Siga-nos

Beleza

Corte de cabelo: entenda a importância para a imagem pessoal

Publicado

em

corte de cabelo

Um bom corte de cabelo pode mudar completamente a imagem de uma pessoa. É uma forma de aumentar a autoestima, trazer mais confiança e até mesmo abrir portas para novas oportunidades.

O cabelo, assim como os dentes, é algo fundamental para a imagem pessoal. Quando ele é bem cuidado, tem brilho, é saudável e está de acordo com o estilo da pessoa, transmite uma imagem positiva.

Por outro lado, quando o cabelo está descuidado, sem brilho, sem corte definido e despenteado, pode prejudicar a maneira como o indivíduo se apresenta.

Cortar o cabelo não é apenas uma questão de estética, mas algo fundamental para a saúde dos fios e para a manutenção de sua beleza. O ideal é cortar os cabelos a cada 2 meses quando eles são longos e pelo menos a cada 15 dias, para cortes curtos.

Um bom corte combinado com xampu de qualidade e alguns cuidados básicos pode mudar a vida de qualquer cabelo. Mas não são todas as pessoas que se atentam a isso.

Este artigo vai esclarecer a importância dos cabelos para a imagem de uma pessoa, mostrar quais são os tipos de corte para cada tipo de rosto e dar algumas dicas para definir o corte ideal.

Importância dos cabelos para a imagem pessoal

Os cabelos são a moldura do rosto e esse pensamento é fundamentado. Eles estão relacionados à estética da face e são muito importantes para a apresentação pessoal, ajudando na formação da identidade. Também são capazes de transparecer:

  • Personalidade;
  • Gosto;
  • Valores;
  • Humor.

Uma simples mudança no corte pode trazer muitos resultados, pois é comum que as pessoas se sintam autoconfiantes e renovadas quando vão ao cabeleireiro.

Chegar ao trabalho em uma empresa de limpeza de vidros em altura com o novo corte ou até mesmo uma mudança de visual mais ousada pode melhorar até mesmo a produtividade do profissional.

É muito comum que as pessoas cortem o cabelo quando estão fazendo um rito de passagem. Por exemplo, muitos homens e mulheres gostam de mudar o visual quando terminam um relacionamento ou quando vão começar em um novo emprego.

Para muitos, cuidar dos cabelos é um ato de amor próprio e traz muitos efeitos positivos, algo que interfere no bem-estar emocional e traz equilíbrio.

É justamente por isso que alguns problemas, como queda, fios quebradiços ou aumento de oleosidade são muito impactantes e podem mexer com autoestima, desencadeando quadros emocionais mais sérios.

Muitas pessoas têm vivenciado isso nos últimos anos porque o coronavírus ele provoca uma queda de cabelo mais brusca, e quando isso acontece, o ser humano acaba desenvolvendo sentimentos negativos como vergonha.

Mesmo que a pessoa tenha uma carreira profissional estável em um fabricante de suporte extintor incêndio, se a estética dos fios não for bem preservada, a carga emocional traz preocupações que se refletem em vários aspectos da vida.

Os cabelos, comprovadamente, refletem de várias maneiras a qualidade de vida de uma pessoa, tanto no sentido emocional quanto em outras questões relacionadas à saúde.

O assunto é bem amplo, mas de qualquer forma, os problemas capilares indicam a necessidade de uma análise sobre o estado de saúde geral.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, a situação do cabelo representa mais um descuido, por isso, é interessante conhecer alguns cortes para diferentes tipos de rosto.

Tipos de corte para cada rosto

Nenhum tipo de rosto é simétrico, por isso, não é possível encaixar o rosto de todas as pessoas em um formato. Mas de modo geral, existem diferentes tipos de rosto que são comparados com formas geométricas e que ajudam a entender linhas comuns.

É possível realçar a beleza do rosto com um bom corte de cabelo, mas é fundamental saber escolher o tipo certo para valorizá-lo. Os principais tipos são:

Rosto redondo

O rosto redondo tem formas suaves, com ângulos pouco definidos, mas as ressaltadas e queixo pontudo, além de bochechas largas. Para essas pessoas, a melhor opção é o cabelo comprido.

Não importa se a pessoa trabalha em uma empresa de limpeza predial ou exerce qualquer outra profissão, cortar uma franja não é indicado porque pode deixar o queixo mais destacado.

Mas quem deseja experimentar um estilo mais curto, pode optar pelo pixie cut porque ele marca os ângulos e faz o rosto parecer mais largo.

