessidade de troca da peça que está no final da vida útil.
Já o sensor mecânico gera um ruído indicando a necessidade de troca da pastilha no momento em que o material de atrito da pastilha vai se desgastando durante as frenagens até que o disco de freio entra em contato com a ponta metálica do sensor. Ao chegar nesse ponto, ocorre o atrito entre as duas peças metálicas: disco e sensor.
Com a frota diversificada com centenas de modelos de veículos de várias marcas, a Jurid, fabricante de componentes para sistema de freio das marcas globais Jurid e Ferodo, apresenta solução para identificar as pastilhas de freio que possuem sensor mecânico ou eletrônico. As embalagens com esses dispositivos trazem no código da pastilha a letra A no final, como este exemplo: HQJ-1234 A. A letra “A” ao final dos números corresponde ao alarme, que pode ser mecânico ou eletrônico, lembrando que as pastilhas de freio possuem três letras e quatro dígitos.
Outra diferenciação é quando apresenta no final PA-A. Neste caso, PA indica que as pastilhas são com mola para pistão de aço e o outro A significa que possui alarme, podendo ser mecânico ou eletrônico. Quando só tem PA
As nomenclaturas visam ajudar reparadores a localizarem as peças com alarme de forma prática por meio dos códigos estampados nas embalagens.
Com portfólio para o mercado de reposição para as mais diferentes aplicações, a Jurid, que também atende montadoras, foi a primeira marca de pastilhas de freio no Brasil a obter a homologação do selo do Inmetro.
Sobre a Jurid do Brasil –
A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio no fornecimento para as principais montadoras. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS . Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos e lubrificantes para freios.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18