Siga-nos

Beleza

Como a maquiagem pode ser uma aliada na rotina de cuidados com a pele

Especialista da Anhanguera explica os benefícios de alguns cosméticos no tratamento para o rosto

Publicado

em

O termo dermomake se popularizou após produtos do mercado de beleza serem lançados com a finalidade de realizar mais de uma função, maquiar e tratar a pele. Para que itens como bases, pó compacto e blushes sejam classificados nessa categoria, é necessário que contenham ativos como ácido hialurônico, retinol e vitamina C.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, Ana Patrícia Queiroz, o cosmético que é considerado dermomake pode ser um aliado, mas não substitui os cuidados básicos com a pele, como o uso de sabonete facial, hidrante e protetor solar. “O ideal é escolher produtos com poucos princípios ativos, assim a eficiência é maior. O Ácido hialurônico, que atua contra a perda de água mantendo a hidratação natural da pele, e a Vitamina C, antioxidante que previne rugas e o envelhecimento precoce, são alguns dos mais indicados para o cuidado com a pele”, afirma a docente.

Além disso, alguns pontos devem ser considerados na hora da compra. Confira, abaixo, algumas dicas:

Textura do produto

Neste quesito, é necessário que o consumidor conheça seu tipo de pele. Para oleosas e mistas, é recomendado o uso de maquiagens com acabamento matte e mais leves, que terão melhor absorção na aplicação. Já para peles secas, é indicado o uso de produtos mais espessos, que tenham a textura semelhante a de cremes e hidratantes, e podem ser até mais oleosos, proporcionando melhores resultados.

Ação do produto

Além de considerar o tipo de pele, também deve se levar em conta o objetivo da maquiagem, que pode ser desde alta cobertura, para esconder manchas e cicatrizes, diminuição de poros, ou efeito natural na pele.

Formulação dos cosméticos

Para que a maquiagem seja eficiente no tratamento da pele, ela deve conter princípios ativos como ácido hialurônico, retinol e vitamina C. Os produtos com poucos ingredientes trazem melhor custo-benefício, à medida que quanto mais itens são encontrados em um cosmético, maior será seu valor. A adição de ingredientes na fórmula encarece o produto, mas é possível encontrar cosméticos de qualidade e com preços acessíveis. Por isso, a dica é avaliar qual a necessidade de cada pele.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 117 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Acesse o site e o blog para mais informações.

Visited 2 times, 2 visit(s) today
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *