Agro
Unidade de beneficiamento e assistência técnica darão sustentabilidade a milhares de pescadores no sertão do São Francisco
Por: Josalto Alves – DRT-BA 931
(Casa Nova – BA) – Cumprindo compromissos assumidos durante a realização do projeto Seagri Itinerante, no Sertão Território de São Francisco, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Cássio Peixoto, inauguraram nesta quarta-feira (8) a Unidade de Beneficiamento de Pescado de Casa Nova, uma obra de aproximadamente R$ 500 mil que vai estruturar a pesca e a aquicultura na região, permitindo a agregação de valor. Esta unidade possui câmara fria com capacidade para armazenar cinco toneladas de pescado, máquina para produção de 600 quilos/dia de gelo, e equipamentos para beneficiar três toneladas de peixe/dia.
Além da inauguração da unidade de beneficiamento e de investimentos para a reforma das instalações da Colônia de Pesca Z-42, também de Casa Nova, Eduardo Salles e Cássio Peixoto iniciaram a implantação do sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural aos pescadores e aquicultores, através de convênio entre a Secretaria da Agricultura/Bahia Pesca/EBDA com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, no valor de R$ 4,4 milhões. “Inicialmente seriam atendidas 2.500 famílias dos municípios de Casa Nova, Pilão Arcado e Remanso, mas resolvemos ampliar para Juazeiro, Sento Sé, Sobradinho e Curaçá”, disse o secretário.
De acordo com o presidente da Bahia Pesca, “o número de famílias atendidas também deverá crescer, como novos recursos que vamos pleitear”. O secretário explicou que foram selecionados e treinados 28 técnicos, que farão o trabalho de assistência técnica, acrescentando que “nosso objetivo é proporcionar maior eficiência na atividade pesqueira e dar sustentabilidade a milhares de pescadores da região”. Esse projeto, disse Salles, conta também com a participação do Sebrae, no treinamento e qualificação dos pescadores.
Além de Salles e Cássio Peixoto, participaram dos eventos o diretor da Bahia Pesca, Almeida Junior, centenas de pescadores e aquicultores de toda região, presidentes de associações e cooperativas, e os prefeitos de Casa Nova e Sobradinho, Wilson Cota e Luiz Vicente.
Assistência técnica
O projeto foi iniciado no último mês de dezembro com a contratação e reunião do corpo técnico para elaboração de planejamento estratégico e aquisição dos equipamentos. “Essa ação é, sem dúvida, aquela que mais nos aproxima dos pescadores e marisqueiras em todo o Estado. Com o desenvolvimento da Ater, tenho plena convicção que, definitivamente, estaremos lado a lado com nosso público, encurtando distâncias e favorecendo aos que mais precisam das ações de governo”, enfatizou Cássio Peixoto, agradecendo o apoio da EBDA, prefeituras municipais, Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que também fazem parte do projeto contribuindo com a identificação e a localização das comunidades que abrigam o maior número de beneficiários do Projeto Brasil Sem Miséria.
O contrato para o desenvolvimento do projeto de Ater terá duração de 24 meses e seguirá as premissas da Lei de Ater nº 12.188 de 11 de Janeiro de 2010 que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. “Trata-se de um projeto inovador para a empresa e os pescadores, uma vez que terá a participação de agentes de Ater com formação multidisciplinar das áreas de ciências biológicas, agrárias e humanas”, explicou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
“A iniciativa já começa com êxito porque se trata de uma demanda explicitada pelos nossos clientes, ancorada em legislação própria e com uma roupagem nova consolidada pelo MDA, MPA e MDS”, acrescentou Peixoto, ressaltando o fundamental apoio e dedicação do governador, além da interface com a frente parlamentar da Pesca e Aquicultura.
Fonte: Ascom Seagri – com informações da Bahia Pesca
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18