Rosto quadrado

O rosto quadrado é mais largo e tem queixo pouco definido com contornos retos, por isso, o melhor corte de cabelo é até os ombros ou mais comprido.

A pessoa pode optar por alguns cachos para suavizar a mandíbula que costuma ser muito marcada, além de cortar franja na altura da sobrancelha para equilibrar a face e o queixo.

Rosto coração

Se uma secretária de uma empresa de provedor local de internet possui rosto em formato de coração, então tem as bochechas saltadas e queixo fino e marcado, criando um efeito de coração.

O ideal é optar por camadas marcadas, principalmente na parte da frente do cabelo. Também é interessante usar mechas, coques e tranças, pois penteados repartidos e franjas não favorecem.

Rosto oval

O rosto oval é o mais fácil para escolher um corte de cabelo, pois possui um formato mais simétrico. Costuma ser mais largo nas bochechas com efeito estreito no queixo.

Praticamente qualquer corte de cabelo combina, desde penteado cacheado, cabelo liso, corte asa-delta na altura do queixo, com franja ou sem franja, curto ou comprido.

Rosto comprido

Para quem tem rosto comprido, o ideal é dar mais volume na parte lateral e fazer mechas no cabelo cortando franjas em camadas mais curtas e próximas à face.

São pessoas que podem usar o cabelo com volume e ondas retrô porque preenche o rosto e as feições. Para ter esse efeito, o cabelo deve estar comprido e com concentração de volume até a altura das maçãs do rosto.

Rosto retangular

Uma pessoa que trabalha com impermeabilização de calha e que tenha rosto retangular possui mandíbula reta e da mesma largura que a face.

É um tipo de rosto comprido, mas não muito largo e o corte de cabelo precisa encurtar um pouco o formato e preencher as laterais. São pessoas que devem evitar cabelos compridos, optar por franja lateral e amenizar as características quadradas.

Como definir o corte ideal

Para definir o corte de cabelo ideal, basta considerar o formato do rosto. Mas também é muito importante entender o conceito de visagismo.

Trata-se de uma técnica utilizada por profissionais para criar um visual compatível com a personalidade do indivíduo e daquilo que ele deseja valorizar em sua beleza.

As pessoas gostam de soluções personalizadas, até mesmo quando vão comprar uma roupa, um carro, fazer uma reforma na casa, instalar toldo fixo para porta, entre outras necessidades.

Com o corte de cabelo não é diferente, mas de modo geral, a melhor opção é sempre aquela que se conecta com as características da pessoa, incluindo o corpo, altura, comprimento do pescoço, formato do rosto e textura do fio.

Todos esses aspectos precisam ser considerados na hora de fazer um corte, pois uma mudança nos cabelos pode melhorar, diminuir ou aumentar qualquer característica.

Por exemplo, uma pessoa que tem a testa um pouco maior pode se sentir incomodada com isso, e uma das formas de resolver é por meio de uma franja diagonal.

Isso vai fazer com que ela se sinta melhor consigo mesma e melhora vários aspectos de sua vida, até mesmo sua produtividade no trabalho em uma empresa de reciclagem de placas eletronicas.

Agora, quando a pessoa tem pouca testa, é possível criar um corte para alongar o visual e o rosto, dando a impressão de que a testa é maior.

Fazer uma boa pesquisa na internet também é uma maneira de encontrar cortes compatíveis com cada rosto. Por exemplo, o formato triangular dá muito destaque para a mandíbula porque ela é mais fina, por isso, o ideal é usar franjas alongadas.

Elas conseguem preencher a face e equilibrar a projeção do queixo. Mas se a pessoa tiver alguma dúvida em relação ao formato do próprio rosto, pode pedir a opinião para o cabeleireiro.

Tudo o que mexe com a estética de pessoas e objetos, como funilaria para fusca, precisa da opinião de profissionais para valorizar a beleza e reduzir pequenas imperfeições.

Considerações finais

O corte de cabelo é algo muito importante na vida de qualquer pessoa, aliás, o cabelo em si é algo muito importante. Cuidar bem dele melhora a estética, a autoestima e deixa a pessoa mais confiante para tudo o que precisa fazer.

Respeitar o formato do rosto e contar com a opinião de um bom profissional é a melhor forma de acertar no corte e valorizar a beleza dos fios e do rosto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Visited 5 times, 1 visit(s) today